As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Governo de Pernambuco pretende inaugura PE-160 ainda esse ano

Segundo informações do Palácio do Campo das princesas, o governador Paulo Câmara pretende inaugurar a obra de duplicação da PE-160 ainda esse ano, mais precisamente no final do mês de Outubro caso não aconteça nenhuma mudança na programação.

As obras de sinalização da estrada foram acelerada no início desse mês, dando um indicativo de que a informação procede.

Resta saber se o prefeito de Santa Cruz, opositor ferrenho de Paulo será convidado para inauguração da maior obra de infraestrutura de Santa Cruz do Capibaribe até o momento.

PREFEITURA DE TAQUARITINGA DO NORTE ANUNCIA OBRAS DE CALÇAMENTOS PARA MAIS DUAS RUAS EM PÃO DE AÇÚCAR

Na manhã da última segunda-feira 07/10, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte anunciou mais duas Ruas que serão calçadas no Distrito de Pão de Açúcar.

A Rua Joaquim Nabuco e Av. Pedro Pereira serão as ruas beneficiadas. A obra vai levar uma melhoria da circulação para pedestres e veículos dessas que são ruas de grande tráfego Pão de Açúcar.

O Prefeito do município, Lero, falou da escolha dessas duas ruas para pavimentação. “Depois de concluirmos a pavimentação da Rua Nova Aliança e da Rua Antônio Maria de Jesus, iremos calçar mais essas duas ruas de grande movimentação em Pão de Açúcar, pois a população sempre nos cobrou a pavimentação delas, uma por ser acesso da PE - 160 ao Distrito e a outro por ser a rua de maior movimentação de pedestre de nosso distrito”, explica o Prefeito.

O programa de pavimentação da Prefeitura de Taquaritinga do Norte não vai ficar por aí, e em breve vários bairros de todo município receberão pavimentações levando qualidade de vida e igualdade social para o povo.

GUARDA MUNICIPAL DE TAQUARITINGA TEM SIDO DESTAQUE NA REGIÃO

O Prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, parabenizou o trabalho da Guarda Municipal que tem se destacado na região no combate ao crime.

Composta por uma Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) com trio de motos e Grupo de apoio em uma viatura, a Guarda Municipal de Taquaritinga conseguiu diminuir os números de assaltos e furtos.

Só no início dessa semana três motos que foi tomada de assalto foram recuperadas pela guarda, a última com a parceria das Guardas de Santa Cruz e Brejo.

O prefeito parabenizou os agentes em suas redes sociais e ressaltou as ações da corporação. "Criamos a Guarda Municipal para junto com os agentes de segurança do estado trabalhar para dar melhor segurança aos nossos cidadãos. Parabenizo os nossos agentes que estão realizando um belo trabalho", falou o prefeito.

19 de Outubro em Pão de Açúcar o segundo Bate e Fica


Comemorando 20 anos de história o Taquara Moto Club realiza a segunda edição do Bate e Fica em Pão de Açúcar.

Grandes atrações que vão animar o Distrito de Pão de Açúcar. Motociclistas de todo o país já estão chegando para essa grandiosa festa.

PORQUE O NORDESTE RESISTE AO FASCISMO

Bacurau neles!
- Por Rita Almeida 


Mês passado, participei de uma atividade em que discutíamos a onda fascista da era Bolsonaro: como surgiu, do que se alimentou e como se propagou. Levantando as características psicológicas do fenômeno de massa presentes no fascismo alemão, tratávamos da semelhança daquele com o fenômeno brasileiro. Destaco a seguir algumas dessas características citadas por Freud, Reich, Le Bon e Adorno: 


* O fascismo pertence à categoria de uma psicologia de massa, portanto, só poder ser explicado enquanto fenômeno coletivo.

* Sob tais condições, a massa regride a um nível de inteligência medíocre, bem abaixo do nível das inteligências ali presentes, caso fossem tomadas individualmente.

* Já o componente emocional da massa, por sua vez, alcança um nível elevado, tornando-a capaz de comportamentos irracionais e até mesmo bárbaros que, individualmente, os sujeitos não teriam coragem de adotar.

* As ideias e comportamentos da massa são assimiladas por contágio e não precisam conter em si nenhuma racionalidade, ao contrário, afinal tal contágio se dá pelo afeto e não pela razão. Por isso, mentiras, contradições e teorias conspiratórias são muito bem vindas ao discurso da massa.

* A massa é violenta e intolerante, por isso, tolera e até mesmo demanda, pela violência e a intolerância.

* Para liderar a massa fascista é necessário um sujeito com a qual a massa possa se identificar, como num espelho: com a racionalidade medíocre e afetivamente excitado, desequilibrado ou à beira da loucura. E sua fala não pode despertar a racionalidade dos seus seguidores, mas seus afetos, apenas. 

* A libido da massa precisa estar deslocada para fins não sexuais, não devendo também ser sublimada para atividades culturais e racionais, sua potência e energia deve ser toda deslocada para os afetos despertados pelo líder.

* A massa é essencialmente conservadora e o discurso que prepondera é o da crença.

* A massa é um rebanho dócil e impetuoso que não sabe viver sem um senhor, a quem ela adora e deseja temer. Respeita a força e toma a bondade como sinônimo de fraqueza, por isso, prefere os tiranos. 


Discutimos as semelhanças das características citadas com o caso brasileiro, pensando em formas de lidar com o fenômeno e, quem sabe, fazer “despertar” a massa. Ao final, alguém me perguntou: 


- Isso tudo que você falou faz muito sentido e tal, mas nós temos um país aqui do lado chamado Nordeste que, de alguma forma, resistiu a essa onda de contágio? Como você explica isso? Será que não temos lá a resposta para fazer frente ao fascismo? 


Quem acompanhou o mapa das eleições presidenciais de 2018 sabe que, de fato, o Nordeste foi a única região do país que não elegeu Bolsonaro. Dos 11 estados em que este candidato perdeu, temos TODOS os 9 do Nordeste. 


Eu não soube como responder a pergunta que me foi feita. Ela ficou lá, entalada na minha goela, até que eu assisti Bacurau.


Bacurau me encantou de muitos modos, e continua fazendo eco, me trazendo novos sentidos e lançando questões. Mas de todas as narrativas contidas no filme uma das que mais me tocou foi a do casal de motociclistas sulistas que, se passando por turistas, auxiliaram um grupo de fascistas estrangeiros a colocarem sob a mira perversa deles, a comunidade nordestina de Bacurau. Na tentativa de se parecerem e se identificarem com os “brancos estrangeiros”, o casal rejeita Bacurau, sua cultura, recusa a conhecer seu museu, estranha sua música, desdenha seu nome e trai o povo dali. Os motociclistas tratam o povo de Bacurau como se não fossem seus compatriotas, negam a própria origem, inclusive a própria língua. Somente um pouco antes de serem mortos pelos patrões fascistas é que eles percebem o próprio engano: de que o fato de terem traído seu povo, sua cultura e suas origens não foi capaz de mudar o fato de que eles eram tão brasileiros como os habitantes daquela comunidade, portanto, descartáveis como eles. Negar a própria história a fim de se parecerem com aqueles que os violentava não os salvou, ao contrário, apenas os tornou mais frágeis e vulneráveis, afinal, a comunidade de Bacurau sobreviveu e eles não. 


Eu disse que depois de Bacurau compreendi por que motivo, talvez, o Nordeste tenha resistido à onda fascista. Creio que o Nordeste, muito mais do que o restante do país, tenha guardado a importância da sua história, das suas raízes, da sua diversidade cultural, da sua música, da sua dança, da sua tradição religiosa sincrética. Um povo historicamente massacrado pela fome, pela seca, pelo descaso, soube se preservar e se salvar pela força de sua cultura e sua riqueza de narrativas. Os nordestinos se salvaram do fascismo porque, tal como o povo de Bacurau, eles sabem quem são e do que são feitos. Eles jamais se confundiriam a ponto de se identificarem com aquilo ou aqueles que se tornarão seus opressores e assassinos. 


Se assim for, o povo de Bacurau não sobreviveu por ter sido capaz de matar seus algozes, ele sobreviveu porque soube muito bem se diferenciar deles. 


É a diversidade e a diferença os maiores antídotos contra o fascismo.


Bacurau neles!


*Rita Almeida é psicóloga e psicanalista. Texto publicado originalmente no Jornal GGN.


PERSONA NON GRATA - Por Michel Zaidan Filho


Foi anunciada a presença do senador do MDB, Fernando Bezerra Coelho,  na cerimônia de posse do novo reitor da UFPE, como representante do Governo Federal. Para quem não conhece a figura, trata-se de um legítimo espécime camaleônico,  ligado umbilicalmente a uma das oligarquias mais antigas da cidade de Petrolina, a da família Coelho, fundada pelo coronel Quelé.

A história desse clã oriundo do sertão de Pernambuco já foi contada e recontando pelo historiador e cientista político Ruyter Bezerra, doutor em Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em seus dois importantes livros sobre a família Coelho; o que lhe custou- aliás- muitos dissabores na vida.

A trajetória política do senhor Fernando Bezerra é aquela marcada pela contínua e permanente troca de legenda partidária, quando lhe convém, num quadro, diga-se de passagem, em que não escapam nem os políticos que se dizem de "esquerda" em nosso estado. Ele já passeou pelas diversas agremiações políticas, de forma a acomodar as diversas facções políticas de sua própria família (há os da direita declarada, os de centro e até os que se apresentam como "esquerda").

Esteve no palanque do finado Eduardo Campos e foi seu secretário de indústria e comércio, chegando a administrar o porto de Suape. Depois, passou para a oposição, quando o PSB passou a fazer críticas a Temer e a Bolsonaro. Agora, virou líder do governo no Senado, e é nesta qualidade que pretende estar na posse do novo reitor.

Curiosamente, a sua biografia foi recentemente enriquecida com a denúncia do recebimento de propinas, durante a última campanha eleitoral. A isso, some-se aquela outra, documentada em vídeo, da recepção de recursos, juntamente com outros políticos de Pernambuco, oriundos da transposição do rio São Francisco. O que fazer com um político tradicional, conservador, fisiológico, como esse? Deixá-lo manchar a imagem da UFPE, numa empreitada - sabidamente - politiqueira, como querendo marcar presença na na cena política pernambucana, às vésperas de outro pleito eleitoral? - Conta-se, entre outras façanhas, que teria bancado o nome de Antônio de Campos, para a presidência da FUNDAJ. Desejará o senador petrolinense se apresentar como benemérito ou patrocinador das causas educacionais em nosso estado? - Nada mais falso e ridículo.

Na minha modesta opinião de ex-professor titular (aposentado) da instituição universitária, a comunidade acadêmica - com a representação de seus três segmentos - não deveria permitir essa desonrosa e incômoda visita. É muito importante que as entidades coletivas de professores, alunos e funcionários se reúnam no dia da posse e protestem em alto e bom som que o senhor Fernando Bezerra Coelho é uma "persona non grata" na Universidade Federal de Pernambuco. Que ele não conspurque ou ofenda a  dignidade desta instituição pública de ensino superior. Mais ainda representando um governo hostil, inimigo da cultura, do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Que ele vá procurar as escolas particulares (como fez Mendoncinha) para pontificar como benfeitor da educação superior.

*Foto: Jornal Estado de São Paulo

SIVALDO DESMASCARA FERNANDO BEZERRA COELHO

Deputado estadual e líder do PSB na Assembleia Legislativa, o garanhuense Sivaldo Albino assinou artigo, publicado no blog de Magno Martins, partindo para o enfrentamento ao senador Fernando Bezerra Coelho e seu filho, Miguel Coelho, prefeito de Petrolina.
Segundo Sivaldo, o prefeito Miguel Coelho perdeu uma boa oportunidade de ficar calado, ao sair em defesa do seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho. “Na tentativa de justificar a inexplicável manobra do seu patriarca, que reduziu em R$ 200 milhões o valor destinado a Pernambuco, a título de cessão onerosa, Miguel joga a "fatura" para o Congresso e desfere ataques ao governador Paulo Câmara e ao PSB”, alfinetou.
Com isso,  de acordo com o deputado, o gestor do município sertanejo não apenas deixou à mostra seu desespero, mas perdeu também a oportunidade de explicar porque o líder do Governo Bolsonaro tem conseguido desagradar tanto os pernambucanos, e especialmente seus conterrâneos de Petrolina.
“Ele precisa lembrar que Pernambuco cresce mais que o dobro do Brasil, tem a melhor educação pública do País, é o Estado que mais reduz a violência, lidera o ranking do Nordeste em eficiência da gestão pública (segundo a Folha de São Paulo) e tem atuação destacada na defesa do meio-ambiente, entre outros avanços”, destacou o líder do PSB.
E concluiu: “Se continuar prejudicando Pernambuco, logo seu pai estará sendo considerado o novo "Romero Jucá" do Parlamento Brasileiro”.
PSB EM GARANHUNS - Sem surpresas e de forma consensual, o Partido Socialista Brasileiro anunciou sua nova Comissão Provisória Municipal em Garanhuns. O atual presidente do PSB local, o odontólogo Dorgival Figueiredo, permanece à frente da legenda, agora com o deputado Sivaldo Albino na vice-presidência.
Parlamentar explica que a sua agenda de compromissos em Recife dificultaria os encaminhamentos que vêm sendo tomados pelo partido no município. "Dorgival Figueiredo é um grande aliado e liderança importante no projeto do partido, principalmente em Garanhuns. O PSB segue bem representado em nosso município", afirmou Sivaldo.
A nova composição da comissão provisória foi publicada no site do TSE, nesta segunda-feira (14). Além de Dorgival Figueiredo e Sivaldo Albino, a comissão conta com o empresário e ex-Gerente da Casa Civil do estado, Ivailton Areias, na tesouraria, com Johny Albino, atual diretor da CIRETRAN na secretaria geral, e como membros, o instrutor Leonardo Figueredo, a advogada e ex-candidata à prefeita, Claudomira Andrade e o ex-secretário de obras do município, Helio Faustino.
O PSB Garanhuns vem trabalhando para montar um grupo competitivo para a disputa do próximo ano, com uma previsão de eleger entre quatro e seis vereadores e vereadoras em 2020. 
Quanto à eleição para prefeito, Sivaldo Albino é o preferido da legenda em Garanhuns e na Comissão Estadual, contudo, Sivaldo deixa este debate para o próximo ano: "2020 a gente trata em 2020, por enquanto o empenho é montar um grupo forte, inclusive com partidos aliados, a exemplo do PSD dos nossos amigos Alexandre Marinho, Roberval e Rafael Peixoto, e o MDB, que tem a presidência do amigo e aliado, ex-prefeito Ivo Amaral", informou o deputado.