O já tradicional jogo dos políticos de Taquaritinga contra os políticos de Santa Cruz, acontecerá esse ano no dia 10 de dezembro 2021 em sua sétima edição. O jogo que continuará a ser disputado no campo do Ypiranga em santa Cruz, da direito do time de Taquaritinga a jogar pelo empate. Nessa edição o evento terá muitos convidados, vários prefeitos, vereadores e deputados
As melhores marcas anunciam aqui
terça-feira, 16 de novembro de 2021
Jogo dos políticos Taquaritinga contra Santa Cruz será dia 10 de dezembro
O já tradicional jogo dos políticos de Taquaritinga contra os políticos de Santa Cruz, acontecerá esse ano no dia 10 de dezembro 2021 em sua sétima edição. O jogo que continuará a ser disputado no campo do Ypiranga em santa Cruz, da direito do time de Taquaritinga a jogar pelo empate. Nessa edição o evento terá muitos convidados, vários prefeitos, vereadores e deputados
POLÍTICA, HISTÓRIA E JORNALISMO NUM ÓTIMO FILME
Vale à pena assistir o filme "A Sombra de Stalin", em cartaz na Netflix. Baseada em fatos reais, a boa produção, com direção da polonesa Agnieszka Holland, mescla história, jornalismo e e política na dose certa.
Os detalhes você pode conferir na resenha da jornalista Ana Estela de Sousa Pinto, que transcrevemos do site O Tempo:
Ele tinha 27 anos, havia entrevistado Hitler e queria agora entrevistar Stálin. "Mr. Jones" -título original traduzido como "A Sombra de Stalin" na versão brasileira- é Gareth Jones, um aluno brilhante que se forma em russo na Universidade de Cambridge e flerta com o jornalismo freelancer enquanto assessora o ex-premiê britânico David Lloyd George, no começo dos anos 1930.
As notícias de prosperidade na União Soviética o deixam intrigado. Faz as contas, vê que elas não fecham e assume a missão de descobrir de onde vem o dinheiro do ditador comunista.
A trajetória para descobrir o segredo envolve o assassinato de um amigo, noites de orgia em Moscou e uma viagem clandestina à Ucrânia, onde vive dias de tensão e desespero até sua prisão e expulsão para o Reino Unido. Chantageado para calar sobre o que viu, ele não cede e é vítima de uma campanha de difamação.
Aos fatos da vida real a roteirista Andrea Chalupa acrescentou cenas fictícias como um encontro com o escritor George Orwell, autor de uma das mais conhecidas críticas ao stalinismo, o romance "A Revolução dos Bichos" -no qual o dono da fazenda também se chama Mr. Jones.
A biografia do repórter já foi tema de documentários como "Hitler, Stalin & Mr. Jones", levado ao ar em 2012 pela BBC, mas o herói em questão é desconhecido o suficiente para que o espectador possa aproveitar o suspense bem construído. Por isso, não convém dar detalhes do enredo. Mais importante é dizer que o filme deve interessar quem gosta de jornalismo, política, história e cultura, e que as reflexões que levanta permanecem atuais quase um século depois dos fatos que relata.
"A Sombra de Stalin" não foi um projeto aceito de cara pela diretora polonesa Agnieszka Holland, três vezes indicada ao Oscar por filmes sobre o Holocausto -"Colheita Amarga", de 1985, "Filhos da Guerra", de 1990, e "Na Escuridão", de 2011. "Contar essas histórias traz sempre dor e muita responsabilidade", disse ela em debate sobre o filme, na internet.
Holland mudou de ideia porque se deu conta de que "os crimes nazistas foram reconhecidos como crimes contra a humanidade, mas os de Stálin acabaram esquecidos e perdoados". Numa Europa pós-Primeira Guerra, dizimada pela gripe espanhola e pela grande recessão, a União Soviética era vista como uma alternativa viável de sociedade, o que fez calar muitos intelectuais, afirma.
A diretora se convenceu de que a narrativa audiovisual seria a ferramenta mais poderosa contra uma situação "injusta e perigosa". "Injusta para as vítimas que estão até hoje anônimas e sem voz", diz Holland. De uma reconstrução de época cuidadosa e refinada, ela transita para um cenário naturalmente sem cor, onde o silêncio se impõe. No caminho, faz referências a Dziga Vertov, uma das estrelas da vanguarda cinematográfica soviética da época.
"Deixar de contar essa história seria perigoso porque, quando não aprendemos a lição, os erros podem se repetir." Mas os erros que estão na mira da roteirista e da diretora não são os do ditador soviético, e, sim, os de Walter Duranty, então correspondente do jornal The New York Times e "rei dos expatriados" em Moscou.
Se o mocinho representado pelo britânico James Norton é o protagonista, foi o perfil do vilão -"excêntrico, sombrio, inebriado pelo poder e antiético"- que despertou Chalupa a escrever o roteiro. O ator americano Peter Sarsgaard constrói um Duranty suficientemente cínico, sem ser caricato.
A dupla masculina torna supérflua a personagem feminina Ada Brooks, interpretada por Vanessa Kirby, a linda atriz britânica que fez a princesa Margaret na série "The Crown"e recém-indicada ao Globo de Ouro pela atuação em "Pieces of a Woman". Sem papel relevante na trama, ela parece estar ali como ornamento. Em tempos de MeToo, talvez bastasse ter duas mulheres no comando da história, fora de cena.
As legendas para o português contêm imprecisões que seriam detalhes, a não ser por dois momentos mais significativos. Num deles, "agenda" foi traduzida literalmente por "plano", perdendo o caráter de "interesse oculto" que Jones combatia no diálogo. No outro, quando o galês acusa Duranty de "mentir por Stálin", a legenda diz "mentir para Stálin".
"A Sombra de Stalin" concorreu em 2019 ao Urso de Ouro do Festival de Berlim e ganhou o prêmio Golden Lions do Festival de Gdynia. O filme mais recente de Holland, "Charlatão", foi um dos destaques na Mostra de Cinema do ano passado.
FICHA
A SOMBRA DE STALIN
Avaliação Muito Bom
Elenco James Norton, Vanessa Kirby e Peter Sarsgaard
Produção 2019 | Polônia, Reino Unido e Ucrânia
Direção Agnieszka Holland
BAIXARIA DIFICULTA A FILIAÇÃO DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO AO PL
Ficou difícil a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal, PL, que estava praticamente certa.
Já tinha até data marcada (seria no próximo dia 22), mas um desentendimento do governante brasileiro com o dirigente da legenda, Valdemar da Costa Neto, deixou o clima pesado entre os políticos aliados.
A versão que está na maior parte da imprensa é que Bolsonaro queria entregar o comando do PL em São Paulo, ao seu filho, Eduardo Bolsonaro, mas Valdemar não teria concordado e dito: "Você manda na presidência, mas quem manda no PL sou eu".
Houve então uma discussão, revelada nos grandes portais e no site de direita o antagonista, em que o presidente brasileiro teria mandado o dirigente do Partido Liberal tomar no C***.
Valdemar, segundo toda imprensa está noticiando, respondeu na hora: "Vá você e seus filhos!".
Depois dessa baixaria toda, talvez tenha ficado inviabilizado o projeto do PL. Possivelmente Bolsonaro terá de buscar outro partido.
LULA FALA COMO ESTADISTA NO PARLAMENTO EUROPEU
O discurso do ex-presidente Lula no Parlamento Europeu, nesta segunda-feira (15), em Bruxelas, na Bélgica, foi aplaudido de pé porque ele falou como o estadista que é.
Petista deu uma aula sobre Brasil e América Latina, passou um recado aos países ricos e ao se definir como um homem que apreendeu a ser otimista, disse que é possível um mundo melhor sem tantas desigualdades.
Lula criticou o fato de as grandes potências gastarem mais com os banqueiros e as guerras do que com a ajuda aos países pobres.
Lembrou que quando governava o Brasil o país chegou a ser a sexta economia do mundo e milhões foram tirados da miséria.
Hoje, lamentou, voltamos ao mapa da fome, o desemprego aumentou e o estado brasileiro abandonou os mais pobres à própria sorte.
Líder da esquerda falou da perseguição aos progressistas em toda a América Latina
Segundo ele, no Equador, na Bolívia, na Argentina, no Brasil, em qualquer país sul americano ou da América Latina sempre que um político toma o partido dos pobres é perseguido, às vezes é até mesmo assassinado.
O representante do PT não perdeu muito tempo falando sobre o atual presidente do Brasil, mas quando teve que fazer algum comentário sobre Bolsonaro o fez com precisão.
Para Lula, o presidente brasileiro é uma cópia mal feita de Trump, que levou a nação a uma tragédia, principalmente durante a pandemia do coronavírus, quando o líder de direita atrasou o quanto pôde a compra de vacinas, incentivou aglomerações, combateu o uso de máscaras e tomou outras atitudes que causaram muitas mortes que poderiam ter sido evitadas.
Líder nas pesquisas de opinião pública para a eleição de 2022, Luiz Inácio da Silva lembrou que o PT foi o segundo colocado nas disputas presidenciais de 1989, 1994, 1998 e 2018, tendo ficado em primeiro em 2002, 2006, 2010 e 2014.
Em sua mensagem realista, mas otimista, Lula anunciou que o Partido dos Trabalhadores está trabalhando para vencer novamente no próximo ano, e quando voltar do poder irá reconstruir o país que tem piorado a cada ano, desde o golpe contra Dilma Rousseff, em 2016.
JORNALISTA RICARDO NOBLAT ACREDITA QUE ALCKMIN FICARÁ COM LULA
Jornalista Ricardo Noblat prevê que Geraldo Alckmin não será o vice de Lula. A sua opção, acredita, vai ser disputar o Governo de São Paulo mais uma vez.
Noblat, porém, está certo de que entre Lula e Bolsonaro o político paulista apoiará o ex-presidente.
Por sinal o próprio líder petista esclareceu que não definiu ainda quem será o seu vice, porque nem ao menos confirmou sua candidatura à presidência.
MORO MELHORA A VOZ. MAS E O CARÁTER, COMO FICA?
Chamado de fraude na edição de hoje da Folha de São Paulo, pela jornalista Cristina Serra, o ex-juiz Sérgio Moro trabalhou as cordas vocais para melhorar a voz.
No seu discurso, durante a filiação ao Podemos, dá pra ver que realmente o ex-aliado de Bolsonaro está falando um pouco melhor.
Para os adversários de Moro, melhorar a voz até que dá. Impossível é mudar o caráter do justiceiro de Curitiba.
Na foto, o ex-ministro com o presidente da República, quando estavam do mesmo lado.
quarta-feira, 3 de novembro de 2021
Ivone Aragão faz balanço das diversas ações ofertadas a população e destaca a inauguração da Casa de Justiça e Cidadania em Santa Cruz do Capibaribe
Magoado com Mendonça, Ernando pode deixar o DEM, que vai virar o União Brasil e ser candidato a deputado estadual
A informação que chega ao nosso Blog é que a mágoa de Ernando com Mendonça seria a negativa de legenda do DEM para seu filho disputar um cargo no legislativo municipal em 2020. Além de Mendonça, Ernando teria ficado chateado com Zilda, que barrou seu filho no partido. Prefeito por duas vezes, Ernando ainda tem um grande carisma dos Boca Preta tradicional, e sumiu um pouco dos holofotes políticos depois que Edson Vieira assumiu a liderança do grupo. Caso Ernando saia candidato a deputado estadual, será que teria o apoio do ex vice prefeito Dida de Nan ?
SÉRGIO MORO VAI SE FILIAR A PARTIDO POLÍTICO SUSPEITO
FATO ULTRAJANTE ACONTECE EM CAPOEIRAS E VAI PARAR EM SIKERA JÚNIOR
Em Capoeiras existe um cabaré chamado de “Dama da Noite”, que está sendo muito frequentado, até por casados, conforme relato de um site da cidade.
Recentemente, o prostíbulo fez uma espécie de promoção inédita. Foi realizado um bingo ou rifa e o vencedor teria o direito de dormir com uma determinada mulher que trabalha no local.
Acontece que sete ou oito pessoas foram premiadas, acertaram os números da sorte. Aí, a funcionária do estabelecimento se recusou a transar com tanta gente.
Resultado: o pau quebrou literalmente, homens descontrolados saíram quebrando tudo, provocando muito barulho e confusão.
O fato foi parar no programa do sensacionalista Sikera Júnior, que, como é de se esperar, fez uma abordagem do assunto sem nenhum senso crítico, somente explorando o episódio de maneira a turbinar a audiência do seu programa.
É um fato lamentável. Mulheres se submetem à prostituição muitas vezes por falta de alternativas de sobrevivência.
O cabaré, creio eu, não pode ser fechado, até porque deixaria algumas pessoas em dificuldade.
Mas as autoridades podem intervir pelo menos para proibir um jogo em que o prêmio é o sexo das mulheres.
Isso aí é ultrajante e creio configurar um crime.
O promotor, a juíza e o prefeito que vai assumir os destinos do município podem dar um basta nisso, de modo que a cidade não seja mostrada em programa nacional da pior maneira possível.
UM FILME ALEMÃO DENSO E NECESSÁRIO
Alguns filmes são necessários. Imperdíveis. Acrescentam muita informação, tratando do passado, da história, com lições para o presente.
É o caso do longa alemão “O Caso Collini”, um drama intenso, de roteiro impecável, direção precisa e bons atores.
O cineasta responsável por esse filmaço, Marco Kreuzpaintner, não somente aborda o horror que foi o nazismo, como mostra que em 1968, mais de 20 anos depois do fim da II Grande Guerra, o governo aprovou uma lei para salvar a pele de centenas ou milhares de criminosos.
A Justiça - esse um dado importante desse belo trabalho cinematográfico -, pode servir para acobertar crimes.
Os americanos, os ingleses, os franceses, os holandeses e muitos outros povos já produziram obras e obras sobre as atrocidades praticadas pelos apoiadores de Adolf Hitler.
Mas ver os próprios alemães remexendo nas entranhas do que aconteceu nos anos 30 e principalmente na década de 40, do século passado, tem um significado especial, principalmente quando feito de forma tão competente como em “O Caso Collini”, ainda mais necessário quando o fascismo volta a bater a nossa porta.
sexta-feira, 29 de outubro de 2021
Projeto “Semana Lixo Zero” foi iniciada em Taquaritinga do Norte
Raquel e Anderson dão a largada em projeto para 2022
Uma radiografia do contexto econômico-social do Estado foi apresentada pelo PSDB, PL, PSC e Cidadania, nesta quinta-feira, 28, no auditório da Livraria Jaqueira, no Recife, durante o lançamento do Movimento Levanta Pernambuco. A primeira etapa da iniciativa marcada pela unidade e construção de uma nova visão para Pernambuco engloba uma série de encontros, em todas as regiões do Estado, até 18 de dezembro.
Participaram do evento a prefeita de Caruaru e presidente do PSDB Pernambuco, Raquel Lyra, o prefeito de Jaboatão e presidente do PL, Anderson Ferreira, o deputado federal e presidente do PSC, André Ferreira e o deputado federal e presidente do Cidadania, Daniel Coelho. Lideranças da oposição como o ex-senador Armando Monteiro Neto, o ex-governador João Lyra, o ex-prefeito Edson Vieira, os vereadores do Recife Felipe Alecrim, Fred Ferreira e Renato Antunes, o ex-deputado Jorge Corte Real, entre outros, também acompanharam o lançamento do Movimento Levanta Pernambuco.
Entre os dados apresentados pelo consultor Sérgio Buarque durante o encontro estão estatísticas que apontam que Pernambuco é o pior estado para fazer negócios, segundo dados do Banco Mundial. O 15º em competitividade e também o que apresenta o maior índice de desemprego em todo Brasil, no segundo trimestre de 2021, conforme o IBGE.
“O movimento que a gente lança hoje vai propor um debate da vida real de Pernambuco e construir junto com todos uma estratégia clara de desenvolvimento integrada e sustentável para o nosso estado. É assim que vamos trabalhar de maneira muito intensa até dezembro, percorrendo todas as regiões de desenvolvimento, realizando debates sistemáticos para poder apresentar à população um projeto que dialogue com a nossa vocação de líder regional. Sempre tivemos governos altivos e referências de líderes. Hoje não temos mais isso. Selamos uma aliança e convocamos todos. Não há solução fácil para questões complexas. Estamos falando, por exemplo, sobre acesso à água, saneamento e moradia. Vivemos com índices constrangedores do ponto de vista sócio-econômico”, destacou Raquel Lyra.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, frisou a experiência do grupo para apresentar um novo projeto para o Estado. “ Há cinco anos, eu e Raquel enfrentamos o desafio de implantar um novo modelo de gestão em Jaboatão e Caruaru. Conseguimos resultados importantes e transformamos as nossas cidades. Agora assumimos o compromisso com Pernambuco. Aqui não tem espaço para vaidade pessoal, intriga e nem práticas da velha política. Vamos fazer prevalecer a força do nosso Estado, que hoje está acuado e com a autoestima em baixa. Temos unidade, experiência e disposição para levar essa mensagem. Estamos lado a lado neste movimento e aqui está surgindo o futuro de Pernambuco”, ressaltou Anderson Ferreira no discurso que encerrou o evento.
“Estamos juntos neste projeto porque acreditamos que temos condições de resgatar a autoestima do povo pernambucano”, reforçou André Ferreira. Já o deputado Daniel Coelho enfatizou a importância do debate. “Estamos a favor de Pernambuco, dialogando sobre o que podemos fazer de melhor do que tem sido feito em Pernambuco”, complementou.
Para o ex-governador João Lyra Neto, “esse momento é de fundamental importância para que possamos debater sobre o futuro do nosso estado. É possível enfrentar as dificuldades e proporcionar um projeto para dar mais qualidade de vida aos pernambucanos”. Já de acordo com o ex-senador Armando Monteiro Neto Neto, é importante discutir uma agenda, uma visão para Pernambuco que precisa efetivamente de uma ação transformadora. “Essa é uma boa maneira de começar um processo de discussão que será capaz de oferecer a Pernambuco um novo rumo”, finalizou.
Tony Gel está curado da Covid-19
Exames recebidos nesta quinta-feira (28), mostram que o deputado estadual Tony Gel (MDB) está totalmente curado da Covid-19. O parlamentar que cumpriu rigorosamente as orientações médicas, ficou muito feliz com o resultado.
E, após cumprir quarentena, Tony Gel retoma nesta sexta-feira (29), as atividades políticas. Às 10h o deputado vai participar no Palácio do Campo das Princesas, do lançamento do Projeto de Triplicaçao da BR-232, que será apresentado pelo governador Paulo Câmara (PSB).
JUSTIÇA ACATA DENÚNCIA CONTRA SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA DO BREJO DA MADRE DE DEUS
O excelentíssimo juiz de direito Dr. Altino Conceição acatou a denúncia do Ministério Público de Pernambuco em desfavor do ex-vereador e atual secretário de Articulação Política do Brejo da Madre de Deus, Wagner Assunção e seu correligionário político Sérgio Mauro de Mendonça Campos, acusados pelo MPPE de crime de homofobia.
O Magistrado proferiu medida cautelar em decisão preliminar proibindo que os réus mantenham contato com a vítimas Dr. Edson de Sousa e Frailan Mota, assim como, seus familiares e testemunhas, ainda que por interpostas pessoas, via aplicativo WhatsApp, Facebook, Instagram ou qualquer outro meio de comunicação, devendo ainda os mesmos se abster de mencionar, ainda que dissimuladamente, os nomes, apelidos ou qualquer sinais identificadores, e, remover imediatamente as imagens das vítimas de eventuais publicações em redes sociais ou meios de comunicação, além de manter uma distância mínima de 200 metros, sob pena de decretação de prisão preventiva em caso de descumprimento.
Ontem o Blog Agreste Notícia veiculou uma matéria a respeita da denúncia oferecida pelo Ministério Público, na oportunidade, entremos em contato com o secretário do governo Roberto Asfora que ficou de nos enviar uma nota de esclarecimento ainda na tarde do mesmo dia, mas até o presente momento, não tivemos mais retorno.
Do: Blog Agreste Notícia
JUSTIÇA ACABA DE CASSAR DIPLOMA DE VEREADOR BREJENSE FLAGRADO COMPRANDO VOTOS
A ação atende ao pedido do Ministério Público Eleitoral e do suplente de vereador Hanaelton Peteleco (PSL), representado pelos advogados Dr. Tarcísio Assis e Dr. Marcelo Diógenes.
“O Juiz em sua decisão faz cumprir fielmente a legislação em vigor que proíbe veemente a captação ilícita de sufrágio, a famosa compra de votos e com essa decisão de hoje, deixa claro que a justiça brasileira tenta deixar mais claro e transparente o processo eleitoral”, disse Dr. Tarcísio completando: “Temos a comemorar essa decisão sabia do Juiz do Brejo da Madre de Deus que só confirma que o processo eleitoral deve transcorrer de forma limpa, tá de parabéns a Justiça e também o Ministério Público Eleitoral que esteve atento também ao crime eleitoral praticado pelo réu”.
Além da cassação do mandato, o Magistrado ainda aplicou multa no patamar de R$ 15 UFIRs, o que representa R$ 55.500,00 (cinquenta e cinco mil e quinhentos reas) e perda do direitos políticos por oito anos. A decisão ainda cabe recurso.
Assista o vídeo:
Do: Blog Agreste Notícia
Projeto Sabão Caseiro tem CDL como parceira e motiva transformação cidadã com educação ambiental
PDT descarta palanque duplo em PE e prepara giro de Ciro Gomes pelo País
Kit Merenda do mês de outubro será entregue nesta sexta-feira, dia 29 em Santa Cruz do Capibaribe
Todas as escolas e creches municipais farão as entregas dos kits
Prefeitura de Santa Cruz antecipa salário de outubro em comemoração ao Dia do Servidor Público
Mais de 8 milhões de reais serão injetados na economia do município com a antecipação do salário
Pernambuco libera eventos para 5 mil pessoas; bares e restaurantes não terão hora para fechar
terça-feira, 19 de outubro de 2021
Prefeito Fábio Aragão anuncia início de reforma e ampliação da UPA 24h
Obras iniciarão nos próximos dias. Além de reformas estruturais, Unidade também será ampliada
“Eu iria para os debates”, diz Dida de Nan ao relembrar que foi aconselhado a não comparecer por equipe de marketing
Se fosse pela sua vontade, Dida de Nan, candidato do PSDB a prefeito por Santa Cruz do Capibaribe em 2020, teria comparecido aos debates. As declarações do político tucano mostram que havia um claro interesse do mesmo de participar dos embates no ano passado, contrariando assim o desejo de sua equipe de comunicação e marketing que trabalhava pela não concretização desta possibilidade.
Não vai porque não quer? - “Ele tem sido chamado e não tem participado”, diz Gilson sobre Dida e os eventos do grupo
Em entrevista ao programa Estúdio Livre da Polo FM nesta terça-feira (19), o vereador oposicionista Gilson Julião (MDB) tratou sobre uma série de questões relacionadas a política local e inclusive respondeu a perguntas contextualizadas com acontecimentos recentes.