Há cerca de 50 anos no poder, se reversando entre a prefeitura de Belo Jardim, e mandatos de deputado federal e estadual, além de nove meses governando o estado, a família Mendonça se ver agora fora de qualquer mandato.
O povo simplesmente já havia dado o recado ao ex governador Mendonça Filho, que saiu do palanque da frente popular achando que tinha força para se eleger senador no campo das oposições, quebrou a cara. Além de perder a eleição de senador, Mendonça não conseguiu eleger seu filho Vinícius Mendonça deputado federal e sua irmã a empresária Andréa Mendonça para ALEPE, onde a família não tem um representante a quase uma década.
Uma briga no clã Mendonça foi o início da derrocada da família na política. Andréa foi candidata a prefeita de Belo Jardim, em 2012, terra da família. Antes, já começava um atrito no clã Mendonça. A irmã de Mendoncinha, que já foi secretária de Turismo, Cultura e Paisagismo do município, disputou a vaga para comandar a cidade localizada no Agreste, entre outros candidatos, com o primo João Mendonça. João, na época da ruptura com a família, alegou falta de espaço político e chegou a falar que era preciso mudar o estilo de fazer política.
João, que já foi prefeito de Belo Jardim por quatro mandatos, perdeu o mandato por ter sido condenado pela Justiça por improbidade administrativa. Ele já chegou a dizer que “os poderosos de Belo Jardim não aceitam minhas vitórias” e afirmou que é perseguido politicamente. Hoje Belo Jardim ver as duas famílias tradicionais da política local sem nenhum representante em lugar nenhum (os Mendonça e os Cintra Galvão), acabando assim com o duelo entro o pavão misterioso e a baraúna, como eram conhecidos seus maiores líderes nos tempos de glória das duas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail