Chico Buarque é o maior compositor do Brasil. Desde os anos 60 que o carioca faz canções inspiradas, falando de amor e também abordando questões sociais, como fez em "Sinhá", de 2011.
Em "Apesar de Você" e "Meus Caros Amigos", da década de 70, o artista claramente manda recado para os militares, que estavam no poder.
Sem deixar de fazer poesia, Chico dá um toque político às canções, citando as dificuldades que o país vivia e dando esperanças ao povo, que na época ansiava por liberdade.
Agora, pouco antes de completar 78 anos (o aniversário do artista é neste domingo), o compositor fez uma música inspirada, coerente com sua trajetória na MPB.
"Que Tal um Samba?", a nova canção de Chico Buarque, fala do Brasil atual, é uma música para "espantar o tempo feio, alegrar o dia, sair do fundo do poço, fazer gol de bicicleta, dar de goleada e deitar na cama da amada".
É poesia inteligente, engajada. Tem um momento da música bem ousado, quando o artista solta o grito, expressando o sentimento de muitos brasileiros:
"Depois de tanta cascata/Depois de tanta derrota/ Depois de tanta demência/ E uma dor filha da puta, que tal/Puxar um samba?", canta o inspirado Chico Buarque.
Na canção, ele ainda se posiciona claramente pelos negros, num verso genial que prega:
"Fazer um filho, que tal?
Pra ver crescer, criar um filho
Num bom lugar, numa cidade legal
Um filho com a pele escura
Com formosura
Bem brasileiro, que tal?".
Os versos da música podem não ser compreendidos por limitados bolsominions, mas toda a letra reflete o tempo de trevas criado pelo capitão, oferecendo um alívio momentâneo, até que a gente "se livre da força bruta".
Não é à toa que esse poeta brasileiro recebeu o Prêmio Camões de Literatura, o mais importante da Língua Portuguesa.
Salve Chico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail