As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Estratégias Emergentes e Desafios nas Eleições Municipais de Santa Cruz do Capibaribe: Uma Análise Política Fundamentada

 


As eleições municipais de 2024 em Santa Cruz do Capibaribe, delineiam um cenário político dinâmico e repleto de transformações. A observação mais aprofundada e técnica vem delineando um panorama onde as redes sociais emergem como catalisadoras de influência na opinião pública e na condução do processo eleitoral. 

A adoção crescente de inteligência artificial (IA) se posiciona como uma peça emergente e que tem forte tendência a ser ultilizada, enfrentando desafios significativos. Além disso, a interseção entre o conservadorismo, o alcance do eleitorado por meio do contato direto e a união de forças antes antagônicas aponta para um novo paradigma político na cidade.

As redes sociais estabeleceram-se como um palco crucial para o engajamento político. O seu papel na disseminação de ideias, agendas e na mobilização de eleitores ganhou destaque. A capacidade de direcionar mensagens customizadas e segmentadas tende a influenciar decisivamente o eleitorado, apresentando-se como um vetor determinante na captação de votos principalmente daqueles que não participam de forma ativa do período eleitoral.

A incorporação da IA nas estratégias eleitorais, como ferramenta para análise preditiva, segmentação de eleitores e otimização de campanhas, promete amplificar a eficiência das campanhas. Contudo, a transparência, ética e regulamentação do seu uso são desafios cruciais a serem enfrentados, especialmente na preservação da integridade do processo democrático e na propagação de Fake News.

Em um ambiente com tendência conservadora, o contato pessoal permanece uma ferramenta poderosa. A realização de um corpo a corpo sólido permite a conexão direta com o eleitorado, imprescindível para transmitir mensagens e propostas de maneira mais íntima e eficaz, com isso quem possuir carisma e tendencia a ajuntar e chamar pessoas para perto sairá a frente.

A tendência de políticos antes rivais se unirem em prol de um objetivo comum, delineando um projeto de poder, sugere um reposicionamento político de agentes que buscam a todo custo estar nos holofotes da política, esse tipo de movimento pode em suma desencadear um pensamento de recusa de parte do eleitorado, que sempre busca o novo e que notoriamente não participa de forma ativa do período eleitoral, mas tem seu papel decisivo e culminante pelo voto. A cidade, almejando avanço e melhores cuidados, requer uma abordagem colaborativa e focada no bem-estar coletivo.

As eleições municipais de 2024 em Santa Cruz do Capibaribe evidenciam um ambiente eleitoral em constante transformação, impulsionado pelo poder das redes sociais, o potencial da inteligência artificial e a necessidade de estratégias híbridas que combinem a tecnologia com o calor humano do contato direto. Contudo, a eficácia dessas estratégias depende não apenas da sua implementação, mas também do compromisso ético e transparente com o eleitorado. 

Em um horizonte próximo, a disputa entre múltiplos candidatos poderá não ceder lugar a um cenário político mais convergente, centrado em projetos coletivos de avanço para a cidade e com um olhar mais cuidadoso para temas mais sensíveis nas cidade, mas a uma disputa frenética para ser o candidato ou candidata menos rejeitado(a). A convergência de forças políticas, antes antagônicas, delineia um novo espectro de união para um projeto que até então pregava-se a repulsa por políticos e a negação de nomes tradicionais em seu palanque; Vale destacar que os pensamentos, necessidades  e anseios por parte da população pode ser volátil e adaptada conforme o tempo passa e as eleições se aproximam. 


Otacilio Lopes da Silva Neto

Graduado em Administração e Pós Graduado em Ciências Politicas

INDICADO PARA O STF, FLÁVIO DINO TEM CURRÍCULO IMPECÁVEL

 


Indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, o ministro Flávio Dino tem um currículo impecável.

Ele tem experiência no Judiciário, no Legislativo e Executivo.

Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão. Tem mestrado na área pela Universidade Federal de Pernambuco.

Na início dos anos 2000 passou em concurso para juiz, ficando com o primeiro lugar.

Seis anos depois, deixou o cargo e se candidatou a deputado federal, se elegendo pelo Estado do Maranhão.

Quatro anos depois disputou o governo do Maranhão, perdendo para Roseana Sarney.

Em 2014 foi candidato novamente e dessa vez se elegeu, com 63% dos votos. Se reelegeu com folga em 2018.

Três anos atrás se afastou do governo para disputar uma cadeira no senado federal. Foi eleito.

Convocado pelo presidente Lula assumiu o Ministério da Justiça. É destaque na equipe do Governo Federal.

Já foi do PC do B, depois se filiou ao PSB e agora, sem filiação partidária, vai para o STF, se o seu nome for aprovado no senado.

*Foto: Revista Carta Capital.

TERESA LEITÃO DEFENDE O USO MEDICINAL DA CANNABIS

 


A senadora Teresa Leitão (PT-PE) defendeu a regulação do uso da cannabis medicinal no território nacional. Em discurso no plenário, ela lembrou que o assunto ainda é alvo de muitos preconceitos que precisam ser enfrentados. 

Teresa Leitão fez referência a uma recente nota técnica da Fiocruz que reconhece as propriedades terapêuticas de canabinóides no tratamento de sintomas de diversas enfermidades e condições, como dor crônica, epilepsia refratária, esclerose múltipla, efeitos colaterais da quimioterapia, doença de Parkinson, entre outros. 

“Precisamos produzir políticas públicas baseadas em evidências científicas. Temos de avançar na regulação para garantir que esses medicamentos sejam produzidos pela indústria nacional e distribuídos de forma  segura, eficaz e que o fornecimento seja assegurado pelo SUS e não apenas para os que podem pagar. Já existem projetos nesse sentido tramitando no Senado. É preciso que eles entrem na pauta”, afirmou a parlamentar. 

A senadora lembrou que é preciso ampliar a capacitação de médicos e profissionais de saúde para que estejam atualizados e bem informados sobre o tema, “pois só assim poderão prescrever e tratar seus pacientes com mais confiança”, acrescentou. 

Por fim, a senadora lembrou a existência de legislações locais, a exemplo de Pernambuco, que no ano passado sancionou lei sobre o cultivo e o processamento da cannabis para fins medicinais, veterinários e científicos. Ela destacou que já são 14 estados e 11 municípios que possuem leis locais sobre o tema, o que reforça a necessidade de uma legislação federal. “Que possamos garantir o direito à saúde com segurança, eficácia, seriedade e sem tabus”, concluiu Teresa Leitão.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Núpcias Fábio-Da Fonte: até que os 15 milhões os separem

Na política, a falta de gestos e palavras também falam. Já há algum tempo se percebia a ausência do deputado Eduardo da Fonte na terra que produz o segundo maior volume de confecções do Brasil. 

Eventos importantes aconteceram, como a visita da governadora Raquel, à cidade, sem que o chefão do PP desse a cara. Nem a presença do filho de Da Fonte, também deputado federal, arrefeceu as desconfianças sobre um possível clima ruim entre ele e o prefeito Fábio. Aliás, só reforçou a percepção de que a lua de mel entre o gestor municipal e o deputado federal estava passando por um momento de tensão atribuído, possivelmente, à escassez ou abundância de numerário (emendas parlamentares). 

Da Fonte esteve nas fronteiras de Santa Cruz, na festa do morango de Brejo da Madre de Deus, mas nada de dar um pulinho na terra do padre Zuzinha, aproveitando a excelência das estradas que ligam as duas cidades.

Não faz muito tempo e os santacruzenses foram brindados com um carnaval fora de época: o anúncio de 5 milhões que o deputado Da Fonte conseguiu através de emendas parlamentares para irrigar o caixa do prefeito Fábio e assim, quem sabe, ele calaria os urubus da oposição que lhe cobram incessantemente uma obra importante iniciada no seu próprio governo. 

Obra relevante e de grande impacto social e político, já que, segundo a oposição, até agora, a administração municipal vive de recauchutar iniciativas de governos anteriores. De fato, a emenda milionária turbinaria a máquina municipal, mas, dela não se tem mais noticias. Não se sabe se o dinheiro veio, se não veio, se veio e a “secretária” disse que a cidade não precisava mais. Bom lembrar também o contratempo do deputado Diogo Morais com duas pedras no seu sapato: a dolorosa primeira suplência (faltaram-lhe míseros 80 votos) e, posteriormente efetivado, a condição de deputado oposicionista, o que lhe fecharia as portas do Palácio do Campo das Princesas, que tanto freqüentou no reinado do PSB.

Possivelmente resida aí o disparo do torpedo que balançou o casamento Fábio-Da Fonte. De repente, um deputado sem ação política em Santa Cruz do Capibaribe, tira o talão de cheque e premia a cidade com uma “megasena” de 15 milhões. Nem São Francisco de Assis seria capaz de tamanha generosidade. E principalmente, sem visar a nenhum interesse eleitoral, tão somente o desejo nobre de servir a um povo, de quem não recebeu votos. Caiu no colo do prefeito simplesmente a metade do hospital que ele não quis para a terra das gameleiras, vindo do deputado São Felipe Carreras. 

O amor político é lindo, mas o tempero das emendas parlamentares é que dá a liga para que o romance dure até que um deputado estadual órfão da máquina estadual busque a ajuda de um companheiro federal que lhe garanta duas coisas: uns milhões de emendas para alimentar suas bases e, consequentemente, “vingar-se” de um parceiro que tudo fez para lhe manter no ostracismo da suplência.

Agora, o prefeito Fábio anuncia o fim do romance político com o deputado Da Fonte. Primeiro, nenhuma surpresa, pelo que foi relatado acima e, segundo, porque um dos primeiros-ministros do governo Fábio, o vereador Flávio Pontes, abriu o jogo: ninguém dá ponto sem nó, ou seja, aquela alma política que destinou 15 milhões em emendas para a cidade quer reza, ou melhor, votos, justa e naturalmente. Ainda não foi oficialmente anunciado, mas a dupla de ataque do prefeito nos parlamentos estadual e federal deve ser agora o deputado federal que deu uma “Carreras” em Da Fonte, o Felipe, e, claro, o costureiro da peça, Diogo Morais, ambos do PSB, o que termina ensejando imaginações maldosas sobre os rumos partidários do prefeito. Não será surpresa se... Pelo menos por enquanto, é só Mainha no coração. Mas há sempre muito amor político para dar, conforme as conveniências e as jacas cortadas entre o agreste setentrional e o Cais do Apolo, 925.

No âmbito municipal, o fim do casamento causa apenas mudanças burocráticas na bancada do prefeito na Câmara Municipal, exceto para o vereador Carlinhos da Cohab, notório amigo de Da Fonte. Não há indicativo se ele continua no PP ou se segue com o prefeito para uma nova legenda. Carlinhos possivelmente se decepcionou com Eduardo no recente inferno astral que teve com o grupo mais próximo do prefeito. 

Mas, deixando o deputado, ele sabe que não vai mudar o desejo que o prefeito tem, junto com seus assessores, de tentar fazer, novamente, o que não conseguiram na recente eleição para conselheiros tutelares. “Aquela entrevista” é uma espinha de peixe atravessada na garganta. Outros vereadores não terão nenhum drama de consciência a enfrentar nem receio de que sejam alvos da máquina que privilegia alguns, incluindo secretários. Os milhões o prefeito tem, porque vêm de Brasília e o deputado Carreras tem força política, uma vez que lidera uma grande bancada, ironicamente, endossado pelo pepista Artur Lyra. Resta saber se os cochichos de Da Fonte não envenenam o humor político da governadora, de quem Fábio se diz aliado, e ela corta os ”vôos” diários da Caruaruense para Santa Cruz. O deputado pode ponderar para ela: “se ele fez isso comigo, que fiz de tudo pela candidatura do pai dele, inclusive enfiei uma perua na goela do PSB municipal, imagine com a senhora”..

Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA SAI EM DEFESA DE DÉBORA ALMEIDA

Depois de receber uma resposta dura do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, a um pronunciamento que fez na Assembleia Legislativa, a deputada Débora Almeida recebeu a solidariedade da governadora Raquel Lyra, do mesmo partido que ela, o PSDB.

A governante estadual afirmou que a ex-prefeita de São Bento do Una é séria e comprometida. Lembrou ainda que ela foi das primeiras que apoiou seu projeto político, vitorioso nas urnas, na eleição de 2022. 

No discurso de Álvaro, que repercutiu em todo o Estado, o deputado disse não ser subserviente. Muitos entenderam que a palavra foi um recado para Débora.

Assim, o presidente do Legislativo Estadual, passou a mensagem que é independente, não se curva ao Executivo, enquanto sua colega de partido faz o que é de interesse da governadora.

Álvaro, em seu discurso, criticou o governo e a presidente da Comissão de Finanças da Assembleia (Débora Almeida) pela omissão de mais de R$ 1 bilhão no orçamento estadual de 2024.

RAQUEL LYRA VAI A DUBAI COMO CONVIDADA DO PRESIDENTE LULA

 


A governadora Raquel Lyra estará na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. 

Esta será a primeira vez que ocorrerá um evento co-promovido pela presidência da COP focado em governos estaduais e municipais de todo o mundo, e a chefe do Executivo pernambucano terá a oportunidade de se apresentar na ocasião. 

Raquel vai integrar a comitiva do governo federal na COP 28, a convite do presidente Lula.

Até o momento, a governadora de Pernambuco é a única da região Nordeste convidada para falar no Local Climate Action Summit (LCAS), além de ser uma das poucas lideranças femininas dentro da rede Under2 Coalition - maior rede de governos subnacionais pelo Clima. 

“Essa agenda é importante porque precisamos cada vez mais entrar na rota da economia do futuro. A participação na COP será uma oportunidade única para apresentarmos a potencialidade do nosso Estado, anunciarmos ações e demonstrarmos de que maneira podemos contribuir para o desenvolvimento de boas políticas públicas de clima e crescimento sustentável”, aponta a governadora Raquel Lyra.

Ao todo, a governadora recebeu convites para palestrar em cinco eventos da COP 28, onde abordará temas como o fortalecimento das ações climáticas, investimentos para a preservação da caatinga, energia eólica, entre outros. 

Essa é a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que reúne os representantes dos países signatários do UNFCCC - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. A COP serve para revisar o comprometimento dos países com a Convenção, com o Protocolo de Kyoto e com o Acordo de Paris.

Foto: Janaína Pepeu/Secom