Indígenas da Colômbia e do Peru também usam o mesmo artifício e têm acesso ao benefício
Uma certidão de nascimento especial concedida pela Funai (Fundação Nacional do Índio) tem permitido que índios paraguaios, colombianos e peruanos obtenham documentos necessários para receber o Bolsa Família. A informação é de reportagem publicada pelo jornal “Correio Braziliense” neste domingo (6.nov.2011).
Segundo o texto, a certidão da Funai –chamada Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani)– é facilmente obtida por índios nascidos fora do Brasil. Com o documento, pode-se conseguir a certidão de nascimento tradicional em um cartório de registro civil. “A partir daí, todos os documentos se tornam possíveis: Carteira de Identidade, CPF e título de eleitor”.
A Funai não considera o golpe abrangente e tenta elaborar um banco de dados com informações dos índios, publicou o jornal. O coordenador de proteção social da Funai afirmou, segundo o “Correio”, que o fato de um indígena nascer em país vizinho não é relevante para a etnia porque “os limites internacionais foram marcados pelos brancos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail