Fato inédito na história política de Pernambuco, oito mulheres estarão disputando cargos majoritários na eleição deste ano.
As mulheres estão ocupando tal espaço na cena política estadual, que uma chapa 100% feminina estará na disputa pelo governo: Raquel Lyra (PSDB) tentará chegar ao Palácio das Princesas tendo como vice a deputada Priscila Krause (Cidadania).
São duas políticas conhecidas, de famílias tradicionais de políticos, que já conquistaram diversos mandatos nas urnas.
Elas têm chances reais de chegar ao segundo turno da eleição.
O PSOL, partido mais à esquerda, terá Eugênia Lima como candidata ao senado.
Pré-candidato do partido União Brasil, Miguel Coelho escolheu como companheira de chapa a deputada Alessandra Vieira. Parlamentar tem suas bases no Agreste, em especial no município de Santa Cruz do Capibaribe.
Líder atual das pesquisas, Marília Arraes, prima de Eduardo Campos e neta de Miguel Arraes de Alencar é o nome mais badalado entre as mulheres, no momento.
Por fim, o pré-candidato do PL à sucessão de Paulo Câmara, Anderson Ferreira, ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, terá como vice Izabel Urquiza, também filiada do PL.
Com tantas mulheres na disputa que se aproxima, não será nenhuma surpresa se uma delas for eleita para o senado, como vice-governadora ou mesmo governadora de Pernambuco.
Há a probabilidade até de mais de uma conquistar o mandato na disputa majoritária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail