Em Pernambuco, além da eleição para governador e senador, há uma disputa velada para saber quem será o deputado federal mais votado do Estado, no domingo, dia 2 de outubro.
Os nomes mais badalados são Pedro Campos (PSB), irmão do prefeito do Recife, João Campos; Maria Arraes, irmã da candidata do Solidariedade, Marília Arraes; e André Ferreira, irmão do candidato ao governo pelo PL, Anderson Ferreira.
As campanhas dos três é feita explorando o sobrenome conhecido, muito atreladas às majoritárias.
Em 2018 a disputa se deu entre João e Marília, os dois candidatos a deputado federal e o filho de Eduardo Campos levou a melhor, teve alguns caminhões de votos, ficando bem à frente da prima.
Este ano aparentemente Maria tem uma vantagem: é irmã da candidata que lidera as pesquisas e tem andado junto de Marília por todo o estado.
Pedro apoia um candidato ao governo que faz um esforço gigante para chegar ao segundo turno, situação que não ajuda muito ele a repetir a votação do irmão, quatro anos atrás.
Quanto ao irmão de Anderson, com certeza será bem votado, o campeão de votos do seu partido. Mas para ele superar Pedro ou Maria teria de ter a maior parte dos bolsonaristas de Pernambuco escolhendo seu nome na urna.
Voto para deputado, como se sabe, é muito pulverizado e a escolha na maioria das vezes não tem nada a ver com o partido ou ideologia.
Uma coisa se sabe: os três serão eleitos. Estão em todas as listas dos mais votados.
Cada um representa um grupo político distinto, que o campeão ou campeã faça por merecer e depois, em Brasília, corresponda a confiança do eleitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail