As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

LEANDRO KARNAL E OS MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS

 

O Poderoso Chefão
Sociedade dos Poetas Mortos

Leandro Karnal, pensador brasileiro,  pra lá de inteligente, fez uma lista de filmes que na sua opinião estão entre os melhores de todos os tempos. 

Citou o Encouraçado Potemkin (1925), de Serguei Eisentein; Cidadão Kane (1941), de Orson Welles; Pixote, A Lei do Mais Fraco (1980), de Héctor Babenco (1980); Fale com Ela (2002), de Pedro Almodóvar; Amor (2012), de Michael Haneke; e Parasita (2019), do coreano Bong Joon-ho. 

Tive o privilégio de ver todos eles e concordo que são ótimos.

Karnal, ao falar sobre cinema e recomendar os filmes citados, sugeriu que cada apaixonado pela sétima arte faça sua própria relação.

Na minha própria lista, não deixaria de fora pelo menos uma das três obras primas de Charlie Chaplin: Luzes da Cidade, Tempos Modernos ou O Grande Ditador. 

Gosto muito também de Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock; Crepúsculo dos Deuses (1950), de Billy Wilder; E O Vento Levou (1939), de Victor Fleming; O Pagador de Promessas (1962), de  Anselmo Duarte; A Felicidade Não Se Compra (1946), de Frank Capra; Mississipi em Chamas (1988), de Alan Parker; Sociedade dos Poetas Mortos (1989), de Peter Weir; e O Poderoso Chefão (1972), do diretor Francis Ford Coppola.

Em comum todos os filmes citados são obras primas, que foram realizados por alguns dos melhores diretores do cinema. São obras de arte, que falam de racismo, da guerra, de intolerância, do crime organizado, de poder, de amores e solidão.

O cinema é uma fábrica de sonhos, é arte,  que incorpora outras formas de arte, como a literatura, o teatro, a música e a poesia.

Para alguns é só entretenimento, outros não dão a mínima para os filmes e deixam de aproveitar uma das coisas boas que a vida oferece.

O Pagador de Promessas 
Mississipi em Chamas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail