As melhores marcas anunciam aqui
quarta-feira, 14 de outubro de 2020
Empresário estaria coagindo funcionários a votar em seu candidato
Vereador detido pela polícia em Pão de Açúcar
Acabou preso > Em Taquaritinga do Norte, o vereador Jorge Custódio Maia, conhecido pela população como Borges (PSD) acabou detido durante um ato político em que o parlamentar teria atirado uma lata de cerveja em direção à viatura dos guardas da Polícia Militar. No B.O consta que os PMs foram recebidos com agressões e que a filha do vereador, teria dado um tapa no rosto de um militar. O delegado de PC aplicou uma fiança no valor de R$ 5 mil ao vereador por dano qualificado.
(Folha de Pernambuco).
A COROA VERÔNICA CONTINUA ENXUTA E SEMPRE FOI O AMOR DA VIDA DE MAURÍCIO REIS
Por Altamir Pinheiro
Conforme rezam as religiões cristãs, principalmente à católica, Verônica foi uma mulher caridosa que, comovida com o sofrimento de Cristo ao carregar aquela pesada cruz, deu-lhe seu pano de cabeça em forma de véu para que o filho de Deus aqui na terra pudesse limpar seu rosto. Cristo aceitou o oferecimento e, após utilizá-lo, devolveu-o à bondosa senhora Verônica.
E então, a imagem de seu rosto estava milagrosamente impressa naquele pano de linho branco. Pois bem!!! No campo musical, no final da década de 1960 o nome feminino ou uma mulher chamada VERÔNICA foi uma bela fonte de inspiração romântica para ser feita uma bem sucedida composição por C. Blanco que ocasionou um baita sucesso na língua castelhana e em termos de Brasil, o pernambucano Fernando Adour fez uma milimétrica e caprichosa versão e entregou de mão beijada ao vozeirão lindo com voz de tenor, o paraibano(radicado em Pernambuco), Maurício Reis.
A propósito, o pernambucano Fernando Adour é produtor musical e excelente versionista(considerado o Rossini Pinto do Nordeste). Sua primeira direção musical foi com a música “Pare de tomar a pílula” de Odair José, um sucesso impressionante no ano de 1973. Em 1978 fez cerca de 20 versões para Julio Iglesias, na época, artista desconhecido no Brasil. No começo da carreira a cantora colombiana Shakira foi produzida, também, por Fernando Adour. Compositor de estilo romântico, fez muitas versões de músicas em inglês, italiano e espanhol, em especial no período final da Jovem Guarda. Quanto aos brasileiros há um rosário de VERSÕES escritas(ou traduzidas) por este produtor artístico, arranjador vocal, vocalista e compositor.
Há exatamente 48 anos chegava ao Brasil a versão da música VERÔNICA (letra de C. Blanco de 1968), gravada pelo eterno e inesquecível poeta do cravo branco, Maurício Reis. De brega é só o nome: pois ela tem poesia, música, sentimento e muito bom português!!! No ano de 1973 em diante, Maurício Reis fez parte da infância, adolescência e juventude de todos nós com esta romântica melodia que dilacerou corações dos eternos namorados durante quase cinco décadas: Verônica, me sinto tão só / Quando não estais junto a mim / Verônica, eu quero dizer / Que te amo tanto / Que não posso mais / Que te quero tanto, amor...
Tive o prazer de ver essa fera cantando ao vivo em comícios de políticos nos palanques da vida. O saudoso cantor Maurício Reis cantava o amor verdadeiro, caipira, interiorano e sincero com àquela cafonice inesquecível do seu modo de trajar(cinto afivelado e sapato Cavalo de Aço, além do seu cabelo Black Power). Uma passagem agradabilíssima que como fita de cinema faroeste, nos mostrava felizes em tempo integral em nossa adolescência. Quem não curtiu em festas de rua de final de ano, ao lado de uma paquera, no alto de uma Roda Gigante, suas músicas intituladas Lenço Manchado, Dançarina, Mercedão Vermelho, Locutor, Amor fingido, Ilustríssima Madame, verônica (Um clássico dos anos 70). A música VERÔNICA foi o top de linha: top dos top.
Com uma carreira de 30 anos, Maurício Reis Lançou 27 álbuns ente LPs e CDs. Nascido em Santa Rita, na Paraíba, tinha escolhido o Agreste pernambucano para morar e a cidade sorteada foi Gravatá, onde manteve residência fixa até sua morte por afogamento. Exatamente no dia 22/07/2000, há 20 anos, chegava ao fim a vida de um artista de sucesso. João Maurício da Costa ou simplesmente Maurício Reis, O artista faleceu naquele trágico 22 de julho de 2000, aos 58 anos de idade, num fatal acidente automobilístico ocorrido no município pernambucano de Bonito. Maurício Reis havia saído de Gravatá, onde morava há sete anos, para fazer um show na cidade de Xexéu-PE. O carro estava sendo guiado pelo filho do cantor, o tecladista Maurício Inácio, que sobreviveu.
Como boa parte das músicas de hoje em dia não tem história e sim pornografia explícita, o BREGÃO DO BOM de Maurício Reis, como a sua música mais conhecida no Brasil é louvada há quase meio século, desde 1973, era cantada sim, com a alma, pois não é à toa que ele deixou uma neta com o nome Verônica em homenagem a sua música de maior sucesso. Então, ouçamos a música cinquentenária tão bem interpretada pelo poeta do cravo branco, Maurício Reis, esse vozeirão metálico com uma voz de tenor: Verônica!!!
JOÃO ESTÁ PERTO DO SEGUNDO TURNO, FALTA DEFINIR QUEM SERÁ SEU ADVERSÁRIO (A)
No Recife, de acordo com diversas pesquisas divulgadas nos últimos dias, o candidato do PSB, João Campos, é o que está com mais chances de ir ao segundo turno da eleição.
Ele lidera no Ibope, no Datafolha, no Opinião e no Ipespe, tendo aumentado sua vantagem numa pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Diário de Pernambuco.
O segundo lugar está indefinido. Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho estão empatados tecnicamente e ainda não é possível saber qual dois chegará à frente.
Se o segundo turno for entre João e Marília será uma disputa entre dois candidatos teoricamente de esquerda.
Se o confronto de João Campos for contra Mendonça Filho, num eventual segundo turno, a briga será entre esquerda e direita.
Marília, se não for para a segunda etapa da eleição, terá de apoiar o primo, embora tenha sérias divergências com o PSB, partido pelo qual conquistou sua primeira eleição, como vereadora do Recife.
GOVERNO LANÇA PROGRAMA PARA ATENDER 18 MIL JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou esta semana um edital para contratação de pelo menos 180 profissionais para atuarem com oficinas de música, percussão, esportes, capoeira, basquete, futebol, educação e meio ambiente junto a 18 mil jovens de 12 a 29 anos do Estado.
Ao todo, serão ofertadas 590 oficinas de Conexão Sociocultural por meio da Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas. A ação faz parte do Programa Juventude Presente e busca atender ao grupo etário que, historicamente, mais aparece como vítima ou autor de delitos. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (14) pelo site https://coonsult-coop-com-br.webnode.com/cotacoes-e-propostas/ e as aulas começam a partir do próximo dia 19. Cada jovem pode participar de quantas oficinas quiser.
“Essa capacitação dá oportunidades para os nossos jovens terem uma qualificação conectada com o que está acontecendo, não apenas no nosso Estado, mas no País e no mundo. As capacitações, inclusive, dialogam com esse período de tanta dificuldade que nós estamos passando, mas que não deixamos de criar oportunidades para os nossos jovens“, disse o governador Paulo Câmara.
Os territórios beneficiados são considerados prioritários em ações de cidadania. São eles: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Limoeiro e Petrolina.
A seleção dos oficineiros será feita a partir da análise do currículo e das propostas para as oficinas. Os selecionados precisam ter experiência comprovada e apresentar um plano de aulas. A remuneração é de R$ 52, por hora-aula. Cada oficina terá um total de 16 horas, sendo duas horas por dia e duas vezes por semana.
O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, afirmou que o Programa Juventude Presente é estratégico na oferta de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade, de acordo com dados do Pacto pela Vida. “O Governo do Estado busca atrair os mais jovens para atividades que dialogam com suas expectativas, tendo como base os interesses culturais da comunidade”, pontuou Cloves.
“Já participei de outras oficinas e elas me ajudaram a ter uma visão mais ampla daquilo que eu quero fazer no futuro. Acho que elas ajudam a planejar a vida”, disse Eduarda Rodrigues, 17 anos, jovem moradora de Olinda, que participou do evento nesta terça e pretende entrar para o projeto mais uma vez como aluna. Já o grafiteiro Manoel Mavik, 30, contou que vai se inscrever como oficineiro. “Vamos trazer para esses jovens a ideia de que é possível continuar sonhando com outras possibilidades. E isso é possível através da arte.”
CURSOS - A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas também firmou convênio com o Instituto Êxito de Empreendedorismo. O Êxito vai oferecer uma plataforma digital com cursos EAD de desenvolvimento pessoal, técnicas de empreendedorismo, cursos profissionalizantes e técnicos em apoio ao eixo Qualificação Profissional do Programa Juventude Presente.
CAPACITAÇÃO - Outra novidade é a parceria entre a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE). A ideia é qualificar e capacitar as mulheres do Programa Mães da Favela da Cufa, parte da estratégia Mães On. A parceria contará com técnicos do Governo de Pernambuco, entidades parceiras e conteudistas para desenvolver os cursos.
Também participaram da coletiva virtual o secretário Antônio de Pádua, de Defesa Social; Sérgio Murilo, do Instituto Êxito; Altamiza Melo, da Cufa; Wagner Melo, da Consult. Janguiê Diniz, do Êxito, está em São Paulo, de onde também falou sobre o tema.
Foto: Ashlley Melo