As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Lero consegue parceria com ministério da Cultura para realização do São João

A ida do prefeito de Taquaritinga do Norte a Brasilia - DF já rendeu frutos. Durante sua estadia na capital federal, o prefeito esteve em uma audiência pre agendada pelo vereador João Eugênio com o ministro da Cultura Roberto Freire (PPS-SP), onde o prefeito reivindicou um teatro para Taquaritinga do Norte, e recursos para realização do São João 2017.

Não temos como bancar a festa apenas com recursos da prefeitura devido a crise que os municípios vem atravessando com a queda de renda mensalmente, por isso fomos buscar apoio do MinC Ministério da Cultura) para garantir a realização dos festejos juninos em Taquaritinga do Norte, pois o São João  é a maior manifestação da identidade nordestina, justificou Lero.

O prefeito, falou que o suporte do MinC, vai proporcionar a realização do São João em todo o município, desde a sede, distritos e em toda zona rural. Entre fazer uma festa, e manter o hospital eu vou seguramente manter o hospital funcionando, por isso, que para realização de festas, vamos sempre procurar parceiros, pois o município com queda de FPM devido a crise que o Brasil passa, não pode gastar dinheiro com grandes festas. Por isso fomos atras de alternativas como a parceria com o ministério, completou o prefeito.

Gravatá do Ibiapina celebra noite Mariana

 




 

Na última quarta feira 31, o distrito de Gravatá do Ibiapina celebrou a noite Mariana. Com a participação da escola Padre Ibiapina, e da Banda Marcial Bernadete Ramalho Costa a população pode celebrar uma das melhores noite Mariana dos últimos tempos. 

A festividade marca o encerramento das celebrações do mês dedicado a render graças e louvores a Maria, Mãe de Jesus,  que contou com participação da comunidade católica durante todas noites de maio. Primeiro houve um terço na escola Padre Ibiapina, e logo após procissão até a Igreja, onde o diácono Edson celebrou a missa. “É bom ver a igreja cheia e a fé da comunidade”, disse a diretora do colégio Valdelice Granjeiro. 
Após a missa, a banda marcial fez uma apresentação para comunidade que encheu a frente da igreja. 

quinta-feira, 1 de junho de 2017

PSC desiste de Bolsonaro e deve lançar outro nome para o Planalto em 2018

De acordo com o site O Antagonista, o Partido Social Cristão (PSC) desistiu definitivamente de Jair Bolsonaro, virtual candidato à presidência da República nas eleições do ano que vem.

Aparentemente, Pastor Everaldo, que é o líder da legenda, está acertando para que o nome para 2018 seja o economista Paulo Rabello de Castro, novo presidente do BNDES.

Verdade seja dita, Everaldo e Bolsonaro já vinham se desentendendo há um bom tempo, e não havia interesse do partido em jogar o deputado para o Planalto porque o consideram um candidato sem chances reais de vitória. O interesse da legenda, segundo informações pregressas, era mantê-lo como deputado federal por ele ser um “puxador de votos”, o que ajudaria o partido a conquistar mais cadeiras.

Da parte de Bolsonaro, há rumores de que ele esteja negociando com outros partidos, sendo um deles o PR. Entretanto, o PR também não demonstra interesse em tê-lo como candidato à presidência. Sendo o partido que apoiou Dilma Rousseff até parte de seu segundo mandato, e sendo também um partido criado justamente para servir de trampolim em coligações, além de ser, ainda, o partido do senador Magno Malta, o PR aparenta ter outros interesses em mente.

Obras de pavimentação em Pão de Açúcar estão a todo vapor


Em ritmo intenso de trabalho, a prefeitura de Taquaritinga do Norte tem mostrado resultado na celeridade das obras de pavimentação da Rua Cícero Antônio da Silva, a rua do cemitério em Pão de Açúcar. 

Os moradores da localidade não escondem a satisfação pela realização do calçamento. O prefeito Lero falou o esforço do governo em estar sempre preocupado com as melhorias para o município."Essa obra é um sonho da comunidade local, vamos terminar essa importante obra em menos de seis meses da gestão, em uma rua que a tempos a população cobrava a pavimentação por ser a rua que da acesso ao cemitério", falou o prefeito.




Prefeitura de Taquaritinga do Norte presta contas de gastos na Saúde e metas fiscais

A prefeitura de Taquaritinga do Norte realizou na manhã desta terça-feira (30), a Audiência Pública de Prestação de Contas do Município, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, o contador Junior de Medeiros, exibiu uma avaliação das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2017.



Na explicação, exibida em telão ao público presente, foi explicada a aplicação dos recursos na Educação e Saúde. Para isso, o contador esclareceu as despesas e receitas da prefeitura e os investimentos nessa área.

A audiência teve a participação do secretário de finanças do município Mauro Cristófanes e dos vereadores professor Jurandi, Demir e Rogéria de Zeca. Essas audiências são necessárias para mostrar a transparência e devem ser realizadas três audiências públicas de prestação de contas. 






Borges critica a construção do calçamento de Pão de Açúcar

Em sua fala na reunião ordinária da câmara de vereadores desta quinta feira (01), o vereador Borges (PSD) fez críticas ao calçamento que está sendo realizado na rua Cícera Antônio da Silva, conhecida como rua do cemitério, no distrito de Pão de Açúcar.

O parlamentar numa tentativa de criticar o prefeito, esquece que aquela rua é de suma importância para o município, pois dá acesso ao cemitério. Essa política antiga e do quanto pior melhor, praticada pela oposição na tentativa de tomar o poder de toda forma, faz com que essa mesma oposição se apequene a cada eleição. 

Edilza Leandro anuncia saída do grupo de oposição


A radialista Edilza Leandro, anunciou oficialmente nesta quinta feira (01/06), a sua saída do grupo de oposição, apelidado de gravatinha ou grupo dos 170, Edilza anunciou a sua saída em sua página pessoal de face book. 


Além de Edilza, Márcio Loa e Junior Albuquerque deixaram o grupo que se apequenou após as eleições de 2016. Além que foram candidatos no último pleito, várias lideranças em todo município estão abandonando o grupo de oposição que insiste em fazer uma política jurássica e arcaica, onde apenas torcem para quanto pior melhor. Outro problema que a oposição enfrenta, e isso é um dos motivos do grupo amargar cinco derrotas consecutivas, duas com a prefeitura na mão, e o conservadorismo do grupo, em não querer a renovação. O grupo funciona onde um manda e os outros obedecem. Cerca de 90% da lideranças do grupo são políticos que entraram na visa pública no início da década de 80, carregando assim uma enorme rejeição.

A oposição depois de muita pressão popular e pressão da imprensa, solicitou uma emenda ao deputado que é votado no município a 20 anos, numa tentativa de diminuir a grande rejeição do grupo nesse momento.

Incerteza sobre o governo Temer deixou ministros pernambucanos enfraquecidos

Os ministros da Educação Mendonça Filho e das Cidades Bruno Araújo nunca esconderam de ninguém o desejo de disputar uma eleição majoritária em 2018, sendo Mendonça cotado para o Senado e Bruno numa posição mais tranquila, podendo ser candidato a senador ou a governador nas eleições do ano que vem.

Eles não contavam com a hecatombe envolvendo o presidente Michel Temer que deixaria o governo em xeque e por conseguinte seus projetos majoritários na mesma situação. Bruno além de ser ministro de um governo rejeitado e agora mais do que nunca moribundo, teve uma postura inaceitável para quem planeja virar um quadro majoritário, que foi de imediatamente colocar o cargo à disposição do presidente tão logo foi deflagrada a crise envolvendo Joesley Batista e Michel Temer.

Como se não bastasse a postura fraca de Bruno, ele também tem outro complicador para seus projetos majoritários que é o fato de integrar o quadro de investigados da Lava-Jato e isso poderá inviabilizá-lo politica e eleitoralmente nos próximos meses, sendo como caminho restante buscar a reeleição para a Câmara Federal.

O PSDB tem uma situação mais tranquila, pois Daniel Coelho e Bruno Araújo teriam em tese reeleições para a Câmara Federal garantidas, com apenas Betinho Gomes com maiores dificuldsdes de reeleição. Já o Democratas só tem Mendonça para apresentar para a Câmara Federal e não pode se dar ao luxo de entrar numa aventura majoritária em 2018, sobretudo neste momento de extrema dificuldade do governo Temer.

Com dois partidos que ensaivam vôo solo em 2018 por ter ministros no governo Temer enfraquecidos após os fatos recentes, já há um entendimento no meio político que que PSDB e DEM pensam duas vezes na possibilidade de romper definitivamente com a Frente Popular. Um figurão tucano considera que o partido não pode trocar o certo pelo duvidoso e neste momento a prioridade dos dois partidos é manter o que já tem, que são os mandatos que já possuem, e não há caminho melhor para 2018 do que marchar novamente com a Frente Popular.

Audiência – A Câmara de Vereadores do Recife promoverá, nesta quinta-feira, audiência pública sobre o novo projeto de mobilidade urbana da cidade. Proposta pelo vereador Rodrigo Coutinho (Solidariedade), a reunião contará com a participação de especialistas do Instituto Pelópidas Silveira, de representantes do Conselho Regional de Engenharia (Crea), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), e de professores e do corpo técnico da UFPE e Unicap. A audiência pública será realizada no Plenarinho da Câmara, às 9h.

Viagem – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral viajou a Roma a Convite do Movimento Carismático Obra de Maria, onde visitará o Vaticano e estará com o Papa Francisco. Cabral fora convidado, por ter recebido, em Jussaral a Imagem de Nossa Senhora da Aparecida e ter ajudado a construir a Igreja de Juçaral, que abriga em definitivo a imagem de Nossa Senhora da Aparecida peregrina, que transformou o Distrito de Juçaral, num ponto de turismo religiosos.

Contraste – Ninguém sabe o motivo, mas a prefeitura do Recife fez uma grande intervenção na Rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, realizando obras de pavimentação, drenagem e a colocação de sinalização e faixas de pedestres. O problema é que apenas a Dom José Lopes recebeu atenção completa da gestão de Geraldo Julio, as demais ruas seguem completsmente abandonadas pelo prefeito, tendo vários pontos de alagamento.

Em Ação – O governador Paulo Câmara recebeu a bancada estadual com o objetivo de apresentar a realidade dos municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste, atingidos por fortes chuvas nos últimos dias, e as ações que vêm sendo feitas pelo Governo de Pernambuco desde 2010, ano da primeira enchente, na região. Durante a reunião, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os deputados elogiaram a atuação do governo e fizeram sugestões no esforço de minimizar os prejuízos materiais causados à população, sobretudo para comerciantes e agricultores.

Zerando – Após zerar a fila de exames da rede municipal de São Paulo, o prefeito João Doria (PSDB) conseguiu zerar a fila de vagas na pré-escola do município. Doria também tem trabalhado para zerar a fila de cirurgias e caminha para ser o grande exemplo de como tocar a gestão pública no Brasil.

Reclamação – Pessoas que apoiaram o prefeito de São Lourenço da Mata Bruno Pereira (PTB) reclamam da falta de atenção do gestor e de sua equipe. Um empresário que lhe ajudou em 2016 afirma que sequer foi recebido pelo prefeito e está profundamente chateado com o gestor.

Inocente quer saber – Priscila Krause teria recebido apoio financeiro da Odebrecht como se comenta nas coxias da Alepe?

Por Edymar Lira

Prefeito Lero anuncia pagamento do aumento do salário dos Professores e pagamento do retroativo



O Prefeito Ivanildo Mestre  ( Lero ), informou no último dia (30) em uma reunião com o sindicato dos professores que o pagamento do salário desse mês sai com o aumento de  7,64%, já o pagamento  do valor retroativo de janeiro à abril será pago em duas vezes sendo a primeira parcela dia 15 de Junho e a segunda no dia 15 de Julho .

O Salário estará na conta dos professores e dos demais funcionários amanhã dia 31/05. Com isso mostra o compromisso do prefeito Lero com a educação do município, além do anúncio do pagamento do aumento e o retroativo, o prefeito vem fazendo uma série de benfeitorias, como recuperação e reforma dos prédios onde estão funcionando os escolas, e climatizando as salas de aula.

Bartô Neves comenta denúncia contra prefeitura do Brejo: “Para mim não é surpresa nenhuma esse desmando, essa falta de cautela com o dinheiro público”

A cidade de Brejo da Madre de Deus foi surpreendida na tarde desta terça-feira com a notícia de que o Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco ordenou que a prefeitura daquele município suspendesse todos os atos, inclusive pagamentos, referentes ao contrato firmado com a Fundação Apolônio Sales - FADURPE, para prestação de serviços de consultoria e aplicação do Curso de Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino.

De onde partiu? - A determinação partiu da conselheira Teresa Duere por meio de uma Medida Cautelar expedida monocraticamente por ela e referendada nesta terça-feira pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas.  A FADURPE, entidade privada de apoio à Universidade Federal Rural de Pernambuco, foi contratada em janeiro deste ano pela prefeitura, no valor total de R$ 977.680,00, com dispensa de licitação, o que gerou o pedido de expedição de Cautelar, por parte do Ministério Público de Contas (MPCO), para uma melhor análise do processo no TCE.

A acusação e a defesa - De acordo com a representação do procurador geral do MPCO, Cristiano Pimentel, a dispensa de licitação neste caso, é irregular e não atende aos requisitos da Lei de Licitações.  Em sua defesa, o prefeito alegou emergência na necessidade dos serviços, o que teria levado a contratar a empresa sem licitação, situação que não restou configurada para o TCE.

Gravíssima - O radialista e suplente de vereador Bartô Neves, que tem forte participação na cena política de Brejo da Madre de Deus comentou a decisão em desfavor da Prefeitura do Brejo da Madre de Deus. “Vejo essa denúncia como gravíssima, pois não se pode aceitar que um valor de 1 milhão de reais seja pago a qualquer empresa para a prestação de serviço com a dispensa de licitação. Não estamos falando  de uma situação de emergência, de uma prestação de serviços para a compra de medicamentos em caráter de urgência, para a contratação de médicos, ou para a contratação de professores para ações emergenciais, muito pelo contrário, eles poderiam e deveriam sim ter conduzido o processo de licitação de forma limpa e transparente”.

Desmando total - Bartô disse ainda que não se surpreendeu com a revelação da denúncia. “Para mim não é surpresa nenhuma esse demando, essa falta de cautela com o dinheiro público, pois quando Hilário passou quatro meses como prefeito interino em 2013 conseguiu se meter em broncas, conseguiu ser o pivô do ‘Escândalo das Cartilhas’, que em breve será tornado público para que todas saibam e tudo”, disse ele, que emendou, “lamento que o Brejo esteja passando por essa situação, temos em mãos várias denúncias que só reforçam nossas denúncias de inoperância desse governo, que na verdade é a continuidade do governo do ex-prefeito Dr. Edson, que ficou marcado como um gestor que gastava o dinheiro público de todo jeito, de todas as formas”.

Reconhecimento - O suplente de vereador reconheceu ainda o esforço do vereador Robertinho Asfora, na apresentação de denúncias que ocasionaram as investigações. “Quero parabenizar o vereador Robertinho Asfora, pois partiu dele essa denúncia, que no fim das contas evitou um desperdício absurdo de dinheiro público. Quando o pai dele, o ex-prefeito Roberto Asfora ocupava o cargo de prefeito do município fez uma capacitação semelhante a essa, pela quantia de menos de 100 mil reais”.

Mais uma - Outra irregularidade diz respeito aos serviços prestados pela empresa contratada. A lei nº 8.666/93 pressupõe que o objeto do contrato esteja relacionado com as atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional. No entanto, uma análise preliminar realizada pela equipe técnica do Tribunal constatou que a proposta da FADURPE para prestação dos serviços solicitados incluía também fornecimento de almoço e lanche (R$ 270.000,00), entrega de bolsas e camisas (R$ 54.000,00), locação de veículos e abastecimento de combustível (R$ 40.600,00), locação de equipamentos para o curso (R$ 33.600,00), despesas com reprografia (R$ 15.000,00), diárias (R$ 125.200,00) e gastos administrativos (R$ 88.884,00), despesas essas que destoam das hipóteses legais de dispensa de licitação.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Esquerda e direita (política)

O espectro político esquerda-direita é um conceito geral de enquadramento de ideologias e partidos. Esquerda e direita são muitas vezes apresentados como opostos, embora um indivíduo ou grupo em particular possa eventualmente assumir uma posição mais à esquerda numa matéria e uma postura de direita ou até de extrema-direita noutras. Na França, onde os termos se originaram, a esquerda tem sido chamada de "o partido do movimento" e a direita de "o partido da ordem."



História

Os termos "esquerda" e "direita" apareceram durante a Revolução Francesa de 1789, e o Império de Napoleão Bonaparte, quando os membros da Assembleia Nacional se dividiam em partidários do rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda. Um deputado, o Barão de Gauville explicou: "Nós começamos a reconhecer uns aos outros: aqueles que eram leais à religião e ao rei (imperador) ficaram sentados à direita, de modo a evitar os gritos, os juramentos e indecências que tinham rédea livre no lado oposto." No entanto, a direita pôs-se contra a disposição dos assentos porque acreditavam que os deputados deviam apoiar interesses particulares ou gerais, mas não formar facções ou partidos políticos.

As semelhanças entre Hitler e Bolsonaro

Antes de lançar tal comparação, sei que haverá apoios e contestações sobre a publicação, e isso é normal numa democracia. Mas o meu papel, aqui, é gerar uma reflexão, a partir da minha profissão e dos discursos e ações dos dois protagonistas. 

Nada inventei. Tudo está registrado em livros, discursos gravados, imagens e publicações da mídia e que tive o cuidado de analisar exaustivamente. Não sou filiado a partido político, não sou ateu, guerrilheiro ou coisas do tipo. Lamento a situação pela qual o Brasil passa e sou favorável que os envolvidos nos escândalos, que “pipocam” quase que diariamente, sejam julgados. Também não acredito na Cuca ou no Saci Pererê. Acredito, sim, na liberdade de expressão e na Democracia. Não vou responder a elogios ou provocações. Agressões pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas; isso é ponto pacífico para preservar o diálogo civilizado! Aceito o contraditório como um dos pilares básicos do Estado de Direito e vou respeitar. Boa análise!
Ambos foram membros efetivos dos exércitos regulares dos seus respectivos países;
Ambos têm a xenofobia como marca maior dos seus discursos;
Ambos questionam o papel da mulher na sociedade;
Ambos descriminam os negros;
Ambos descriminam os ciganos;
Ambos descriminam homossexuais e outras minorias;
Ambos se aproveitam do momento de instabilidade política, social e
econômica das suas respectivas Nações para firmar seus discursos totalitários;
Ambos defendem um Estado totalitário como forma de “salvar” o país;
Ambos declaram ser favoráveis à tortura como forma de “arrancar” a verdade;
Ambos pregam o ódio aos refugiados de guerra;
Ambos tiveram ascensão ao Parlamento graças aos seus discursos nacionalistas e sectários;
Ambos são contra os direitos humanos;
Ambos dispõem de grande número de simpatizantes;
Ambos utilizam uma retórica convincente e bem elaborada para atrair “seguidores”;
Ambos utilizam de modernos aparelhos midiáticos para disseminarem suas ideias;
Ambos são favoráveis que as polícias matem mais (PM e Gestapo);
Ambos são dotados de grande inteligência.
OBS – Coloquei o verbo no presente para facilitar a leitura. É claro que estamos lidando com personagens que estão inseridos em momentos históricos diferentes.
Eliabe Castor de Castro (Colunista)

terça-feira, 30 de maio de 2017

Sofrimento e humilhação - Em Palmares, moradores disputam comida estragada por lama da chuva

Em meio ao alagamento provocado pela enchente do Rio Una, em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, moradores disputaram comida estragada para garantir suprimentos. A situação aconteceu na segunda-feira (29), quando as águas baixaram e supermercados da cidade jogaram fora alimentos que foram atingidos pela enchente. O município é um dos 24 afetados pelas fortes chuvas do fim de semana e está entre as cidades que o governo do Estado decretou situação de emergência.

Situação semelhante ocorreu na enchente de 2010, quando a cidade passou por outra grande cheia. Na segunda, dezenas de pessoas disputam comida descartada pelo supermercado como lixo. Moradores levaram o que podiam como sacos de feijão, arroz, macarrão e leite, que estavam misturados em meio a água e lama.

O Distrito de Santo Antônio está isolado e uma ponte de quase 15 metros caiu no Engenho Milão. O prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB), esteve com o governador Paulo Câmara e entregou um ofício solicitando mais de 20 itens.

“É uma ponte muito cara. O município não vai ter condições de fazer isso. Vai precisar do estado, mas temos que ter um paliativo de imediato. Fazer uma ponte de madeira, fazer alguma coisa lá. Mandamos uma equipe para ver o que a população está precisando. Água, alimentação”, pontuou o prefeito.

Com informações do G1 e Folha de São Paulo

Grupo JJ inicia os festejos juninos de Pão de Açúcar



O grupo JJ mais um ano estão fazendo os festejos dos bairros no distrito de Pão de Açúcar. Com o apoio da prefeitura de Taquaritinga do Norte, Jota Silva e José Filho já iniciaram o São dos Bairros, levando a Pão Drilha para todos os bairros do distrito.

A primeira aconteceu no bairro Serrinha, o Bar do amigo Gelêi e no último sábado a festa foi no bairro trevo no Bar da amiga Solange. Todos os sábados o grupo JJ vão fazer a festa de São João nos bairros de Pão de Açúcar, até o final de junho

FILIPINAS DECLARAM GUERRA AO ESTADO ISLÂMICO

FOTO: AGENCE FRANCE PRESS
Um decreto propondo lei marcial contra membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), foi assinado recentemente pelo presidente Rodrigo Duterte, em Mindanau, Filipinas, Continente Asiático.

De acordo com informações, a assinatura foi realizada para conter uma insurreição promovida por supostos integrantes da facção fundamentalista em uma cidade filipina de maioria católica no sudeste.


Bombardeios e tiroteios continuam aterrorizando a região. Na fotografia acima feita pelo repórter Ted Algibe, da Agence France Press (AFP); é possível ver um combatente das Forças Armadas das Filipinas.

É amanhã - Evilásio na polo FM

Evilásio ao lado de Eduardo Campos, que  batizou
o ex prefeito de Obama do agreste
.
O ex prefeito de Taquaritinga do Norte e atual secretário de gestão, Evilásio Araújo (PSB) estará na próxima terça feira (06) na rádio Polo FM 100,7 de Santa Cruz do Capibaribe no programa Rádio Debate ancorado por Silvio José e tem como comentaristas Ralf Lagos, Romenick Stiffen, Tenório e Ney Lima .

Na pauta as contas do ex prefeito Evilásio que entrarão em pauta para julgamento da câmara de vereadores. "Vou falar tudo, estou sendo injustiçado", falou Evilásio. O Obama do Agreste como ficou conhecido Evilásio prometeu que vai falar tudo. "Não causei mal ao erário público, e vou provar que tenho razão, peguei a prefeitura com dois PSF e entreguei com sete, e precisava contratar pessoas para trabalhar nesses equipamentos públicos", dispara o ex prefeito. Segundo Evilásio, ele está sofrendo de um julgamento político. "Estou sendo julgado politicamente, porque se forem votar fazendo uma analise de minha contas e de minha defesa tenho certeza que minhas contas serão aprovadas", falou o Obama do Agreste.

Eraldo de Pedra Preta e Jurandi participam de audiência com o diretor da COMPESA

Na manhã da última sexta-feira (26), aconteceu na Casa Legislativa de Santa Cruz do Capibaribe, uma audiência pública que tratou do anúncio da construção de uma nova adutora que abastecerá o polo de confecções do Agreste Pernambucano e contou com a presença do diretor da COMPESA, Roberto Tavares e representantes da classe politica da região.

O presidente da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, Eraldo de Pedra Preta e o vice-presidente, Professor Jurandi, estiveram presente acompanhando com alegria a apresentação do projeto da obra que trará água da Integração do Rio São Francisco, a partir do Rio Paraíba, beneficiando assim, mais de 230 mil pessoas. 

“Hoje é um dia que ficará marcado na história do nosso povo, a liberação da obra de construção da adutora já é realidade e temos muito o que comemorar”, declarou o presidente Eraldo de Pedra Preta.

Na ocasião, os parlamentares também entregaram ao representante da COMPESA, ofícios solicitando a retirada da lama da Barragem de Mateus Vieira e que seja feito um sangradouro no Açude localizado no Sítio São Paulo, zona Rural de Taquaritinga do Norte.

“Estamos contemplando a chegada das chuvas e nossos reservatórios precisam estar prontos para a captação e distribuição das águas, por isso aproveitamos a oportunidade e apresentamos ao senhor Roberto Tavares mais esta demanda da nossa cidade”, destacou o vice-presidente, Professor Jurandi.

A luta no sentido de trazer água para o Polo de Confecções, bem como para a conquista de recursos para a manutenção dos reservatórios de água é antiga e não pode parar.

Qualquer semelhança com Odorico Paraguaçu não é mera coincidência

Senador defende liberação do FGTS para as vítimas das cheias em Pernambuco

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) propôs ao governo federal nesta segunda-feira (29) a liberação do saldo das contas do FGTS para os trabalhadores vítimas das enchentes no Estado de Pernambuco.
Ele disse que isto é possível após a homologação pelo Ministério da Integração do decreto de estado de emergência nos 15 municípios atingidos pelas cheias.
Segundo o senador, com esta medida simples as famílias que perderam suas casas poderiam rapidamente recuperar seus imóveis.
O petebista propôs também a união das forças políticas de Pernambuco, acima de diferenças partidárias, para cobrar dos governos estadual e federal as providências que se fizerem necessárias para socorrer as populações atingidas pelas águas.
Ele lamentou a paralisação das obras das quatro barragens de contenção, prometidas pelo Governo do Estado em 2010, que deveriam estar prontas em 2013 e 2014.
“Os estragos das chuvas poderiam ser bem menores se estivessem concluídas as barragens de Panelas, em Cupira; Gatos, em Lagoa dos Gatos; Guabiraba, em Barra de Guabiraba, e Igarapeba, em São Benedito do Sul”, disse o senador.
As barragens foram iniciadas no governo Eduardo Campos mas não foram concluídas por falta de recursos.

Curtas

Sondagem aos tucanos - Daniel Coelho (PSDB) considera “um erro” a tentativa de Michel Temer de não reconhecer que o seu governo está a perigo e que a melhor saída para o Brasil seria a convocação de eleições diretas para presidente e para o Congresso Nacional. O senador Tasso Jereissati (CE), presidente do partido de Daniel, já começou a sondar os tucanos sobre se querem ou não desembarcar do governo.
Bons nomes – O PDT já decidiu que não participará de eleição indireta para a eventual escolha do sucessor de Temer. Mas isso não impediu que Ciro Gomes, seu provável candidato a presidente em 2018, reconhecesse publicamente que Tasso Jereissati e Nélson Jobim são os dois melhores nomes à disposição do país.
Presença – A nomeação de Paulo Rabello de Castro para a presidência do BNDES amplia a presença do DEM no governo Temer. Ele não é filiado ao partido, mas é seu economista preferido. A outra presença importante no governo é a do ministro Mendonça Filho (Educação).
Ausência – Antes de desembarcar no Recife na noite de domingo, Temer passou por Maceió, que sofre também as consequências das chuvas. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), brigado com o governo federal, não integrou a comitiva.
Inclusão – Foi depois do protesto da prefeita Raquel Lyra (PSDB) que o governador Paulo Câmara incluiu Caruaru no rol dos municípios sob “estado de calamidade pública”. O decreto original alcançava apenas 13 municípios. Após o protesto de Raquel, foram incluídos Caruaru e Gameleira.
Homenagem – O centenário de nascimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Bento do Una, Lívio Valença, será comemorado na Alepe, no próximo dia 7/6, às 18h, por iniciativa do deputado Antonio Moraes (PSDB).
Diretas – Deu mais gente do que se esperava no ato pelas eleições diretas realizado anteontem na praia de Copacabana (RJ). A presença de Caetano Veloso, Milton Nascimento e Maria Gadú contribuiu para atrair milhares de pessoas. “Diretas já” para a escolha do sucessor de Temer é bandeira do PT e do PCdoB.

NÍVEL DA BARRAGEM DO PRATA ATINGE 50% DE SUA CAPACIDADE

 As chuvas do fim de semana mudaram o cenário de seca em Caruaru, na região Agreste. A Barragem do Prata, localizada na cidade de Bonito, que estava com 9,8% de sua capacidade há exatos oito dias, hoje (29), saltou para 50%, e registra agora 21 milhões de metros cúbicos de água acumulados. A capacidade total do reservatório é de 42 milhões. O manancial abastece também, as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina, Ibirajuba e Cachoeirinha.
“Ainda é cedo para falarmos sobre diminuição do rodízio em Caruaru. Vamos fazer os estudos para tomarmos as decisões com prudência, mas a tendência é conseguirmos aumentar os dias com água na casa dos moradores, até porque as pessoas vão precisar limpar as casas inundadas”, informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mário Heitor Filho.
 Os técnicos da Compesa estão, desde o domingo (28), trabalhando para corrigir as panes elétricas ocorridas nas Estações Elevatórias (sistema de bombas) do Prata e do Pirangi, que foram provocadas pelas chuvas. O Sistema do Prata voltou a funcionar, na tarde de hoje (29), apenas atender os caminhões-pipa, hospitais e as áreas de Caruaru que foram atingidas pela enchente do Rio Ipojuca. Já as Estações Elevatórias do Pirangi, ainda não há previsão de retorno da operação, uma vez que o local onde ocorreram as panes elétricas é de difícil acesso.
“Estamos em contato permanente com a Celpe para assim que chegarmos ao Pirangi, possamos restabelecer o sistema o mais rápido possível”, informou Mário Heitor.

Do: Blog Agreste Notícia

Câmara Municipal realiza prestação de contas do 1º quadrimestre 2017

Foi realizada na manhã da última quinta-feira (25), no Plenário Vereador José Augusto Fernandes da Silva, a prestação de contas do 1º quadrimestre 2017 da Câmara Municipal de Vereadores de Taquaritinga do Norte.

 Estiveram presentes os parlamentares que compõem a mesa diretora, José Mendes, Hélio Júnior, Jurandi Tavares e José Eraldo, além dos vereadores Oscar Miguel, Geovane Pequeno Cézar e Jorge Custódio, bem como todos os funcionários da Casa Legislativa.

 O contador da Câmara Municipal, Fábio Júnior, foi o responsável por conduzir a reunião, realizando uma apresentação minuciosa de todo o movimento financeiro do órgão, sempre ressaltando que a prestação de contas públicas é um direito do cidadão e uma importante ferramenta para o exercício da democracia. “Tivemos a oportunidade de demonstrar que a Câmara Municipal de Taquaritinga do Norte, enquadra-se em todos os limites constitucionais e legais. Vale destaque ao limite de gastos com a folha de pagamento, que a Lei presente 70% da receita e no nosso caso estamos em 65%”, destacou Fábio Júnior.

A Câmara Municipal de Taquaritinga do Norte não mede esforços para apresentar claramente seus atos e resultados, mostrando compromisso com a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e dessa forma tendo meios para fiscalizar.

Por Magno Martins

     Mais um teste para Temer
Em meio à crise política, o clima no Congresso deve continuar tenso nesta semana. Partidos de oposição prometem obstruir as votações em protesto contra o Governo Michel Temer e as reformas propostas pelo presidente. Eles cobram a saída de Temer, investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com base nas delações de executivos da JBS.
Na semana passada, a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado destinada à leitura do relatório sobre a reforma trabalhista terminou em confusão e empurra-empurra entre aliados do Palácio do Planalto e oposicionistas. Os senadores devem tentar votar a proposta nesta semana. Na Câmara, também houve tumulto generalizado no plenário após a oposição questionar a convocação das Forças Armadas para conter a manifestação contra Temer na Esplanada dos Ministérios na quarta-feira passada.
Em protesto, deputados de PT, PSOL, PDT, PCdoB, Rede e PMB se retiraram do plenário.  Ainda em reação à situação política no País, senadores e deputados da oposição vão continuar pressionando para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de cada uma das casas legislativas vote uma alteração na Constituição a fim de mudar o prazo para a realização de eleições diretas nem caso de vacância de presidente e vice.
A Constituição prevê que, na hipótese de presidente e vice deixarem o comando do país nos últimos dois anos do mandato, deve ser realizada eleição indireta, em até 30 dias, pelo Congresso Nacional. Tanto as propostas em debate na Câmara quanto no Senado reduzem esse prazo. No caso da Câmara, ocorreria eleição indireta apenas quando o cargo ficasse vago nos últimos seis meses do mandato. No texto que está no Senado, à escolha indireta aconteceria no último ano de mandato.
Antes de votar a PEC do fim do foro, os senadores precisarão analisar seis medidas provisórias que “trancam a pauta” e precisam ser votadas antes de outros temas. Entre as propostas, está a que impõe regras para regularização fundiária urbana e rural. A medida estabelece, por exemplo, que o proprietário de uma casa poderá construir uma laje no andar superior ou no andar inferior e registrar escrituras separadas, o chamado "direito de laje". Com isso, a pessoa poderá continuar morando em um dos pavimentos e vender os outros.
DEGOLA DE RENAN– A permanência de Renan Calheiros (PMDB-AL) na liderança da legenda será discutida pela bancada na próxima terça-feira. Vários peemedebistas relatam desconforto com a postura que Renan tem assumido, contrária às reformas trabalhista e da Previdência que foram propostas pelo governo federal. Na última quarta (24), o descontentamento com Renan ficou explícito durante sessão do Senado. O parlamentar alagoano bateu boca com o correligionário Waldemir Moka (MS) e houve troca de ofensas.
Tucana lamenta equívoco – A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), não gostou de ver o município excluído da relação que o Governo decretou estado de emergência em razão das chuvas que desabaram no fim de semana. “Entendemos a preocupação do governo com as cidades da Mata Sul, mas estamos numa situação emergencial aqui em Caruaru. Estive na reunião com o governador Paulo Câmara e com o presidente Michel Temer, solicitamos a inclusão da cidade nesse decreto e esperamos que esse equívoco seja resolvido”, desabafou.




 Medidas provisórias – Antes de votar a PEC do fim do foro, os senadores precisarão analisar seis medidas provisórias que “trancam a pauta” e precisam ser votadas antes de outros temas. Entre as propostas, está a que impõe regras para regularização fundiária urbana e rural. A medida estabelece, por exemplo, que o proprietário de uma casa poderá construir uma laje no andar superior ou no andar inferior e registrar escrituras separadas, o chamado "direito de laje". Com isso, a pessoa poderá continuar morando em um dos pavimentos e vender os outros.
Derrubada de veto – Está prevista para, hoje, uma sessão conjunta de deputados e senadores. Na pauta, 17 vetos presidenciais a projetos importantes aprovados pelo Congresso Nacional. Um dos vetos é a um trecho da proposta que atualiza as regras para a cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS). O trecho vetado determinava que a arrecadação do imposto acontecesse no local de consumo de serviços e não na cidade em que a empresa está sediada. A derrubada desse veto é cobrada por prefeitos que enfrentam dificuldades financeiras em seus municípios.
Em colapso– 
Símbolo de um Brasil que tentou repetir o crescimento dos anos 70, o setor naval entrou em colapso. De um conjunto de 40 estaleiros instalados no País, 12 estão totalmente parados e o restante está operando bem abaixo da capacidade instalada. Sem encomendas, com o caixa debilitado e, em alguns casos, com sócios envolvidos na Operação Lava Jato, cinco desses estaleiros entraram em recuperação judicial ou extrajudicial. Dos tempos de euforia, sobraram uma dívida bilionária para pagar no mercado e quase 50 mil trabalhadores demitidos, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval).


TABAJARA– O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse na manhã desta segunda-feira, 29, que "coloca as mãos na cabeça" quando ouve ideias vindas de São Paulo, estado que liderou a Revolução Constitucionalista de 1932, sugerindo mudanças da Constituição. Gilmar criticou, ainda, a falta de lideranças no País e disse que costuma brincar que “o Brasil está se tornando uma grande organização Tabajara”.
SÃO JOÃO DE GRAVATÁ– O prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), transferiu o lançamento do São João e das suas atrações, que estava marcado para hoje no Recife, para a próxima quinta-feira. Está previsto para começar por volta das 9 horas no restaurante Spettus, no Derby.
Perguntar não ofende: Temer vai conseguir sancionar o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical?