As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 7 de março de 2024

JOÃO CAMPOS TEM 82% DE APROVAÇÃO E DISPARA COMO FAVORITO À REELEIÇÃO

 


O PSB de Pernambuco está soltando fogos para comemorar a pesquisa feita pelo Instituto Paraná na capital do Estado. 

É que o prefeito João Campos teve sua gestão no Recife aprovada por 82% dos eleitores.

Com relação à intenção de votos, na eleição deste ano, o socialista ganha em todos os cenários. Em um deles, sem João Paulo (PT) e Dani Portela (PSOL) na disputa,  passa dos 70%.

O segundo lugar, distante, é o ex-prefeito João Paulo, com 7,5%. Dificilmente o petista sairá candidato.

Daniel Coelho, candidato da governadora Raquel Lyra (PSDB) ficou na faixa dos 6%, na pesquisa do Paraná. Empatado tecnicamente com o bolsonarista Gilson Machado.

Ninguém ganha eleição de véspera, mas pelo andar da carruagem João Campos será reeleito com uma votação estrondosa no Recife.

Na mesma pesquisa que o prefeito da capital teve 82% de avaliação positiva, a governadora Raquel Lyra foi reprovada por 58% dos entrevistados.

ANIVERSÁRIO DE SOBRIEDADE

 


No dia 07 de março, o grupo de Alcoólicos Anônimos de Santa Cruz do Capibaribe faz aniversário, fundado em 1982, o mesmo vem contribuindo de maneira fundamental para aqueles e aquelas que buscam a sobriedade, igual a milhares de outros grupos no Brasil e no mundo, o AA está presente em 186 países, e tem transformado histórias pessoais e casos de família.

O início do Alcoólicos Anônimos aconteceu em 1935, na cidade de Akron, em Ohio, Estados Unidos, diferente do pensamento individualista muitas vezes dominante na sociedade, as salas de AA são locais de ajuda mútua e apoio na recuperação e manutenção da sobriedade.

Principalmente depois do aumento do consumo causado pela pandemia e registros de pesquisas que mostram crescimento do consumo, o novo relatório Vigitel* 2023 (com dados coletados de dezembro de 2022 a abril de 2023) aponta um aumento do consumo abusivo de álcool quando comparado com os anos anteriores. A população geral teve um aumento de 18,4% para 20,8% entre 2021 e 2023. Entre pessoas do sexo masculino, este aumento foi de 25% para 27,3% no período, e entre pessoas do sexo feminino este aumento foi de 12,7% para 15,2%. Também por isso AA continua sendo essencial para a devida assistência aqueles que se tornam dependentes de uma das drogas que mais mata no mundo.

O Grupo AA Santa Cruz do Capibaribe estará comemorando seu aniversário nos dias 09 e 10 de março, sábado e domingo próximos, e deixa o convite a todos que desejam conhecer AA, com salas de reunião de recuperação e salas temáticas, o evento ocorrerá na Erem Padre Zuzinha, avenida 29 de dezembro, 258. No mais fica o dito para ser reescrito e ponto final.

*Vigitel é a sigla para “Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico

terça-feira, 5 de março de 2024

Deputado Eduardo Da Fonte vai dividir para perder?

 


O badalado encontro de sábado, 02 de março, entre o deputado federal Eduardo da Fonte e o suplente de deputado federal Robson Ferreira, suscita duas perguntas fundamentais, para as quais, provavelmente, só o tempo da política (convenções partidárias) trará as respostas: Robson filiou-se ao PP com a garantia de ser candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe? Da Fonte vai bancar essa candidatura sabendo que, com isso, estará sacramentando a reeleição do prefeito Fábio, ao dividir a oposição, contrariando seu próprio esforço para juntar, ao cair na conversa dos Verdes, naquela procissão a Recife? Não esquecendo da presença do ex-vereador Ernesto Maia, neste encontro com Robson, sinal de que haverá conversas pró-união de todos, já que ninguém imagina que o ex-vereador deixe o barco dos Vieira.

        Para a primeira pergunta, há quem diga que Robson dificilmente aceitaria ser vice, algo que já vinha afirmando há algum tempo. Acontece que o Robson de hoje não é o mesmo que se imaginava prestigiado dentro do bolsonarismo. Ele sugeria, em suas falas, que, no caso de ser rifado local e regionalmente, resolveria a parada “lá em cima” e todos sabemos a quem se referia. Mas foi atropelado pelos Ferreira e a desilusão com o “lá em cima” veio com o ok do sanfoneiro fanfarrão Gilson Machado, quando este endossou a negociação para entrega do PL à ex-deputada Alessandra Vieira. A voz de Gilson seria a voz dos Bolsonaro, portanto, o suplente de federal foi ingênuo em atribuir a negociação que o excluiu apenas ao comando local do PL.

        Já em relação a Eduardo da Fonte, lembremos de suas últimas declarações sobre a política de Santa Cruz, quando esteve no Agreste participando de um  evento político do PP em Taquaritinga do Norte, ocasião em que abriu uma brechinha na agenda para receber os moribundos do grupo Verde, à frente o vereador Capilé. Teve fotos e certamente deve ter tido um aviso do deputado: “outra paima daquela que vocês me serviram em Recife nunca mais”. Mas, aqui, o que interessa mesmo foi a declaração do chefão dos progressistas, segundo a qual, o PP não se coligaria com nenhum outro partido, em nenhum dos 184 municípios de Pernambuco, se este desse legenda ao prefeito Fábio Aragão, para disputar a reeleição. Pareceu um recado direcionado mais à governadora do que ao próprio prefeito, que não deve estar preocupado com essa questão.

         Juntando essa declaração ousada e arriscada, com outras manifestações do deputado, inclusive interagindo em grupos de wattsapp, chegando até a se referir ao pai falecido do prefeito Fábio, temos uma noção do quão febril está seu humor político. Sendo assim, Eduardo da fonte vai mesmo bancar Robson, para dividir a oposição e entregar a reeleição ao prefeito sem sangue, suor ou lágrimas? O mesmo Da Fonte, tão festejado pelo poder ostentado em 2020, quando tratorou Diogo e o atual vice-prefeito Helinho Aragão? Essa equação não fecha, porque Da Fonte não é um mascate com a inabilidade de um Verde. Como especular não traz prejuízo, como apostar numa vitória do Santa Cruz de Recife, imaginemos que ambos, o deputado e o suplente, chegaram a um acordo: Robson se comportaria como candidato, até as convenções, consciente de que, não se viabilizando, aceitaria a vice dos Vieira, com a esperança de que até lá, Eduardo reverteria a posição na chapa, convencendo Alessandra a aceitar ser sub.

         Essa equação seria de difícil resolução. O grupo azul costurou uma delicada negociação política, juntando no mesmo barco interesses conflitantes, dois candidatos a deputado estadual, Edson e Abimael, e dois a federal, Anderson e Fernando Filho, além da possibilidade de um terceiro federal, Mendoncinha, em 2026. Além disso, tem a ojeriza dos Ferreira de Jaboatão ao Ferreira de Santa Cruz. Se não o aceitaram como presidente municipal do PL, se não lhe abriram a possibilidade de passar quatro meses em Brasília, por que o aceitariam como cabeça de chapa, estando ele filiado ao PP? Sem falar que a metralhadora de Robson ainda está com o cano quente depois dos disparos que fez recentemente aos liberais e aos Vieira.

        Conclui-se então que, considerando todos os elementos e, principalmente, a experiência de Da Fonte e a ebulição íntima de sua bílis política, ao chegar às convenções, todos estarão juntos para tentar melar a reeleição do prefeito Fábio. A partilha do colégio eleitoral de mais de 60 mil votos, em caso de vitória da oposição unida, é administrável. Mesmo que perca, Da Fonte teria em Santa Cruz, a excelente cauda eleitoral de Robson para 26, suprindo em boa parte a perda da parceria com o prefeito, rompida por causa dos encantos do cofrinho do deputado Carreras, segundo o vereador Flávio Pontes. Robson, apartado do bolsonarismo, entraria na política pragmática do PP. Mas, se Da Fonte deixar correr solta a ilusão de Robson até outubro, carregará quase sozinho o peso do insucesso de um quase certo revés eleitoral. Por motivos opostos ao de 2020, será responsabilizado , negativamente, pela reeleição do prefeito Fábio Aragão, uma imperícia só compatível com a inteligência do filho da Dona Florinda, o Quico.

        A oposição não tem a obrigação moral de vencer um prefeito bem avaliado. Na lógica da reeleição, o mais previsível é o bis de um gestor. Porém, facilitar  sua caminhada não é algo que se espere de raposas tão felpudas na experiência política. Chegado o 6 de outubro, com a derrota de dois candidatos oposicionistas, estes serão bem menos lembrados como devedores do insucesso. Será da Fonte o principal responsável, considerando os instrumentos agrícolas que usou nas redes sociais para alfinetar Fábio Aragão e a declaração do dia 25 de fevereiro, quando prometeu não mais se “juntar com essa gentalha”. Prestemos atenção à “língua” de Robson. Se gravar áudios quilométricos com críticas à pré-candidata Alessandra Vieira...

Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.

LIVRO SOBRE RACISMO É CENSURADO NO RIO GRANDE DO SUL

 


Um livro que denuncia o racismo, vencedor de importantes prêmios literários, foi censurado por uma diretora de escola em Santa Cruz do Sul (RS).

Possivelmente sem noção do que é literatura, citando frases fora do contexto, a professora considerou a obra imprópria por conter alguns palavrões e fazer referências a relações sexuais.

Para determinadas cabeças, a moral e os bons costumes são mais importantes do que denunciar os preconceitos. 

O livro "O Avesso da Pele", de Jefferson Tenório, além da ganhar o prestigiado Prêmio Jabuti, no Brasil, foi  teve seus direitos vendidos para países como Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslováquia, Suécia, China, Bélgica e EUA.

Autor da obra, Jefferson Tenório repudiou a censura e teve o apoio de outros escritores e artistas como Patrícia Pillar e Paulo Betti.

A historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz criticou a censura em suas redes sociais e foi apoiada outras personalidades. Antes desse episódio Rio Grande do Sul, o livro enfrentou problema semelhante numa escola privada de Salvador.

Resumindo toda essa história: a diretora da escola é ignorante. Precisa voltar a estudar e ler autores nacionais e estrangeiros de qualidade para aprender alguma coisa.

DEPUTADO PRESO NO ESPÍRITO SANTO AMEAÇAVA LULA E ALEXANDRE DE MORAES

 


O deputado estadual Capitão Assumção, do Espírito Santo, foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Nesta segunda-feira, dia 4, foram explicados todos os motivos que levaram o representante do STF à medida extrema.

Segundo Alexandre de Moraes o parlamentar ameaçava a segurança do presidente Lula e de ministros do Supremo.

O deputado vinha afrontando a manutenção do Estado Democrático de Direito com postagens descumprindo decisão judicial,  que o impedia de se manifestar nas redes sociais. 

A conduta foi classificada como “ilícita” e “gravíssima”. Na referida plataforma, Capitão Assumção acumula 1,2 milhão de seguidores.

Ao mandar Capitão Assumção para a prisão, Alexandre afirmou que as publicações têm “claro intuito de, por meio de violência e grave ameaça, coagir e impedir o exercício dos poderes constitucionais constituídos, com flagrante afronta à manutenção do Estado Democrático de Direito”. Tal conduta, segundo Moraes, também configuraria ameaça a deputados e senadores.

No despacho, o ministro deu destaque a um parecer do Ministério Público estadual do Espírito Santo, que, divergindo da Procuradoria-Geral da República, pediu a prisão do deputado. Nele, o MP capixaba aponta “diversas ofensas” à honra de Alexandre de Moraes.