As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa no próximo sábado (08) em Taquaritinga do Norte


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente e o Ministério da Saúde lançará próximo sábado (08) a campanha de vacinação contra a poliomielite no município. A mesma seguirá até o dia 21 de junho e tem como objetivo vacinar crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos de idade.

A meta da campanha é manter a erradicação da Poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio de disseminação do Vírus vacinal no meio ambiente. As equipes dos postos de saúde da família de Vila do Socorro, Pão de Açúcar, CAIC, Ana Luiza, Gravatá, Jerimum abrirão as portas próximo sábado (08), dia “D” da campanha, com o intuito de vacinar um grande número de crianças, além de uma equipe extra no centro Comercial Demétrio Paes de Andrade das 8h às 17h.

Só destacando, que é de suma importância levar o cartão de vacina.


SAIBA MAIS

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.

A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

A poliomielite foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos.

Sintomas

O período de incubação varia de 5 a 35 dias, com mais frequência entre 7 e 14 dias.

Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite pode ser assintomática. Isso não impede sua transmissão, pois é eliminado pelas fezes e pode contaminar a água e os alimentos.

Quando se manifestam, os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção.

* Síndrome pós-pólio atinge vítimas de paralisia infantil, provocando fraqueza muscular e fadiga intensa na vida adulta

Nas formas não paralíticas, os sinais mais característicos são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite. Na forma paralítica, quando a infecção atinge as células dos neurônios motores, além dos sintomas já citados, instala-se a flacidez muscular que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

Vacina

Existem duas vacinas contra apoliomielite. A VPO-Sabin, ou vacina da gotinha, faz parte do Calendário Básico de Vacinação. Ela deve ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade. Até os cinco anos, as crianças devem receber doses de reforço anualmente.

A vacina Salk, administrada por via intramuscular, é indicada para pessoas expostas, com baixa imunidade, ou que viajarão para regiões onde o vírus ainda está ativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail