As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Fortaleza tem manhã de protesto contra reforma da previdência; ato também ocorre no Interior

Em Fortaleza, o protesto contra os atos do governo federal iniciou por volta das 8h30. A Avenida da Universidade, no Bairro Benfica, foi bloqueada por manifestantes. Os ônibus foram estacionados na via e tiveram os pneus esvaziados. Os passageiros tiveram que descer e procurar outros meios de transporte. Policiais do Batalhão de Choquefizeram a segurança no local, no cruzamento da Avenida da Universidade com Avenida 13 de Maio. 
Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também estiveram no cruzamento para orientar o tráfego. O trânsito no trecho ficou congestionado. 

Um reboque foi levado à Avenida da Universidade para retirar ônibus que bloquearam a via e alguns pneus foram trocados. Apesar do problema com alguns coletivos, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou em nota que as linhas de ônibus devem operar normalmente durante toda a sexta-feira. Contudo, o órgão disse que podem “ocorrer desvios ou paralisações momentâneas no trajeto das linhas que trafegam em direção ao Centro”. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), os ônibus não devem mais ser paralisados nesta sexta-feira (14). "Estamos indo para a concentração na Praça da Bandeira. Para participar do ato, da caminhada. Nenhum ônibus vai ser mais paralisado", disse Domingos Neto, presidente do sindicato.
Em nota, o Sindiônibus informou que os ônibus e os terminais operam normalmente em Fortaleza. 

Praças da Bandeira e do Ferreira - Na Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza, a concentração de manifestantes para o ato iniciou às 10h30. O cruzamento das vias General Sampaio e Meton de Alencar foi bloqueado. Na Praça do Ferreira, as lojas estão abertas. Os estabelecimentos comerciais foram fechados apenas durante a passagem do grupo de manifestantes.
Rodovias interditadas - Em Canindé, a BR-020 foi totalmente interditada na altura do km 309, às 08h55 de sexta, segundo a Polícia Rodoviária Federal. De acordo com o órgão, cerca de 250 manifestantes protestaram contra a reforma da Previdência. O ato foi pacífico. 
Já no município de Madalena, trabalhadores rurais e sindicalistas bloquearam a BR-020. 

No Ceará, há informações de atos nos municípios de Juazeiro do Norte, Monsenhor Tabosa, Itapipoca, Beberibe, Iracema, São Gonçalo do Amarante, Iguatu, Crateús, Sobral, Cedro, Jaguaribe, Baturité, Quixadá, Russas, Quixeramobim, Tauá e Paracuru.

*** Informações com Diário do Nordeste

Tribo da amazônia vence processo contra empresa de petróleo e salva milhões de hectares de floresta tropical

O governo equatoriano pretende perfurar mais de 7 milhões de acres para extrair petróleo na Amazônia equatoriana, mas essa ideia foi interrompida depois que o povo indígena Woorani ganhou um julgamento histórico contra as companhias de petróleo.

Eles conseguiram impedir a perfuração de meio milhão de acres de seu território da floresta amazônica. Eles também conseguiram interromper o leilão de 16 blocos de petróleo que cobrem mais de sete milhões de acres da floresta tropical.


O governo do Equador realizou um processo de diálogo com o povo Waorani em 2012, mas finalmente foi declarado nulo, impedindo que grandes companhias de petrólio explorem seu território disponível.

Este é um importante precedente para os direitos indígenas na Amazônia. Essa semana, o tribunal reconheceu um padrão de táticas enganosas, má-fé e manipulação na tentativa do governo equatoriano de tomar posse as terras do povo Waorani para a extração de petróleo.
Este é um grande passo em frente na batalha para garantir que os direitos dos povos indígenas sobre suas terras sejam respeitados. Garantir os direitos dos povos indígenas a decidir sobre seu futuro e dizer "não" a projetos extrativistas destrutivos é fundamental para proteger a floresta amazônica e impedir as mudanças climáticas.
Esta decisão, decidida pelo painel de três juízes do Tribunal Provincial de Pastaza, estabelece um precedente legal chave para os direitos indígenas e para a proteção da floresta tropical.

O porta-voz do Waorani de Pastaza, fez a seguinte declaração:
“O governo tentou vender nossas terras para as companhias petrolíferas sem a nossa permissão. Nossa floresta tropical é a nossa vida. Nós decidimos o que acontece em nossas terras. Nunca venderemos nossa floresta para as companhias de petróleo. Hoje, os tribunais reconheceram que o povo Waorani e todos os povos indígenas têm direitos sobre nossos territórios que devem ser respeitados. Os interesses do governo no petróleo não são mais valiosos que nossos direitos, nossas florestas, nossas vidas”.

ATÉ TU, REVISTA VEJA?


DEPUTADA CHAMA MINISTRO DA JUSTIÇA DE CRIMINOSO

Natural de Fortaleza, deputada federal pelo Distrito Federal, Erika Kokay, é psicólogo, bancária, sindicalista.

Está no terceiro mandato e em 2018 foi a segunda mais votada pelo distrito federal. Na Câmara, já presidiu a Comissão dos Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor.

Esta semana, em Brasília, Erika Kokay fez um discurso duro contra o ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Abordou as revelações que têm vindo a público ultimamente sobre a conduta do ex-juiz de Curitiba. Destemida, a deputa petista chamou Moro, com todas as letras, de C-R-I-M-I-N-O- S-O.

Assista o vídeo com o discurso da parlamentar:

Rogério Lopes Tecidos


ASSOCIAÇÕES DE JUÍZES PEDEM A LIBERDADE DE LULA


A ASSOCIAÇÃO JUÍZES PARA A DEMOCRACIA – AJD e ASSOCIAÇÃO LATINOAMERICANA DE JUÍZES DO TRABALHO - ALJT, entidades cujas finalidades abrangem, com destaque, o respeito absoluto e incondicional aos valores próprios do Estado Democrático de Direito, têm o compromisso de lutar, de forma intransigente, por uma democracia sólida e comprometida com a justiça, com a redução das desigualdades, com a dignidade da pessoa humana e com o fortalecimento da participação popular democrática e do bem estar da população, como exige a nossa Constituição, e por isso vêm a público manifestar-se diante das informações divulgadas pelo jornal The Intercept Brasil, na reportagem publicada na data de hoje, sobre comunicações realizadas entre o procurador federal Deltan Dallagnol e o atual Ministro da Justiça Sergio Moro.

As denúncias contidas em tal reportagem revelam que quando ainda exercia função de Juiz na operação Lava-Jato, o atual Ministro Sérgio Moro aconselhou, ordenou, e, em determinados momentos, agiu como órgão acusador e investigador, num verdadeiro processo inquisitorial. A notícia revela seletividade, discriminação e violações de direitos humanos e princípios constitucionais, algo que já vem sendo insistentemente denunciado por nossas entidades.

No curso dos processos que culminaram com a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, a fixação da elástica competência do órgão jurisdicional que concentrou os julgamentos relativos à operação Lava Jato, ao arrepio das normas processuais aplicáveis e do devido processo legal; o abandono do elementar princípio da congruência entre denúncia criminal e sentença e a não demonstração com prova robusta de todos os elementos constitutivos do tipo penal invocado na imputação, como no caso do ato de ofício para a caracterização de corrupção passiva, além de critérios ad hoc, exóticos e inéditos de dosimetria da pena definida, já indicavam a possibilidade, a probabilidade e a razoabilidade da percepção da prática de lawfare.

As denúncias trazidas a público na data de hoje confirmam isso, revelando uma relação promíscua e ilícita entre integrante do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Não há falar em Democracia, sem um Poder Judiciário independente, imparcial e comprometido com o império dos direitos humanos e das garantias constitucionais, sobretudo o devido processo legal e a presunção de inocência, para a realização de julgamentos justos, para quem quer que seja, sem qualquer discriminação ou preconceito, sem privilégios ditados por códigos ocultos e sem a influência de ideologias políticas ou preferências e crenças pessoais. 

É absolutamente imprescindível e urgente, portanto, para o restabelecimento da plena democracia e dos princípios constitucionais no Brasil, a declaração de inexistência de todos os processos que se desenvolveram em razão da Operação Lava-Jato, inclusive daqueles que determinaram as condenações e a prisão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por flagrante violação ao artigo 254, IV, Código de Processo Penal e à Constituição da República.

A AJD e a ALJT, considerando que tais fatos não foram negados na nota expedida por Sérgio Moro, exigem a imediata soltura do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de todas as vítimas do processo ilícito relevado pelos diálogos que vieram a público na data de hoje, bem como a exoneração do Ministro Sérgio Moro e investigação dos integrantes do Ministério Público Federal referidos na aludida reportagem, atos essenciais para a retomada do Estado Democrático de Direito em nosso país,  condição para a superação da crise político-institucional em curso e o retorno à normalidade democrática. 

Brasil, 14 de junho de 2019.

OAB recomenda que Sergio Moro e Dallagnol se afastem dos cargos

São Paulo – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou nesta segunda-feira (10) uma nota em que recomenda por unanimidade que Sergio Moro se afaste do cargo de Ministro da Justiça e e Deltan Dallagnol do cargo de procurador da Lava Jato.

Apesar de não citar nominalmente os envolvidos, a nota deixa clara a referência ao caso das mensagens privadas, divulgadas neste domingo pelo site The Intercept, que mostram coordenação irregular entre o então juiz federal e o procurador, responsável pela Lava Jato em Curitiba.

A mesma recomendação para Moro também foi feita hoje pelo presidente da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

Deputados de oposição também planejam apresentar requerimentos para convocar o ministro a dar esclarecimentos ao Congresso.

exame.abril.com.br

Exclusivo: Carlinhos da Cohab denuncia Joselito por promoção pessoal com dinheiro público

Na tarde desta sexta-feira (14/06) o vereador oposicionista Carlinhos da COHAB denunciou o Secretário de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, Joselito Pedro, por promoção pessoal com dinheiro público feito no 'São João da Educação' que já está sendo chamado do 'São João do Joselitão'.

A festa aconteceu na noite desta quinta-feira (13) na casa da criança onde Samya Maia fez a festa para funcionários da educação e convidados do secretário. De acordo com o vereador, copos com a foto do secretário foram distribuídos para o público que compareceu a festa promovendo Joselito que tem seu nome citado como um dos possíveis candidatos a prefeito de santa cruz pela ala situacionista.

A festa que segundo o vereador foi paga com recursos oriundos do poder público deveria ter caráter educativo e cultural e não para promoção de um pré candidato a prefeito do município.





Queremos deixar claro que nosso Blog está a inteira disposição do Secretário Joselito Pedro ou da assessoria da prefeitura de Santa Cruz para maiores esclarecimentos. 

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Prefeito Lero entrega Ducato ao TFD comprada com dinheiro da venda do carro de seu gabinete

O povo de Taquaritinga do Norte agora tem mais um motivo para comemorar. O prefeito Ivanildo Lero apresentou nesta segunda-feira (10/06), o novo veículo que fará o transporte dos pacientes que precisam realizar o Tratamento Fora do Domicílio, o TFD.

O carro que custou cerca de 170 mil reais e foi comprado com recurso próprio e a venda da Blazer do gabinete do prefeito que preferiu abrir mão de privilégio para beneficiar a população.  Com isso, a Saúde do município terá um carro de última geração e muito confortável para fazer o transporte dos pacientes que necessitarem tratamento fora de domicílio. 

De acordo com Lero, esse veículo vai dar comodidade aos pacientes e melhorar o serviço prestado pela secretaria aos cidadãos. "Nosso governo está sempre pensando no próximo e nas pessoas que vão cuidar de sua saúde fora de nosso município. Então vendo essa situação não pensei duas vezes.  Poliana nos contando da necessidade de ter um carro mais confortável e que desse mais dignidade aos pacientes. Então de imediato coloquei a leilão o corro do gabinete que era de uso do prefeito, fizemos o complemento e adquirimos esse carro Ducato de última geração e muito confortável para que dessa forma pudéssemos dar mais dignidade as pessoas que vão cuidar de sua saúde no Recife. To muito feliz e muito alegre e agradecendo muito a Deus primeiramente por ter tomado a decisão certa", falou Lero.

O veículo amplia a frota adquirida na atual gestão e será utilizado pelo serviço de transporte para pacientes em tratamento fora do domicílio (TFD).










O POTENCIAL DO ESCÂNDALO DA "VAZA JATO

Do blog de Renato Rovai (foto):
Um leigo pode achar isso algo nem tão importante. Mas é uma bomba que vai colocar o caso da prisão de Lula e do golpe contra Dilma Rousseff em destaque internacional não apenas do ponto de vista midiático, mas jurídico.
Os maiores juristas do mundo vão querer conhecer o conteúdo dessas conversas e tramas entre um juiz e seus acusadores. E vão se voltar para o veredicto contra Lula. Que é algo que, como apontamos desde sempre, não fica em pé.
Mas essa é apenas uma parte da história e que por isso só já requer investigação sobre os procedimentos de Moro e de Dallagnol. E que poderiam transformá-los em réus em processos judiciais. Réus em processos nos quais poderiam ser condenados e ter de cumprir pena.
Mas ao que tudo indica os grampos do conluio têm potencial ainda mais explosivo.
Moro e Dallagnol não teriam conversado sobre o processo apenas entre eles. Ambos teriam também se relacionado com políticos, empresários e outros envolvidos em escândalos. E esses áudios, vídeos e textos estariam para ser publicados em novas reportagens do The Intercept.
A depender do conteúdo delas, ambos estarão liquidados.
Moro e Dallagnol podem ter conversas reveladas que exporiam as entranhas da maior fraude da história da República. Com quem falaram. Vamos a algumas hipóteses: Palocci? Aécio Neves? Empreiteiros que acertaram delações? Bolsonaro? Juízes do TRF 4? Os filhos do Roberto Marinho? FHC? Xuxa? Pelé? Ratinho?
Todos os nomes acima são apenas suposições. Eles podem ter falado com centenas de pessoas que direta ou indiretamente teriam relação com o processo de Lula ou de outros investigados. Pelo que tem tuitado o jornalista Glenn Greenwald tudo isso será revelado em áudios, vídeos e textos nos próximos dias.
Se isso vier a ocorrer a Vaza Jato tende a ser um escândalo ainda mais potente do que a Lava Jato. Porque desnudará toda a engrenagem que destruiu a economia e a democracia brasileira. Os próximos dias serão tensos. Moro e Dallagnol sabem melhor do que todos nós o quanto.

NOVILÍNGUA DA DIREITA BRASILEIRA

Em 1949 o escritor inglês George Orwell publicou o livro "1984", uma obra de ficção que na verdade era uma crítica ácida aos descaminhos da revolução russa e ao socialismo burocrático instalado em diversos países do mundo. No livro, o autor cita a "Novilíngua", um termo criado pelo regime totalitário para distorcer a realidade.

No Brasil atual, com um governo de extrema direita e parte da população emburrecida pelos meios de comunicação e mau uso da internet, também está sendo criado uma nova língua, para disseminar mentiras e confundir a cabeça do povo.

O texto abaixo, genial, de autoria desconhecida, foi intitulado de "Novilíngua da Direita Brasileira". É imperdível.

PATRIOTA. Aquele que apoia a privatização ou a venda de empresas estatais e de riquezas naturais para grupos estrangeiros.

CIDADÃO DE BEM. Homem branco, hétero e de classe média que defende o porte de armas e a sonegação de impostos. 

ESTUDANTE. Jovem maconheiro facilmente influenciável por ideias de esquerda. 

PROFESSOR. Doutrinador comunista que promove greves e surubas em horário de trabalho.

UNIVERSIDADE PÚBLICA. Local de balbúrdia onde as pessoas andam nuas, consomem drogas e se deixam manipular por doutrinadores de esquerda.

CIENTISTA. Pessoa que recebe dinheiro público para promover pesquisas sem importância que não geram retorno financeiro.

EMPRESÁRIO. Único profissional responsável pelo desenvolvimento do país, apesar de massacrado pelos impostos do Estado e tolhido pelos direitos trabalhistas.  

POBRE. Pessoa que não se esforçou o bastante; vagabundo; procrastinador. 

GAY. Pederasta depravado; bicha louca; pedófilo; indivíduo pervertido que ainda não aceitou Jesus. 

FEMINISTA. Mulher que não gosta de homem e não depila as axilas. 

INDÍGENA. Pessoa que ocupa grandes porções de terra sem pagar impostos, sem trabalhar e sem gerar receita ao Estado. Diz-se também do brasileiro que se aproveita de sua aparência física para requisitar o direito a territórios que, por direito, deveriam pertencer ao agronegócio.

IMIGRANTE. Pessoa estrangeira de má índole, proveniente de países do Terceiro Mundo, que vem ao Brasil para tirar o emprego de brasileiros e estuprar as mulheres (OBS: Não se enquadram nessa classificação imigrantes de pele clara e olhos azuis provenientes de países europeus como Itália e Alemanha).

MOVIMENTO NEGRO. Organização formada por pessoas (de cor) ressentidas que se dedicam a promover o racismo reverso na sociedade; grupo de pessoas (de cor) que não se colocam em seu devido lugar. 

MACUMBEIRO. Pessoa adepta de seitas como candomblé e umbanda, que cultuam demônios e praticam a magia negra e o sacrifício de animais e seres humanos.

NORDESTINO. Brasileiro nascido ou residente na região nordeste do país e dotado de pouca inteligência, bem como de pouca inclinação ao trabalho. Não obstante, apresenta tendências esquerdistas na política.

DITADURA MILITAR. Suposto período histórico que teria vigorado no Brasil de 1964 a 1985. O mito da ditadura foi inventado por professores de esquerda com o objetivo de desqualificar o governo de militares abnegados e honestos que livraram o Brasil do comunismo. 

DEMOCRACIA. Regime de governo corrupto que só beneficia a classe política em detrimento da família, da tradição e da propriedade.

DIREITOS HUMANOS. Organização de esquerda criada para defender criminosos e vagabundos de toda sorte. 

DESEMPREGO. Opção de quem não gosta de trabalhar ou não possui a competência e a qualificação exigidas pelo mercado.

MANIFESTAÇÃO POLÍTICA. O mesmo que baderna (OBS: A exceção fica por conta das manifestações de classe média que pedem intervenção militar, feitas geralmente aos domingos e compostas por famílias vestidas em camisas amarelas e portando bandeirinhas do Brasil como prova inequívoca de seu patriotismo). 

VENEZUELA. O inferno na Terra. Uma espécie de Cuba com petróleo. Uma Coreia do Norte com belas candidatas a Miss Universo. República de bananas comandada por uma ditadura sanguinária financiada pela União Soviética e pelas verbas do BNDES durante o regime lulopetista. 

ESTADOS UNIDOS. País exemplar para onde todos os brasileiros querem se mudar um dia. Terra da liberdade em que as leis funcionam e a segurança impera porque os cidadãos de bem podem andar armados.

BRASIL. País desprezível formado majoritariamente por gente pobre, ignorante e preguiçosa. Nação historicamente fadada ao atraso e ao subdesenvolvimento devido à falta de capacidade empreendedora de sua população. 

BRASILEIRO. Adjetivo pejorativo usado para desqualificar o que quer que seja (um filme, um escritor, um destino turístico etc). Sinônimo de pobreza, falta de caráter e indolência. "Só podia ser brasileiro mesmo".

FILÓSOFO. Tipo de pensador inexistente no Brasil, dada a nossa incapacidade de produzir reflexões profundas (OBS: Olavo de Carvalho é uma exceção, podendo ser considerado o único filósofo brasileiro, entre vivos e mortos).

ARTE. Suposta atividade criativa humana que só interessa a uma pequena elite intelectual de esquerdistas pernósticos. 

ARTISTA. Indivíduo que se dedica à vadiagem, usando a arte como justificativa para sua condição de sanguessuga do dinheiro público. 

CULTURA POPULAR. Arte de pouca ou nenhuma qualidade e importância; coisa de pobre.  

MUSEU. Local geralmente público e entulhado de velharias inúteis que não interessam a ninguém. 

POLITICAMENTE CORRETO. Designa a conduta criada pela patrulha de esquerda para coagir e constranger pessoas espontâneas que falam o que todo mundo pensa mas não têm coragem de verbalizar.  

EDUCAÇÃO SEXUAL. Disciplina escolar criada por professores esquerdistas para ensinar pornografia às crianças, minando assim os valores da família cristã. Tal disciplina estava contida no famigerado kit gay (que o educador Paulo Freire escreveu a pedido do ministro Fernando Haddad durante o governo Lula e que vinha sendo distribuído nas escolas brasileiras). 

TRABALHO ESCRAVO. Lenda urbana inventada pela esquerda com o intuito de prejudicar a imagem de empresários sérios e honestos; todo tipo de trabalho que um esquerdista se recusa a fazer. 

SINDICATO. Grupelho de pessoas desocupadas que usa os trabalhadores como massa de manobra para beneficiar eleitoralmente os partidos de esquerda. 

IMPRENSA. Designação coletiva dos veículos de comunicação controlados pela União Soviética e dominados pela ideologia marxista-leninista de seus funcionários. 

FUNCIONÁRIO PÚBLICO. Pessoa ociosa sustentada pelo dinheiro dos nossos impostos para jogar paciência ou tomar cafezinho em repartições públicas decrépitas e sem muita utilidade. 

PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT). Organização criminosa criada exclusivamente para dilapidar os cofres públicos e instaurar o socialismo no Brasil.

SOCIALISMO. O mesmo que comunismo.

COMUNISMO. Regime totalitário de esquerda implantado no Brasil em 2003 e que vigorou até 2016. Historiadores monarquistas sustentam, no entanto, que o comunismo teria sido implantado em 1889, com a Proclamação da República.

ESQUERDISTA. O mesmo que petista. 

PETISTA. O mesmo que comunista.

COMUNISTA. Pessoa que não trabalha ou que vive exclusivamente de cargos públicos e boquinhas; indivíduo pervertido que defende a educação sexual para crianças, a ditadura gay e o aborto; ateu de esquerda que se dedica a difamar a Bíblia e a destruir os valores da família cristã.

JORNALISTA AMERICANO ABALA A REPÚBLICA DE CURITIBA

Um jornalista americano, Glenn Greenwald, publicou três reportagens num site denominado The Intercept de conteúdo altamente explosivo.
Com base em áudios que captaram conversas entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, repórter mostra nas reportagens que esses dois personagens, que chegaram a ser tidos como heróis na Operação Lava Jato, tiveram na verdade um comportamento criminoso, afrontando a Lei, combinando jogadas para prejudicar a então presidenta Dilma e o ex-presidente Lula e fazendo armações dignas de políticos rasteiros para prejudicar o Partido dos Trabalhadores.
Áudios desnudam Moro e Dallagnol desde o período pré-impeachment, até a eleição de 2018, quando o ex-juiz de Curitiba também armou para impedir a vitória de Fernando Haddad.
Sérgio Moro, como se sabe, terminou sendo premiado pelo trabalho sujo com o cargo de Ministro da Justiça do Governo Bolsonaro.
Tivesse o Brasil uma democracia sólida, fosse um país tão sério quanto a França, os Estados Unidos, a Alemanha ou a Itália, Moro hoje não seria mais ministro e tanto ele quanto Deltan Dallagnol poderiam ser presos.
Os fatos divulgados são tão sérios que se realmente a justiça do país funcionasse Lula seria solto hoje mesmo, já que reportagens e áudios comprovam que o próprio procurador sabia da inocência do ex-presidente e forjou a culpa, em combinação com o então juiz.
O STF, se tivesse peito, anularia a eleição. O Supremo Tribunal de Justiça e o TSE também poderiam fazer isso.
Como estamos no Brasil, porém, não duvidem que o escândalo pode acabar em pizza.
* Até o momento o único integrante do Supremo Tribunal Federal a se pronunciar foi o ministro Marco Aurélio. Ele disse que a colaboração entre Moro e Dallagnol coloca em dúvida, principalmente ao olhar do leigo, a imagem da justiça brasileira.
Jornalista Glenn Greenwald avisou desde ontem que vem mais por aí: além do procurador e do ex-juiz, mais gente deve aparecer nos áudios. Políticos, outros agentes do judiciário e profissionais de imprensa devem aparecer na trama. Os que fazem a Rede Globo devem estar pisando em ovos.

REINALDO AZEVEDO DEFENDE DEMISSÃO DE SÉRGIO MORO

Jornalista Reinaldo Azevedo defende, em artigo publicado no Portal UOL,  a demissão imediata de Sergio Moro, que a seu ver forjou uma acusação contra o ex-presidente Lula e, com isso, fraudou a eleição presidencial de 2018. "É evidente que Sérgio Moro, ministro da Justiça, tem de pedir demissão. De grande paladino do combate à corrupção, tornou-se hoje não um peso morto, mas um peso ativo, de fato, no governo Bolsonaro. Ele mais dificulta do que facilita o andamento da gestão, escreveu Reinaldo, que ficou conhecido no país pela sua aversão ao Partido dos Trabalhadores. Foi ele quem criou o termopetralha, hoje largamente utilizado pelos antipetistas.

Reinaldo Azevedo questionou: “Como é que se vai ter um superministro da Justiça depois do que se sabe — e do que se sabe até agora; vem mais coisa — de sua atuação como juiz? Quem vai confiar em Moro como interlocutor? Na condição de titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, ele não atuou com a imparcialidade de um juiz. Ele se associou ao Ministério Público para aparelhar o processo político e responde, sim, em grande parte, pela razia que aí está e pela crise política que vivemos".

AFASTAMENTO - Na Câmara Federal, o presidente da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), defendeu que o ministro da Justiça , Sergio Moro, deveria se afastar voluntariamente do cargo até que se esclareça a suposta colaboração entre o então juiz e procuradores da Lava Jato.

Para deputado, que é advogado e professor de Direito Constitucional, o afastamento de Moro não só seria a melhor atitude para não tumultuar ainda mais a discussão da reforma da Previdência, mas também garantiria "liberdade de investigação" à Polícia Federal, uma vez que o ministro controla a instituição.

A revelação das supostas conversas entre Moro e o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, foi feita pelo site Intercept Brasil no domingo, com base noque diz ser arquivos recebidos de uma fonte anônima.

*Com informações da Reuters e UOL.