Com uma boa grade de artistas locais e renomados, estrutura invejável e uma organização impecável, Gravatá reviveu seus grandes festejos juninos do passado. Na sexta-feira, véspera de São João, bateu Caruaru em público e animação. Entre as atrações, o romantismo de Leonardo, que arrastou uma multidão. A Polícia Militar calculou 45 mil pessoas, sete mil a mais que Caruaru, segundo a mesma PM. Trocando em miúdos, Gravatá deu um banho na capital do forró.
O comércio faturou bastante. A rede hoteleira teve ocupação de 100%. Foi difícil achar vaga nos principais e mais visitados restaurantes da suíça pernambucana. Os taxistas voltaram a viver bons momentos, que não se viam há muito tempo na movimentação da economia local. “Que venham outras grandes festas como essa, porque Gravatá é uma cidade turística e vive de eventos para movimentar a sua economia”, disse o taxista José Soares Bezerra.
Para ele, não fosse o tino e a visão administrativa do prefeito Joaquim Neto (PSDB), Gravatá teria ficado às moscas, como nos últimos festejos juninos da cidade. Presente no camarote oficial sexta-feira passada, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, saiu de lá encantado. “Nunca vi tanta gente, uma festa impecável”, disse ele, acrescentando que o sucesso junino na cidade se deve à capacidade empreendedora do prefeito e sua equipe.
Residente em Brasília, o empresário Francisco de Assis Castanheira contou que antes de curtir o São de Gravatá havia passado em Campina Grande, Caruaru e Serra Negra, em Bezerros. “De tudo que vi, Gravatá foi a melhor”, afirmou. O prefeito Joaquim Neto disse que seu grande desafio foi resgatar uma festa do porte do São João num momento em que o País enfrenta uma das suas mais graves crises da sua história. “Mas atraímos patrocinadores e estamos felizes por injetar tantos recursos na economia durante os festejos”, afirmou.
Se Gravatá comemora com razão e euforia o sucesso junino, o mesmo não pode ser dito em relação a Caruaru. Ali, nem na abertura, que tradicionalmente atrai cem mil pessoas, havia um público expressivo. Segundo a Polícia Militar, apenas 38 mil pessoas. Os próprios aliados da prefeita tucana comentavam em reserva que Caruaru viveu um dos piores São Joãos da sua história. Uma largada terrível para uma prefeita que gerou tamanha expectativa em nome da mudança.
VAIAS E APLAUSOS– No improvisado e desarrumado São João de Caruaru, o pior dos últimos anos, houve espaço até para música eletrônica em meio à polêmica entre forró pé de serra e sertanejo, que ganhou repercussão nacional com declarações de artistas como Elba Ramalho, Alcymar Monteiro e Marília Mendonça. No repertório do DJ, hits como "Hear Me Now", "Never Let Me Go" e o remix "Fuego". Durante o show, Alok introduziu o som do pífano e de Luiz Gonzaga para tentar entrar no clima junino. Para ele, tocar no São João é uma forma de quebrar paradigmas em sua carreira. "Essa é a primeira vez que toco em uma festa junina. Minha carreira é uma quebra de barreiras desde que entrei um pouco no ramo do sertanejo. Espero que as pessoas entendam que estou trazendo o meu melhor, preparei algo especial e tenho muito respeito por estar aqui", disse, entre vaias e aplausos.
Reforçando palanque de aliado–
Animado com a pesquisa do Instituto Opinião, na qual o candidato do PTB a prefeito de Belo Jardins nas eleições suplementares, Hélio dos Terrenos, abre 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o ex-vice-prefeito Luiz Carlos (PSB), o senador Armando Monteiro (PTB) cumpre, hoje, extensa agenda de campanha na cidade ao lado do postulante trabalhista. Para o senador, a liderança de Hélio não o surpreendeu. “Ele se revelou uma liderança de massas e já na eleição passada foi o segundo mais votado”, afirmou.
Seca ameaça geração de energia– O lago da Usina Hidrelétrica de Sobradinho atingiu seu ponto mais crítico devido ao prolongamento da seca no São Francisco: está com apenas 15% da sua capacidade total. Na mesma época do ano passado, o reservatório estava com quase 27% da capacidade. Até a metade de junho, entravam no lago 500 metros cúbicos de água por segundo e saíam 700 metros cúbicos. Desde a semana passada, o operador nacional do sistema elétrico, em conjunto com a Agência Nacional de Águas e os representantes dos usuários, decidiram reduzia a vazão para 600 metros cúbicos por segundo. Novas medidas podem ser tomadas nos próximos meses.
Prejuízo da Lava-Jato - Além do pagamento de propina a políticos, as delações da Odebrecht na operação Lava Jato também trouxeram à tona o prejuízo causado pelo atraso de obras públicas. Das cinco obras citadas em Pernambuco, duas não foram concluídas e representam obstáculos para o avanço econômico, político e social do estado. As outras três, apesar de já finalizadas, também trazem, em seu passado recente, os atrasos na entrega motivados pela criação de cartéis ou de repasses financeiros ilícitos. Uma das obras inacabadas é o Centro Integrado de Ressocialização (CIR), em Itaquitinga, idealizado para ser o maior complexo prisional do Estado, com capacidade para abrigar 3,5 mil detentos em 15 pavilhões.
Mico em Arcoverde –
Em Arcoverde, a polêmica junina ficou por conta da prisão do ator Fábio Assunção. Segundo Wanderley de Carvalho, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, o ator agrediu pessoas e desacatou policiais. Ele também teria quebrado um dos vidros da viatura em que foi levado. Após ser ouvido em uma audiência de custódia, ele pagou fiança e foi liberado. Nas redes sociais, o ator afirmou: "Lamento muitíssimo o ocorrido em Arcoverde. Era uma noite de celebração. Tínhamos acabado de exibir nosso documentário filmado no sertão pernambucano no palco principal do festival de São João. Então fomos com a equipe confraternizar e a situação saiu do controle. Infelizmente, aconteceu uma briga. Errei ao me exceder. Não fiz uso de nenhuma droga ilícita - o que será comprovado pelo exame toxicológico que eu mesmo pedi para ser feito”.
NO PODEMOS– O advogado Antônio Campos fez uma festa política para comemorar seu aniversário, sábado passado, em Gravatá. Acompanhado da noiva Luciana Hazin e dos filhos Marco Antônio e Luis Felipe e da mãe Ana Arraes, ficou com a casa lotada. Presenças do senador Armando Monteiro, do ministro Bruno Araújo, do deputado federal Ricardo Teobaldo, deputado estadual Silvio Costa filho e o presidente da Câmara de Olinda, Jorge Federal, dentre outros. No próximo sábado, ele se filia ao Podemos, em Brasília, e participa no domingo da Convenção Nacional em São Paulo, quando será eleito membro do diretório nacional.
MISSA DO VAQUEIRO–A 76ª Missa do Vaqueiro de Petrolina foi realizada, ontem, às margens do Rio São Francisco, atraindo mais de 10 mil pessoas, dentre elas, centenas de homens e mulheres do campo montados a cavalo, para acompanhar um espetáculo de fé e exaltação da cultura sertaneja. Trajados com gibão e chapéu de couro, os vaqueiros, antes da cerimônia religiosa, saíram do Estádio Paulo Coelho em cavalgada pelas ruas da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail