As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Cenas impressionantes do resgate dos bombeiros de vitimas da Barragem da Vale que se rompeu e invadiu Brumadinho em Minas Gerais

PCdoB fora do governo Viera. Será que o próximo é o PSD?


Em seu coluna semanal no Blog de Ney Lima, o professor Romenyck Stiffen confirmou a saída do Partido Comunista da gestão Vieira em Santa Cruz. 

Segundo Romenyck, em conversa com Paulinho Coelho presidente da sigla no município, desde janeiro de 2018 os membros da sigla, que faziam parte do governo, procuraram a gestão para desembarcar da administração. As alegações teriam sido não compor o projeto de Alessandra e a ligação da sigla com o Governo do Estado.

Outra sigla que também não esta satisfeita com a gestão é o PSD presidido em Santa Cruz por Aderito Junior. O PSD nunca teve o espaço merecido na gestão, e agora com as reformas ficou mais uma vez de fora. A única vez que o PSD ocupou o primeiro escalão foi apenas no intuito de acomodar Caetano Motos e não membros do PSD que obteve nas urnas em 2016 cerca de 3500 votos. 

O prefeito de Santa Cruz passa pelo pior memento de sua carreira política com bens bloqueados, multado pelo TCE e perdendo aliados a cada dia.

A melhor linha do Polo de confecções


CARLOS BOLSONARO COMPARA JORNALISTAS A BANDIDOS

A participação do presidente Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, foi considerada um “fiasco” por grande parte da imprensa brasileira e internacional.

Cobertura jornalística irritou em especial o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, que pelo Twitter generalizou e disse que todo profissional de imprensa do Brasil ou exterior é bandido.

Coincidentemente, a acusação aos jornalistas é feita no momento em que a imprensa revela que outro integrante do clã, o senador eleito Flávio Bolsonaro, é ligado às milícias do Rio de Janeiro.

Um dos milicianos, o ex-capitão do Bope, Adriano Magalhães, é o principal suspeito da polícia de ter assassinado a vereadora Marielle Franco.

Adriano, por indicação do motorista Fabrício Queiroz, indicou para trabalhar no gabinete de Flávio Bolsonaro, quando este era deputado estadual, a mãe e a esposa.

Talvez seja por revelar este tipo de coisa e a movimentação milionária suspeita da família do presidente, que os jornalistas foram chamados de bandidos por Carlos Bolsonaro.

Acusação, é bom que fique claro, não atinge a esquerda nem petistas. Os bandidos agora seriam por exemplo o jornalista Reinaldo Azevedo, Jânio de Freitas, repórteres da Globo, da Folha de São Paulo e de veículos de comunicação internacionais.

*Foto de Carlos Bolsonaro, no alto, foi reproduzida do Twitter

Abaixo o desabafo do vereador Carlos Bolsonaro no Twitter:

A narrativa dos bandidos agora é que o discurso do Presidente Bolsonaro em Davos foi um fiasco. É inacreditável! 😂! Eu imagino o Brasil governado mais 4 anos pelos amigos PT, PSOL e PCdoB. Acabaríamos! A começar pela representação física à posse do ditador venezuelano!

Governo decreta situação de emergência em 62 municípios no Agreste

Brejo, Taquaritinga e Jataúba estão entre os municípios

O Governo de Pernambuco declarou situação de emergência em 62 municípios do Agreste afetados pela estiagem. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (24).
De acordo com o documento, o estado de emergência foi decretado devido a redução da chuva na região e a queda das reservas de água dos municípios. Houve redução das precipitações para ‘níveis inferiores ao normal’.
No caso de seca, a decretação da situação é feita com fim de estabelecer uma situação jurídica especial para execução das ações de assistência à população (operação Carro-Pipa, por exemplo).
Ainda de acordo com o documento, os habitantes dos municípios afetados não tem condições de superar os danos e prejuízos provocados pela estiagem, por causa da situação socioeconômica desfavorável da região.
A situação de emergência entra em vigor nesta quinta-feira e tem duração de 180 dias. Entre os municípios, estão Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte e Jataúba
Confira todos os município: Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Casinhas, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Limoeiro, Orobó, Panelas, Paranatama, Passira, Pesqueira, Pedra, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa, Vertente do Lério e Vertentes.
Imagem ilustrativa. Fonte:? Ney LIma

Governador prestes e romper com família Campos?

Segundo o jornalista Henrique Barbosa, o governador Paulo Câmara teve uma conversa com Renata Campos  que não foi “nada amistosa”.

Viúva de Eduardo Campos foi fundamental na vitória de Câmara, em 2014, mas agora em 2018 o governador se reelegeu porque conduziu bem a campanha, inclusive quando acertou na aliança com o PT e Fernando Haddad.

Neste segundo mandato, de acordo com o jornalista recifense, “o socialista irá governar como quer”, o que implica que não será tão influenciado pelos Campos, como de 2015 a 2018.

'Vê-se que não há lição aprendida do desastre de Mariana', diz Greenpeace

O novo rompimento em barragem de mineração em Minas Gerais, desta vez em Brumadinho, é um retrato da insegurança à população causada pela atividade mineradora no País, critica o Greenpeace. 
O coordenador de campanhas da ONG ambientalista, Nilo D'Avila, afirma que está acompanhando o acidente e mobilizando equipes, e que no momento possui poucas informações, mas já é capaz de ver semelhanças com a tragédia de Mariana, inclusive pelo envolvimento de uma mesma empresa, a Vale. "Está muito claro que não ficou lição alguma da tragédia de Mariana. É a mesma companhia, o mesmo tipo de acidente", afirmou D'Avila.

Na avaliação do porta-voz do Greenpeace, há de modo geral negligência por parte do poder público, especialmente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). "É sabido que há falhas na fiscalização. Na época de Mariana, falava-se que uma em cada três barragens deveria ter alguma intervenção.".

Prefeito Lero vai em busca de parcerias para realização do segundo Festival Café Cultural que acontece em Julho

Na última quarta-feira (23), o prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, esteve com o Diretor de Cultura do município na capital pernambucana com o objetivo de buscar parcerias com o estado para realização do II Festival Café Cultural que acontece em Julho em Taquaritinga do Norte.

A primeira reunião aconteceu com o Secretário da Casa Civil Nilton Mota, onde o Diretor de Cultura mostrou o sucesso do I Festival e o projeto do II que acontecerá em Julho. A segunda reunião foi com o Secretário Estadual de Turismo Rodrigo Novaes,  que parabenizou o Diretor de Cultura Léo Lima idealizador do projeto e o prefeito Lero por ter abraçado e dado condições para execução. "Primeiramente parabéns pela bela iniciativa e é muito importante esse tipo de evento que agrega o próprio evento a uma força econômica do município, hoje o turismo é a forma que mais emprega e gera um bom desenvolvimento econômico", falou o secretário.  


Idealizador do Festival, o Diretor de Cultura Léo Lima ficou satisfeito com as reuniões. "Quero desde já agradecer ao Secretário da Casa Civil Nilton Mota  e ao Secretário de Turismo do Estado Rodrigo Novais pela receptividade e que gostou muito do projeto. Também quero agradecer ao  prefeito Lero a confiança depositada ao sempre parceiro Diogo Moraes e toda sua equipe que sempre se coloca à disposição para buscarmos boas ações para Taquaritinga do Norte. E esse ano se Deus quiser com os parceiros que estamos em busca o segundo Festival Café Cultural vai ser maior e melhor", falou  Léo Lima Diretor de Cultura.

O Festival Café Cultural foi o maior evento realizado no município de Taquaritinga do Norte, e  além de agregar uma força econômica que é o café de Taquaritinga do Norte, um dos melhores do mundo, é o evento que conseguiu trazer o maior número de turistas para Taquaritinga colocando o município mais uma vez como uma potencia turística de Pernambuco. Para isso a prefeitura preparou a cidade para acolher os visitantes. "Desde o início da gestão, que estamos fazendo planejamentos para Taquaritinga ser uma potencia turística de Pernambuco, e hoje graças a Deus primeiramente, nosso município voltou a ter eventos o ano inteiro, e mesmo na crise nosso Diretor de Cultura elaborou o projeto do Café Cultural e Taquaritinga voltou a ser uma potencia turística no estado. Vamos a cada dia em busca de parceiros para que o segundo Festival Café Cultural seja maior e melhor", disse o prefeito.  

Trabalho de recuperação de estradas vicinais segue sendo realizado em Taquaritinga do Norte

A prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da Secretaria de Obras continua com o serviço de recuperação de estradas vicinais do município. Esta semana os Sítios Juá, São João e Mateus Viera receberam a equipe para a execução da recuperação das vias. Taquaritinga tem uma dimensão territorial enorme com mais de 350 Km de estradas vicinais que necessita de manutenção o ano todo.

O Secretário de Obras Damião, acompanha de perto a ação de recuperação das estradas. “Trabalhamos o ano inteiro no objetivo de garantir uma melhor trafegabilidade na zona rural de Taquaritinga do Norte, que tem uma das maiores zona rural da região. Com esse trabalho que dura o ano inteiro, será beneficiado consequentemente o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola. Na medida do possível estamos atendendo às solicitações das comunidades, quando terminarmos aqui iremos fazer as estradas dos sítios Estreito, Agreste e Cajá”, explicou o secretário Damião. 

O prefeito Lero falou da importância do trabalho que vem sendo realizado nas vias vicinais de Taquaritinga do Norte. “Nossa gestão trabalha o ano inteiro na recuperação das estradas vicinais do município, pois temos cerca de 350 KM de estradas que necessitam de manutenção o ano inteiro. Boa parte do ano as máquinas passam na área de Brejo e outra parte na zona do cariri. Sempre buscamos conversar com as associações de agricultores e moradores da zona rural, e juntos buscamos sempre atender a demanda da população que vive na zona rural de nosso município. É um trabalho que dura todo ano e visa melhorar a vida das pessoas que necessitam das estradas para escoar a produção”, destacou Lero.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

PROBLEMA TÉCNICO DEIXA 192 DO SAMU FORA DO AR EM TODA REGIÃO

 Um problema técnico deixou o número 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fora do ar em toda Região, foi o que informou a Secretaria de Saúde do município de Caruaru, Agreste de Pernambuco.

 Além de Caruaru, o problema também afeta as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga do Norte e Vertentes.

 O SAMU orienta que, em caso de necessidade para o atendimento, o contato pode ser feito através do Corpo de Bombeiro Militar pelo 193 que auxilia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência via rádio.

 A operadora telefônica Oi já foi informada sobre o problema, mas até o presentes não obteve sucesso na resolução.
Do: Blog Agreste Notícia

Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe anuncia abertura da CPI do Calçadão

Aos 67 anos, Amado Batista está namorando fã de 19 anos

(Foto:Reprodução/Instagram)


Amado Batista não está mais solteiro! O cantor, de 67 anos, está namorando a estudante de direito Layza Felizardo, de 19 anos, há pelo menos cinco meses. 

O relacionamento entre o casal começou após uma apresentação dele na cidade de Careiro Castanho, no Amazonas, em agosto do ano passado. Layza estava na plateia e chamou a atenção do cantor.

Embora ambos sejam discretos sobre o namoro nas redes sociais, a jovem já não esconde o romance entre eles. A estudante compartilhou algumas fotos com o namorado em seu Instagram, inclusive na companhia de alguns famosos como a cantora Tania Maria e Luciano, da dupla com o Zezé Di Camargo.


(Foto:Reprodução/Instagram

Camilo afirma que Ceará não consegue vencer guerra contra facções sem apoio federal

O governador Camilo Santana deu entrevista à revista Veja, na amareleas.com desta quarta-feira (23), e disse que nenhum estado consegue vencer a guerra contra as facções criminosas sem apoio federal.

Mesmo assim, o petista garante que não vai recuar nas medidas de endurecimento do sistema prisional e elogiou o “apoio imediato” dado pelo governo Bolsonaro no combate ao crime organizado.

Leia alguns trechos da entrevista

Veja – Os maiores líderes do PCC soltos, que viviam na Bolívia, passavam férias em um condomínio de luxo em Aquiraz (CE), e uma facção foi criada no Ceará. Essas falhas não põem em xeque esses investimentos todos?

Camilo – O crime ultrapassou as fronteiras dos estados e se transnacionalizou. Facções que surgiram em São Paulo e no Rio de Janeiro se espalharam pelo Brasil. Outras foram aparecendo em estados como Rio Grande do Norte, Amazonas, Paraíba, Pernambuco, e no Ceará também. O país não é produtor de drogas e de armas, o que acontece é uma coisa chamada tráfico. Isso tudo entra pelas fronteiras, que são responsabilidade do governo federal. Foi um fenômeno no Brasil inteiro, e eu digo que é por omissão de uma política nacional. O Brasil não tem um plano, uma estratégia de enfrentamento do crime organizado, e nenhum estado consegue vencer essa guerra sem apoio federal. O primeiro passo foi dado no ano passado com a criação do Sistema Único de Segurança Pública. Pela primeira vez, o governo federal assumiu que o problema da segurança também é responsabilidade da União. Essa não é uma questão do Ceará, é uma questão do Brasil. É vergonhoso para o país o crime dominar cadeias e ignorar leis.

Veja – O senhor já defendeu a ideia de que ataques como esses do Ceará sejam tipificados como terrorismo. Pretende liderar uma articulação política neste sentido?

Camilo – Sem dúvida. Já conversei com a bancada do Ceará e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que sejam incluídos na lei antiterrorismo atos como esses, explosões, incêndios em veículos. Algumas leis precisam ser reavaliadas, nosso Código Penal é muito antigo. O próprio presidente tem essa pauta na área da segurança. Há uma ambiência positiva para discutir leis mais duras em relação à segurança.

Veja – Como foi a conversa com o presidente Bolsonaro e o ministro Sergio Moro durante essa crise no Ceará?

Camilo – Muito positiva, mantive e mantenho contato com o ministro Moro, com o ministro da Defesa e falei por telefone com o presidente Bolsonaro. Ele foi muito receptivo, conversamos sobre o momento do Brasil e a situação específica do Ceará. Tivemos apoio imediato com envio da Força Nacional e abertura de vagas no sistema penitenciário federal para transferir lideranças do crime organizado. As eleições já passaram. Coloquei para ele que aquilo que for bom para o Brasil, poderia contar com meu apoio.

CN7.

Como Flávio Bolsonaro ocupou um cargo na Câmara dos Deputados enquanto fazia faculdade e estágio no Rio

Entre 2000 e 2002, Flávio Bolsonaro, então com 19 anos, acumulou três ocupações em duas cidades diferentes: faculdade presencial diária de Direito e estágio voluntário duas vezes por semana no Rio de Janeiro, e um cargo de 40 horas semanais na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ocupadas ao mesmo tempo por quase um ano, todas essas atividades exigiam a presença física do primogênito do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e hoje senador eleito pelo PSL-RJ, segundo as instituições ouvidas pela BBC News Brasil.

A faculdade e o estágio integram o histórico de Flávio Bolsonaro tanto no LinkedIn quanto no site da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Não há referência, no entanto, ao cargo parlamentar em seus dois currículos disponíveis na internet.

A ocupação na Câmara consta, entretanto, na declaração do Imposto de Renda dele de 2001 entregue à Justiça Eleitoral, no portal de transparência da Casa e no Diário Oficial da União.

Procuradas, a assessoria de imprensa de Flávio Bolsonaro afirmou que não iria responder aos questionamentos da BBC News Brasil e a assessoria do presidente Jair Bolsonaro não respondeu até a publicação desta reportagem.

Prefeito e secretário visitam obras da Escola Municipal Gilzenete Guerra em Pão de Açúcar

O prefeito Lero de Taquaritinga do Norte e o Secretário Municipal de Educação Marcos Augusto visitaram na última terça-feira (22) as obras de reforma da Escola Municipal Gilzenete Guerra em Pão de Açúcar.


A escola, que atende cerca de 1200 alunos, está recebendo reforma no telhado, recebendo revestimento em cerâmica nas salas de aula e reforma nas instalações elétrica com o objetivo de preparar as salas de aula para receber os aparelhos de ares condicionados. Segundo o prefeito, as obras vão melhorar a estrutura já existente e dar uma melhor estrutura para atendimento dos alunos que esse ano vão contar com salas de aula climatizadas. A previsão é que a reforma seja concluída até o final de fevereiro. "A nossa proposta é trabalhar para manter sempre a excelente estrutura das escolas municipais de Taquaritinga do Norte e contribuir para o bem-estar dos alunos, professores e da comunidade. Desde o início de nossa gestão o intuito era melhorar a qualidade das escolas e proporcionar uma melhor educação em Taquaritinga, disse o prefeito.

Deste o início da atual gestão a Escola Gilzenete Guerra vem recebendo varias melhorias como calçamento da área interna, construção de refeitório, reforma e pintura, mobiliário usado pelos alunos todos novos além da gestão proporcionar uma merenda de qualidade e uma educação que é a melhor do pólo de confecções.

Ao acompanhar a visita, Marcos Augusto, secretário de Educação falou da atenção direcionada a melhoria da estrutura das escolas no município. Foi uma das prioridades da gestão Lero e Gena melhorar ainda mais o ensino através de investimentos na educação para que Taquaritinga sonhe com um futuro cada vez mais próspero. Hoje além de nossa educação ser a melhor do pólo de confecções somos o único município da região a ter uma escola municipal em tempo integral, servimos uma merenda que cerca de 40% vem da agricultura familiar dos agricultores do próprio município e agora com quase todas as salas de aula climatizadas, frisou o secretário.

Com a reforma da parte elétrica da escola Gilzenete Guerra, os alunos também serão beneficiados com a sala de computação, pois agora poderão ligar os aparelhos sem correr o risco de danificar. 

Hoje Taquaritinga do Norte pode ser orgulhar pois é o município que lidera na região com a melhor educação comprovada pelo IDEB, IDEP e SAEPE, aonde nessas avaliações ficou nítido e notório o desenvolvimento da Educação em Taquaritinga do Norte na gestão de Lero e Gena.

Fotos: Secretaria de Educação
 


quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Bolsonaro divide mesa em Davos com CEOs de Apple e Microsoft

Reprodução/Twitter/Vení Gil
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, divide mesa com Tim Cook, CEO da Apple; Satya Nadella, CEO da Microsoft; Klaus Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial; Ueli Mauer, presidente da Suíça; e Jacinda Arden, primeira-ministra da Nova Zelândia.Imagem: Reprodução/Twitter/Vení Gil
Depois de ser flagrado comendo sozinho no bandejão do Fórum Econômico Mundial, em Davos, o presidente Jair Bolsonaro preferiu fazer uma refeição acompanhado de outras pessoas.

 Durante o jantar desta terça-feira (22), ele foi fotografado ao lado dos diretores-executivos da Apple, Tim Cook, e da Microsoft, Satya Nadella. Também estava na mesa Klaus Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial. O encontro ocorreu poucas horas após Bolsonaro discursar por seis minutos e meio na abertura do evento -- o conteúdo das declarações do presidente foi criticado pela imprensa internacional.

Toinho do Pará tem quase 1 milhão e 400 mil bloqueados na justiça. Socorro Maia também tem bens bloqueados: mais de 770 mil reais

Uma notícia pegou a todos de surpresa no começo da tarde desta terça-feira (22). O Blog do Ney Lima trouxe a informação de que o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará, e a ex-secretária de educação, Socorro Maia, tiveram os bens bloqueados pela justiça. 

A decisão foi do juiz Vanilson Guimarães de Santana Junior, que atendeu ao que pedia o Ministério Público em uma ação com denúncias de improbidade administrativa.

O valor bloqueado é de quase 1 milhão e 400 mil reais para o ex-prefeito Toinho do Pará e 771 mil, 202 reais e 60 centavos para Socorro Maia. Toinho já estava com os bens bloqueados em consequência de uma ação anterior.

Segundo a notícia, os fatos ocorreram no ano de 2012. De acordo com a denúncia, houve ausência de repasses no valor de R$ 496.860,85 para o Regime Geral da Previdência de servidores municipais. O MP aponta ainda superfaturamento na compra de alimentos no valor de R$ 128.774,67. A denúncia ainda considera que houve supostas “Irregularidades na aquisição de kit musical e ausência de comprovação de despesas”.

A defesa dos acusados ainda não se manifestou no processo. Eles ainda podem recorrer da decisão.

Em nota - O vereador Ernesto Maia afirmou que mais a frente, a sua mãe, a ex-secretária Socorro Maia, irá reverter a decisão judicial. "A ex-Secretária Socorro Maia, apesar de não ter sido notificada da decisão, refuta esta decisão, já que nunca foi ordenadora de despesa, nunca foi secretária de Saúde e vai reverter esta decisão, exatamente como o ex-prefeito Toinho do Pará reverteu esta mesma situação no Tribunal de Contas de Pernambuco, onde as aludidas Contas, primeiramente foram reprovadas, e depois aprovadas com ressalvas", disse Ernesto Maia.

Por pagamentos irregulares - Tribunal de Contas suspende Pregão da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus

A Primeira Câmara do TCE referendou nesta terça-feira (22) uma Medida Cautelar expedida a partir de relatório de auditoria, elaborado pelo Núcleo de Engenharia do Tribunal, com objetivo de analisar a contratação de empresa especializada em locação de veículos, no exercício de 2017 e 2018, pela Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus. A relatora foi a conselheira Teresa Duere.

A auditoria analisou o Pregão n.º 020/2017 (Processo Licitatório n.º 053/2017), que teve como vencedora a Empresa Nunes & Nunes Transportes e Locações Ltda., com contrato firmado no montante de R$ 1.730.733,10, e assinado em 30/04/2018, com vigência de 12 meses. Nela foi constatada contratação irregular com pagamentos indevidos.

De acordo com o relatório, foram encontrados, entre outros pontos, a ausência de composição de preços, formada a partir de critérios técnicos, o que culminou em distorções de valores. A auditoria também revelou um cenário de absoluto descontrole, informalidade generalizada e descompasso contratual na execução de contratos firmados. Um conjunto de evidências, dentre fotos, visitas técnicas, entrevistas e análise documental, constatou que os veículos estavam em desacordo com as exigências contratadas e não havia qualquer tipo de controle ou registro acerca de horários e agentes envolvidos. Além disso, foram identificadas diversas irregularidades na documentação dos veículos, ausência de vistorias nos veículos, que não apresentavam condições mecânicas mínimas, contrariando também as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Sendo assim, foi expedida a Medida Cautelar, já acatada pelo prefeito do município, determinando à Prefeitura de Brejo da Madre de Deus que se abstenha de realizar quaisquer pagamentos pela execução de serviços em descompasso com o efetivamente contrato, e que não prorrogue os contratos decorrentes do Pregão n.º 020/2017 (Processo Licitatório n.º 053/2017), e do Pregão n.º 015/2017 (Processo Licitatório n.º 043/2017).

DETERMINAÇÕES – A relatora também fez uma série de determinações aos gestores responsáveis, entre elas que adote, de imediato, conforme previsto em regras contratuais relativas às contratações em análise, a fiscalização rígida dos transportes, o estabelecimento de um controle também rigoroso da prestação do serviço, da pontualidade, da assiduidade e também da realidade quantitativa de viagens feitas e a serem pagas, nomeando, desde já, fiscais para os contratos em análise. Também que seja apurada a responsabilidade do contratado, para aplicar-lhe as sanções devidas, e promover o devido ressarcimento ao erário dos recursos gastos sem a devida contrapartida em fornecimento de serviços adequados por parte da empresa, sob pena de responsabilização e representação às autoridades competentes para as devidas providências.

Por fim, também foi determinado a formalização de Processo de Auditoria Especial, com a finalidade de apurar os danos e apontar a devida responsabilidade pelos fatos registrados pela auditoria do TCE, bem como proporcionar ao interessado o devido contraditório e a ampla defesa.

Informações do processo

Processo n.º: 18218970
Relator: Teresa Duere
Origem: Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus 
Modalidade: Medida Cautelar
Exercício: 2018

JUDAÍSMO E CRISTIANISMO - Por Michel Zaidan Filho

Existe uma disciplina chamada “Arqueologia literária”, no âmbito dos estudos   bíblicos, cujo objetivo é fazer um estudo comparado das escrituras sagradas, no hebraico, aramaico e latim. A ideia é através da comparação, estabelecer a autoria, a autenticidade e o sentido das narrativas bíblicas. Ela faz parte do que se convencionou chamar de ciências hermenêuticas. 

Há várias formas de interpretação desses textos. Temos uma hermenêutica liberal, uma ortodoxa e uma terceira que faz uma revalorização do profetismo como fonte de reflexão teológica. Isto porque se encontra justamente nos profetas do velho testamento os germes, os indícios do protesto social, da indignação humana contra todas as formas de injustiça social. 

É da voz (e da pregação de Isaias, Amós, João batista e outros que os neo-ortodoxos extraem hoje o material de sua exegese dos textos bíblicos. A interpretação ortodoxa das escrituras é a mais conservadora, mais fundamentalista e alheia aos problemas da vida profana.

É esse ramo da exegese bíblica que mantém mais afinidades com o judaísmo, entendendo-o como irmão mais velho do Cristianismo.

A interpretação ortodoxa ignora toda a complexidade hermenêutica do estudo e da compreensão desses textos, e tende a uma leitura literal, sem atentar para o fato de que o livro sagrado do judaísmo e que compõe parte da ortodoxia religiosa dos cristãos é um compósito de várias narrativas, de autores diferentes, de épocas diferentes e que contém narrativas extraordinárias, que se não forem lidas como alegorias edificantes, podem se tornar fonte de credulidade ou ignorância.

A reinterpretação dos textos vestutestametários foi feita de inúmeras formas e com objetivos muito diferentes. A mais problemática, com certeza é aquela feita por ramos ou denominações da igreja reformada, como por exemplo o pentecostalismo e o neopentecostalismo (que aliás não se reivindicam do legado de Cristo ou do cristianismo), em sua origem anglo-saxã. Não é segredo para ninguém que o primeiro a fazer isso foi Martinho Lutero, ao negar a importância da intermediação da Igreja romana na interpretação dos evangelhos e ressaltar o livre exame das escrituras por cada fiel ou crente. 

No entanto, quem iria extrair todas as consequências dessa nova exegese seriam os evangélicos norte-americanos e a sua ênfase no papel do indivíduo e suas ações na salvação da alma. Enquanto os cristãos romanos e ortodoxos se ativeram à ética das convicções, os evangélicos passaram direto para uma ética das consequências, afirmando que o crente se salva pelas obras e o resultado de suas ações, independentemente do contexto social. E a manifestação da graça divina está nos sinais de prosperidade material do fiel. 

Quanto mais rico, mais próspero e abonado, mais abençoado por Deus. Surgia aí uma nova moral, a moral puritana do trabalho. E uma nova teologia, a teologia da prosperidade.  Naturalmente que o pano de fundo de tal teologia era a sociedade norteamericana e o modelo de sucesso, “o american way life”.

A transposição dessa teologia da prosperidade para o Brasil enfrentou certas dificuldades em razão da forte e prolongada hegemonia da Igreja Católica e sua doutrina do “justo preço” e o desprezo pelo acúmulo dos bens materiais. Mas com a crise do catolicismo e a proliferação dos cultos evangélicos, sobretudo nas comunidades pobres e desassistidas das periferias, esse discurso caiu como uma luva no desespero e na orfandade religiosa das classes mais pobres.

Marx se referia à religião como o “ópio do povo” e Freud, como espécie de neurose ou infantilismo nas pessoas piedosas. Hoje, é preciso atualizar o sentido dessa crítica. O  discurso do enriquecimento fácil e do acesso ilimitado aos bens de consumo duráveis divulgado por essas igrejas evangélicas  tornou-se uma nova forma de alienação política e econômica, transformando-se num imenso obstáculo para a pregação socialista e republicana no Brasil.

*Michel Zaidan Filho é cientista político e professor da UFPE.

Mabi Malhas


ASSASSINO DA VEREADORA MARIELLE FRANCO PODE TER LIGAÇÕES COM O SENADOR ELEITO FLÁVIO BOLSONARO


O noticiário político brasileiro volta a ganhar tons policiais.

Uma operação realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (22), levou à prisão alguns milicianos suspeitos pelo assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL).

Um dos detidos pela polícia foi o ex-capitão do Bope Adriano Magalhães Nóbrega, o qual a polícia acredita ter sido o homem que atirou em Marielle. 

Adriano tinha ligações com o deputado estadual Flávio Bolsonaro, eleito senador pelo Rio de Janeiro na última eleição. O próprio parlamentar, em entrevista à imprensa do Sudeste, confirma os vínculos, inclusive tendo admitido que o militar indicou a mãe e a esposa para trabalharem em seus gabinetes.

A indicação das duas teria sido feita, segundo o próprio filho de Jair Bolsonaro, pelo seu ex-assessor Fabrício Queiroz, aquele que movimentou milhões em contas bancárias, apesar de ganhar um salário relativamente modesto.

A ligação dos Bolsonaro com milicianos hoje é assunto na Veja, na Época, nos veículos das organizações Globo, na Folha, no Portal UOL, Brasil 247, CGN, Record, SBT, Estadão, enfim todo veículo de imprensa que se preza, além da mídia internacional.

É um tema delicado que deixa mal não só o presidente, porque os negócios mal explicados do filho respingam nele, mas também o Brasil, que assombra o mundo por ter instalado no poder uma família tão complicada, suspeita de movimentações financeiras astronômicas, lavagem de dinheiro e agora ligação com o crime organizado.

Embora estejamos ainda no 23º dia do governo já se fala até em impeachment e esse movimento, ainda incipiente, não é da esquerda e sim de setores que estiveram com Bolsonaro na eleição.

Para alguns governistas, a solução à frente é o vice-presidente Hamilton Mourão, que seria mais “racional” do que Jair Bolsonaro e seus homens de confiança, incluindo os filhos.

*Na foto da Revista Veja o motorista Fabrício Queiroz e o senador eleito Flávio Bolsonaro.