As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Coluna

02/11/2010
Coluna de hoje na Folha

Rejeitado nos Estados

O PT manteve sua escrita de partido ruim de urna. Pela terceira vez, elege o presidente da República, mas não emplaca a maioria dos governadores. Foi assim com Lula em 2002 e em 2006. Desta feita, dos 27 Estados só teve sucesso eleitoral em cinco, dos quais apenas dois têm importância – Rio Grande do Sul e Bahia. O resto é periférico – Sergipe, que já tinha, Acre e Distrito Federal.

O PT nunca conseguiu conquistar o domínio de Estados poderosos, como São Paulo, Minas e Rio, eixo que detém os maiores colégios eleitorais do País. Até numericamente, o PT foi ultrapassado por um partido concorrente dentro da aliança governista, o PSB, do governador Eduardo Campos.

Que elegeu seis governadores, ficando abaixo apenas do PSDB, com oito. Os socialistas passam a governar, a partir de janeiro de 2011, além de Pernambuco e Ceará, que já detinha, os Estados do Espírito Santo, Paraíba, Piauí e Amapá. São pequenos colégios eleitorais, é verdade, mas o PSB tem motivos para comemorar, porque também aumentou a sua bancada na Câmara e no Senado.

Quanto ao PSDB, governará dois dos mais importantes Estados – São Paulo e Minas – e conquistou o Paraná, Goiás, Pará, Roraima e Tocantins, além de manter Alagoas. Mesmo em frangalhos, o PMDB ainda conseguiu sair mais forte do que o PT, porque manteve o Rio, segundo maior colégio, e arrebatou mais quatro Estados.

DERROTA NA CÂMARA – Embora tenha feito a maior bancada na Câmara, o PT pode perder a batalha pelo controle da Casa para o seu rival na aliança governista para o PMDB. Um dia após a eleição de segundo turno presidencial, a cacicada peemedebista mandou avisar, ontem, que não abre mão do direito de indicar o sucessor de Michel Temer, eleito vice de Dilma Rousseff.

Grito de independência - O bolsa-família não se revelou num bom cabo eleitoral em três Estados nordestinos, reduto de Lula. Em Alagoas, Serra perdeu para Dilma por apenas 100 mil votos, em Sergipe por pouco mais de 60 mil e no Rio Grande do Norte a diferença ficou em nove pontos percentuais. Por pouco, a compra oficial de voto não cai por terra.

Maior vitória, maior disputa - Em Pernambuco, a maior votação de Dilma ocorreu em Calumbi, no Sertão do Pajeú, onde obteve quase que a unanimidade dos votos: 96.51%. Das urnas, saíram 4.142 votos para a petista contra apenas 150 para Serra. Nos Estados, a eleição mais disputada ocorreu em Goiás. Ali, Dilma teve 50.75% dos votos contra 49.25% de Serra, uma diferença de 46 mil votos.

Recorde no sertão - O deputado Sebastião Oliveira (PR) comemora o resultado da eleição em Serra Talhada. Das cidades de porte médio foi ali que Dilma obteve a maior vitória – 90.80% dos votos. No primeiro turno, o governador Eduardo Campos teve 95.8%. “Isso é o reconhecimento do trabalho de Lula e Eduardo”, diz.

Melhora tímida - Nos municípios administrados por prefeitos do PSDB em Pernambuco, Serra conseguiu mais votos do que a média do sertão, que foi de 80%. Em Carpina, do tucano Manoel Botafogo(foto), Serra teve 36% dos votos contra 63% de Dilma. Em Gravatá, administrada pelo tucano Ozano Brito, Serra teve 33% e Dilma 66%.

CURTAS –

MAIS NÚMEROS– Já em Limoeiro, do também tucano Ricardo Teobaldo, as urnas não foram tão favoráveis para José Serra. Ali, Dilma teve 75% dos votos contra 24%. E em Jaboatão, do tucano Elias Gomes, a lapada ainda foi maior: 72% a 27%.

APERTO – O PT elegeu o governador Agnelo Queiroz no Distrito Federal, mas na disputa presidencial a eleição foi apertada. Dilma, a mais votada, teve 52.81% dos votos contra 47.19% de Serra. Mato Grosso também teve aperto: 51% contra 48%.

O LÍDER– Nos Estados, a maior votação de Dilma ocorreu no Amazonas – 80.57% dos votos. O Maranhão chegou bem juntinho – 79.09%. Em Caetés, a terra de Lula, Dilma teve 83% dos votos e Serra 16%, uma diferença de mais de sete mil votos.

'Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito'. (Provérbios 4-18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail