A violência da Polícia Militar, quando dos protestos de sábado passado, no Recife, repercutiu negativamente em todo o Brasil. Foi destaque em jornais, sites, blogs, vídeos se espalharam pelas redes sociais e a TV Globo abordou o assunto nos seus telejornais.
Entidades de imprensa, OAB, líderes partidários e diversas personalidades e instituições cobraram uma posição do governador Paulo Câmara, em relação ao aparato repressivo utilizado pela PM.
Câmara, na verdade, reagiu desde o primeiro momento, afastou os envolvidos e o episódio culminou com queda do comandante da Polícia Militar de Pernambuco, Vanildo Maranhão. No seu lugar assumiu o coronel José Roberto Santana, que foi recebido hoje pela manhã, no Palácio, pelo governador.
“A Polícia Militar vai continuar cumprindo o seu papel, protegendo o cidadão e atuando firmemente contra a criminalidade, mas, acima de tudo, respeitando as ações democráticas. O coronel José Roberto tem grande experiência e já atua há muitos anos na corporação. Ele sabe o que tem que ser feito para que Pernambuco possa avançar, fazendo com que a cultura da paz predomine no nosso Estado”, disse Paulo Câmara após conversar com o novo comandante da PM.
De acordo com o novo comandante, serão dias de muito trabalho, e com o apoio da corporação, dos oficiais e dos praças, o desafio será cumprido. “Juntos, faremos com que o Pacto Pela Vida alcance todas as metas e objetivos. A instituição Polícia Militar continuará garantindo a segurança e a cidadania do povo pernambucano”, disse o coronel José Roberto.
Por sua vez, o secretário estadual de Defesa Social, Antonio de Pádua, reiterou que o novo comandante é um grande conhecedor do Pacto Pela Vida e vem trabalhando nos últimos anos com muita dedicação à redução dos números da criminalidade no Estado. “Além de oficial, o comandante também tem experiência anterior em planejamento e estratégia”, finalizou Pádua. O secretário estadual da Casa Civil, José Neto, também participou da reunião no Palácio das Princesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail