As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Governadora recua sobre decreto das exonerações e diz que profissionais serão mantidos em áreas essenciais, como escolas, hospitais e presídios

Comunicado foi realizado por voltas das 22h desta terça-feira, 3 de janeiro, após grande repercussão negativa e reações de sindicatos



Por Rodolfo Kosta

3 jan de 2023, às 22:38 - Atualizado em 3 jan de 2023
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco. Foto: Janaína Pepeu/Arte: Portal de Prefeitura


A governadora Raquel Lyra (PSDB), acabou de se posicionar em redes sociais na noite desta terça-feira, 3 de janeiro, esclarecendo a medida que tomou em decreto das exonerações que demite servidores em cargo comissionado, dispensa os que exercem funções gratificadas na estrutura estadual, além de requisitar cedidos e revogar licenças.

Na publicação, a tucana afirmou que em áreas essenciais, como escolas, hospitais e presídios, profissionais serão mantidos.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte divulga programação da tradicional Festa de Janeiro

 


O SIMBOLISMO PRESENTE NA POSSE DE LULA E GERALDO ALCKMIN

 


Lula se equipara a Mandela, líder político da África do Sul, que fez história, em muitas coisas.

Não ficou tanto tempo preso quanto o africano, mas passou por situações inimagináveis e deu a volta por cima.

A posse, neste domingo, foi revestida de um simbolismo que entrará para os livros de história e ainda será comentada daqui a muitos e muitos anos.

Com a ausência de Bolsonaro, que não teve a coragem de passar a faixa presidencial, esta foi entregue a Luiz Inácio da Silva por representantes do povo.

Oito brasileiros representaram a diversidade da população do país. 

Lula recebeu a faixa da presidente de Aline Souza (33 anos), presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal.

Além dela, estavam presentes as seguintes pessoas: o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, ativista da causa indígena; Francisco, de 10 anos, que esteve na vigília para o petista em Curitiba; Weslley Viesba Rocha, 36 anos, DJ e metalúrgico; Murilo de Quadros, de 28 anos, professor; Jucimara Fausto dos Santos, cozinheira que participou das vigílias em Curitiba; Ivan Baron, jovem ativista na luta anticapacitista (em defesa de pessoas com alguma deficiência e sua inclusão na sociedade).

As fotos que registraram este momento se espalharam pelo mundo.

Lula, de 77 anos, foi a missa na catedral metropolitana de Brasília, compareceu a posse no Senado, discursou, passou horas recebendo cumprimentos dos líderes estrangeiros.

Acompanhado de Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin e da esposa dele, Dona Lu, recebeu as autoridades, deu posse aos ministros e ainda participou do Festival do Futuro, animado por grandes artistas brasileiros.

Em pleno domingo e feriado nacional, começou a trabalhar. Com a caneta, deu um basta à liberação desenfreada do porte de armas, determinou novos critérios para abertura e funcionamento de clubes de tiro, abriu caminho para a proibição do garimpo ilegal, tomou medidas para proteger a Amazônia.

Ainda assinou o decreto que assegura os R$ 600,00 do bolsa família para as pessoas que precisam da assistência do governo.

O Brasil saiu das trevas e voltou ao lugar de onde nunca deveria ter saído. O povo terá vez novamente e o país deixa de ser pária no cenário internacional.

Vida longa ao presidente Lula!

GOVERNO TRAPALHÃO: DECRETOS DE RAQUEL LYRA CAUSAM CONFUSÃO EM PERNAMBUCO

Mudanças de governo sempre são um pouco (ou muito) traumáticas.

Decisões tomadas pela governadora Raquel Lyra, nos primeiros dias da gestão, têm causado confusão no Estado, principalmente entre os servidores.

O jornalista Mário Flávio publicou hoje a seguinte matéria, mostrando a repercussão de decretos assinados pela governadora do PSDB:

Há dois dias a frente do Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra já está enfrentando a sua primeira crise no governo. Decisões da tucana tem afetado secretários do governo municipal de Recife, servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Ministério Público do Estado (MPPE).

A governadora, que esteve a frente da prefeitura de Caruaru por mais de cinco anos, publicou, nesta terça-feira (03), uma determinação de que servidores cedidos pelo o Estado ou licenciados voltem aos seus órgão de origem. Essa atitude de Raquel atingiu diretamente o secretariado do prefeito de Recife, João Campos (PSB).

Isso por que o secretário de Educação da capital, Fred Amâncio, e a secretária de Finanças, Maíra Fischer, são efetivos do Estado. Por tanto, Fred Amâncio vai ter que se apresentar à secretaria da Fazenda. Já Maira Fischer vai voltar a secretaria de planejamento. Os dois tem até cinco dias para voltar aos órgão de origem.

Além de atingir o primeiro escalão da prefeitura do Recife, outra instituição afetada pela a tucana é a Corte de Contas. Mais de 80 servidores da Corte são cedidos do Executivo estadual. Com a volta desses trabalhadores ao Estado, o trabalho do TCE-PE seria totalmente afetado.

O presidente do TCE-PE, Ranilson Ramos, afirmou à Folha de Pernambuco que vai pedir a gestora estadual que ceda novamente esses cargos porque existe um convênio entre a Corte e o Governo estadual.

DÚVIDA

Alguns servidores estão sem entender esse decreto da governadora. Eles afirmam que há uma ambiguidade no decreto publicado nesta terça. O problema, segundo os servidores atingidos, está no artigo 2º do decreto onde diz que “Revogam-se todas as cessões de servidores públicos integrantes do quadro de pessoal efetivo da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual. Parágrafo único. Os servidores cedidos entre órgãos e entidades da administração pública estadual deverão se apresentar, no prazo de 5 (cinco) dias, nos respectivos órgãos de origem“.

A governadora não fez nenhuma ressalva aos servidores cedidos ao TJPE, TCE, MPPE, Defensoria e Prefeituras. Ao revogar as cessões, a governadora pode, em tese, ter prejudicado o funcionamento regular destes órgãos e poderes que têm autonomia e não estão subordinados à governadora.

Agora é aguardar se haverá alguma explicação por parte do Executivo estadual ou se após publicação vai seguir sem ao menos dialogar com esses servidores. Estamos no aguardo pelo os próximos capítulos.

A repercussão das medidas levaram a Secretaria de Comunicação do Governo a divulgar uma nota, que está publicada abaixo. 

O FIGURINO DA PRIMEIRA DAMA DO BRASIL

 


Por Kitty Lopes

A primeira-dama, Rosângela Silva (Janja), fez uma escolha de valorização da moda nacional. E arrasou no figurino para a posse. O comentadíssimo figurino, um terno bordado no tom bege pastel, é assinado por Helô Rocha, a mesma estilista que fez o vestido do casamento da socióloga, em conjunto com bordadeiras do Nordeste, em maio passado.

Ela prometeu e cumpriu (anunciou dias antes que valorizaria o trabalho regional). Um lindo mix de calça, colete e peletó tingido naturalmente, com caju e ruibarbo, com bordados em palha brasileira por bordadeiras.

A primeira dama apareceu sem os óculos que costuma usar e prendeu o cabelo. Estava elegantíssima.

Usar um terno ao invés de vestido foi uma escolha inovadora.

Eu amei tudo!