As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Lero vai destinar mais uma ambulância para o hospital

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero, vai destinar mais uma ambulância para o hospital Severino Pereira.

Para aquisição do veículo, o Município recebeu uma emenda parlamentar, intermediada pela ex-deputada Alessandra Vieira. Para o prefeito do município, a ambulância “vai auxiliar muito em remoções simples, servindo de apoio nos transportes entre UBS, hospital, residências e para outros municípios em caso de alta complexidade. Agora possuímos mais uma ambulância  e isso deixa o trabalho ainda mais eficiente”, disse Lero.

A prefeitura já foi comunicada da chegada da emenda, e vai tomar as medidas necessárias para execução da emenda parlamentar.  

‘Polarização tóxica deve ser erradicada’, diz Pacheco após ser reeleito no Senado

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, hoje, após ter sido reeleito para o posto, que a “polarização tóxica” no país deve ser “erradicada”. Pacheco também pediu união e defendeu a pacificação da política e do país. As informações são do portal G1.

“Pacificação não significa se calar diante de atos golpistas. Pacificação é buscar cooperação. Pacificação é lutar pela verdade. Pacificação é abandonar o discurso de nós contra eles e entender que o Brasil é imenso e diverso, mas é um só. O Brasil é um só”, afirmou o presidente do Senado e do Congresso.

“Para isso, a polarização tóxica precisa ser erradicada de nosso país. Acontecimentos como os ocorridos aqui neste Congresso Nacional e na Praça dos Três Poderes em 08 de janeiro de 2023 não podem, e não vão, se repetir”, completou Pacheco.

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

 

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito em primeiro turno, há pouco, em votação secreta, como presidente do Senado e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos.

Pacheco recebeu 49 votos contra 32 do seu adversário Rogério Marinho (PL-RN). Em 2021, o mineiro recebeu mais votos favoráveis, 57. O número mínimo de votos é 41.

A candidatura dele contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seis partidos: PSD (15), MDB (10), PT (9), PSB (4), PDT (3) e Rede (1). No primeiro mandato, Pacheco também foi apoiado pelo Planalto, mas, na ocasião, Jair Bolsonaro (PL) era o presidente.


Magno Martins

O voo político de Alan Carneiro: partiu águia, chegou galinha

 

             Cristão-novo na disputa eleitoral, o empresário Alan Carneiro deixou de ser prefeito de Santa Cruz do Capibaribe por causa de "míseros" 313 votos. Míseros porque um outsider deixou para trás um forte e tradicional grupo político, os "azuis" (Boca Preta) e quase destrona outra força não menos tradicional, os "vermelhos"(Taboquinha). Performance espetacular para um estreante e um resultado que impôs uma promissora terceira-via.

             Dois anos depois, o mesmo Alan vai para a disputa proporcional por uma vaga no parlamento estadual e foi um dos primeiros apoiadores da então candidata Raquel Lyra. Novamente deixa para trás o candidato Boca Preta e obtém uma expressiva votação, se comparada à votação de Diogo Morais, que tinha o apoio da máquina municipal. Um resultado que consolidou a terceira-via e lhe dava musculatura para novamente disputar o governo municipal, em 2024.

               Ao final da disputa que elegeu Raquel, entraram as expectativas para 2024. Quem receberia o apoio da governadora: o pioneiro que apostou nela desde o início, Alan? O atual prefeito, cujo partido tem forte bancada na ALEPE? Ou um candidato do grupo azul, que tem o escudo dos Coelhos, de Petrolina?

                A recente eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Cruz lançou um elemento novo e até então inesperado: uma fumaça política de coloração verde azulada ou azul esverdeada, como queiram. Ficou no ar uma possibilidade. Silvio Santos perguntaria: "é namoro ou inimizade"? Poderia não ser namoro, mas inimizade também não era. E antes que "se conhecessem melhor" lá nos banquinhos da Câmara Municipal, o empresário veio a público e anunciou sua saída das disputas políticas.

                Festa no grupo Taboquinha, surpresa no grupo Boca Preta, incredulidade no grupo Verde? Quando se esperava a batalha oposição X situação na discussão e votação do pedido de empréstimo para financiar o já famoso hospital Fernando Aragão, o empresário manda para a enfermaria política a expectativa de uma união na oposição, capitaneada por Alan, tendo como vice um forte e festejado nome do grupo azul, que nem precisa ser citado.

              Sempre há interpretações para gestos políticos, mas não se vislumbram o motivo ou os  motivos da desistência. Pura especulação achar que ele recebeu algum recado vindo do Palácio, tipo: "a governadora reconhece seu apoio, é grata por seu engajamento pioneiro, mas todos são aliados, sendo assim, ficará neutra". Não há sinais de outros ingredientes que costumam ser usados, como "motivo de saúde", "questões  familiares". As perspectivas políticas lhe eram boas.

                 A fila andou na oposição e não foi para a frente, o que não significa derrota. Exércitos costumam promover recuos táticos. Mas a perda foi de um "general". Enquanto isso, na sua trincheira, o prefeito tem dois objetivos: o primeiro é ganhar o debate político sobre o empréstimo para a construção do hospital; o segundo é cortar a asa do "Davi" da terra da sulanca. A pedra política dele é pequena, mas pode pegar na "fonte" e derrubar o gigante.


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.

NEIDE REINO E NENÉM DEIXAM O PSB SOLIDÁRIOS A PAULO CÂMARA

 



Os ex-prefeitos de Capoeiras, Neide Reino e Neném, acabaram de anunciar que vão se desfiliar do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em solidariedade ao ex-governador Paulo Câmara, que na última quinta-feira tornou pública, através de uma carta, sua saída da legenda.

Neide se filiou ao PSB, em 2012, para disputar a prefeitura de Capoeiras. Na ocasião, ela foi convidada a ingressar nas hostes socialistas por Paulo Câmara.

Ela enfrentou Dudu, que disputava a reeleição e venceu, se reelegendo quatro anos depois. Nas duas vezes em que disputou o Executivo elegeu quatro vereadores pelo PSB, além do vice-prefeito, conhecido como Juju.

Ele também vai se desligar do Partido Socialista. "Eu e Neném somos gratos a Paulo Câmara, o governador mais atuante em Capoeiras e no Agreste Meridional. Mesmo sem ele pedir tomamos a iniciativa de deixar o PSB", disse Neide ao blog.

Neném também teve uma conversa conosco. Ratificou tudo que Neide falou e fez um acréscimo a respeito da política de Capoeiras. "O fato de deixar o partido não muda nada. Continuamos juntos com Nêgo do Mercado, que está fazendo um bom trabalho e merece continuar à frente dos destinos do município por muito tempo", pontuou.

LIDERANÇA VERDE OU MADURA?

     Líder, pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras. A liderança é fundamental em todos os setores da sociedade, não com a função de ser aquele ou aquela que detém o poder de mando, mas de orientar um dado grupo na direção que devem tomar, participar ativamente das discussões e das tomadas de decisão, o coletivo precisa do individual como referência.

Na política em especial isso não difere, os grupos políticos precisam dessa referência, portanto, o que ocorreu com o denominado grupo verde em Santa Cruz do Capibaribe é muito sério, principalmente considerando as propostas apresentadas pelo seu líder até poucos dias Allan Carneiro, que carregou a bandeira da nova política e colocou essa proposta como carro chefe para os verdes, somando-se a isso, a saída de Emanuel Ramos do mesmo grupo, mostra um desmonte das propostas e de possibilidades futuras na terra das grandes gameleiras, no que se refere a chamada nova política e seus atores.

Os caciques que estão a frente dos outros grupos da cidade acompanham com muita atenção toda a movimentação, pois isso já mostra possibilidades de novas alianças em relação a 2024, que pode fazer surgir novos nomes ou simplesmente enterrar a participação do grupo verde nos anais da história, que motivos levaram Allan Carneiro a tomar decisão tão radical sabemos em parte, se ele fica realmente fora da política não sabemos, quem surpreende com a saída, pode surpreender com o retorno. No mais fica o dito para ser reescrito e ponto final.


Professor Rimário

Graduado em História, Pós-graduado em História Contemporânea, Pós-graduado em Ciências da Educação.

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Edital de USUCAPIÃO

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


 

TERESA REVELA EMOÇÃO POR SER A 1ª MULHER PERNAMBUCANA NO SENADO

 


Próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a pedagoga Teresa Leitão toma posse como a primeira senadora de Pernambuco.

Professora, dirigente sindical, deputada estadual por vários mandatos, ela foi eleita o ano passado com 2.061.276 votos, 46,12% do total.

Pra se ter uma ideia do feito dessa mulher, filiada ao Partido dos Trabalhadores desde que iniciou sua trajetória política, o segundo colocado na disputa pelo senado, o bolsonarista Gilson Machado somou nas urnas 1.320.555 votos, ficando bem abaixo dela.

Hoje logo cedo, Teresa Leitão usou as redes sociais para descrever sua emoção de tomar posse como a primeira mulher de Pernambuco a assumir o honroso cargo. "O que eu queria mesmo é que vocês pudessem estar comigo nesse momento, mas sei que estarão como for possível, apesar da distância. O trabalho de reconstrução do Brasil acelera. Agora, mais que nunca, é sebo nas canelas!, escreveu a petista, usando Facebook e Instagram.

GOVERNO DISTRIBUIU 85 TONELADAS DE ALIMENTOS COM ÍNDIOS YANOMAMI

 

O Governo Federal já entregou 85 toneladas de alimentos para socorrer os índios Yanomami, que vêm sofrendo sérios problemas de desnutrição.

Wellington Dias,  ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome avaliou positivamente os trabalhos de socorro ao indígenas, no Estado diante de Roraima.

“O trabalho envolve vários ministérios e exige ações em parceria com o município, o estado, as próprias lideranças indígenas. A ideia é garantir que se tenha a qualidade de vida e a dignidade que se deseja para esse povo”, afirmou o ministro.

Wellington Dias analisou o quadro trágico encontrado pelo governo federal nas aldeias indígenas de Roraima. “É uma situação crítica. Acho que todo mundo já percebeu. Isso que aconteceu é uma tragédia. Eu digo que é um genocídio”, enfatizou.

Segundo o ministro, os números da crise humanitária que atingiu as aldeias ainda não foram consolidados, mas estima-se que mais de 540 indígenas, entre eles muitas crianças e idosos, tenham morrido de causas evitáveis (como pneumonia, gripes e quadros de diarreia) nos últimos quatro anos na Terra Indígena Yanomami.

A região congrega cerca de 78.500 indígenas em 719 comunidades, de acordo com informações do Governo de Roraima.

Minha Creche: Santa Cruz abre novas vagas para crianças na creche

 


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe ampliou o número de vagas para crianças em creches com o início do programa Minha Creche, uma parceria com entidades filantrópicas da cidade para ofertar mais vagas para as crianças de 0 a 4 anos na Associação Cleóstenes Pacas, no Polis Pacas, e na Creche Olavo Bilac, na Cohab.

Ao todo, serão 250 vagas ofertadas nessas duas instituições, e as inscrições começam nesta segunda-feira (30) na Secretaria de Educação. Os interessados devem apresentar Cópia da Certidão de Nascimento, CPF, cartão de vacinação e uma foto 3x4 da criança, além do número do NIS, número de telefone atualizado e cópia de RG e CPF dos pais ou responsáveis.

A Secretaria de Educação fica localizada na Avenida 29 de dezembro, 79, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Lero leva para Raquel Lyra demandas prioritárias com foco na saúde, infraestrutura e turismo de Taquaritinga do Norte

 


O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero (PSB), participou nesta segunda-feira (30/01), no Palácio do Campos das Princesas, de um encontro que reúne a governadora Raquel Lyra (PSDB) juntamente com prefeitos e prefeitas do interior.

 Em entrevista ao comunicador Alberes Xavier, Lero destacou suas expectativas para o encontro:

"Vamos apresentar nosso plano de trabalho e as parcerias que temos com o Governo do Estado. Vamos pedir para que essas parcerias continuem e Taquaritinga do Norte siga se desenvolvendo", afirmou.

O prefeito apontou como prioridade a garantia de investimentos no Hospital Geral Severino Pereira, bem como, ações voltadas para a infraestrutura e segurança no município. Além disso, Lero destacou que irá apresentar à governadora Raquel Lyra um plano de trabalho voltado para o potencial turístico da Dália da Serra. 

"Trouxemos nosso plano de trabalho voltado para o turismo, mostrando o nosso potencial do turismo de Taquaritinga, para que possamos reativar a Rampa do Pepê e também contamos com a parceria do Governo do Estado para que possamos realizar mais uma grande Festival Café Cultural e outras festividades, como a Festa de Santo Amaro e o Natal Serrano", afirmou.

Volta às aulas em Taquaritinga do Norte será dia 02 de fevereiro

 


A Prefeitura da Terra do Café através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte comunica que amanhã (01), às 8h, inicia o ano letivo para os todos os professores com a formação continuada na Escola Francisca Moura Pereira da Silva.


Já na quinta - feira (02), Cerca de 3.500 alunos das oito Instituições de Ensino e da creche da Terra do Café voltam suas atividades.




O secretário municipal de Educação, Roberto Celestino, destaca que vem organizando as Escolas junto com sua equipe para o retorno das aulas.

“Este é um momento importante porque os estudantes voltarão com a rotina de estudos e, assim, conviver diariamente com os colegas, professores e funcionários das escolas”, comentou.

Eles formarão um bloco independente na Câmara ou irão compor a base do prefeito Fábio Aragão?

 


A reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe que marcará a volta do uso do novo plenário, também marcará o reinicio político na vida de 3 dos parlamentares de oposição.

Emanuel Ramos que acaba de deixar o grupo verde, Irmão Soares que se mantém em cima do muro politicamente e Gilson Julião que deixou o grupo azul sem comunicado oficial, devem deixar sinais dos seus novos rumos políticos.

A interrogação está em duas questões: Formarão um bloco independente ou farão base política ao atual prefeito Fábio Aragão.

As apostas de bastidores apontam que desenbarcarão no grupo liderado pelo prefeito. O certo é que tendem a caminhar juntos.

A reunião da quinta dia 2, terá lotação de público para ver esse desfecho.

Com informações do Blog do Marcondes Moreno