O Governo Federal já entregou 85 toneladas de alimentos para socorrer os índios Yanomami, que vêm sofrendo sérios problemas de desnutrição.
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome avaliou positivamente os trabalhos de socorro ao indígenas, no Estado diante de Roraima.
“O trabalho envolve vários ministérios e exige ações em parceria com o município, o estado, as próprias lideranças indígenas. A ideia é garantir que se tenha a qualidade de vida e a dignidade que se deseja para esse povo”, afirmou o ministro.
Wellington Dias analisou o quadro trágico encontrado pelo governo federal nas aldeias indígenas de Roraima. “É uma situação crítica. Acho que todo mundo já percebeu. Isso que aconteceu é uma tragédia. Eu digo que é um genocídio”, enfatizou.
Segundo o ministro, os números da crise humanitária que atingiu as aldeias ainda não foram consolidados, mas estima-se que mais de 540 indígenas, entre eles muitas crianças e idosos, tenham morrido de causas evitáveis (como pneumonia, gripes e quadros de diarreia) nos últimos quatro anos na Terra Indígena Yanomami.
A região congrega cerca de 78.500 indígenas em 719 comunidades, de acordo com informações do Governo de Roraima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail