As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Um pouco da história de Santa Cruz, contada pelo blogueiro Marcondes Moreno através de seu Blog o Sulanca News - Parte IV

BRAZ DE LIRA- 1972

O comerciante Braz de Lira foi o indicado para suceder o padre Zuzinha na eleição de 1972, trazendo como vice, o popular Noronha Silvestre. A dupla enfrentou nas urnas Severino Francelino Aragão, o Bilino, que trazia como vice Francisco Glicério da Silva, o Chico de Deda.

Braz de Lira venceu e fez a maioria na Câmara

Situação- Jose Vieira de Araújo, Josefa Eloina Mendes, Antonio David Monteiro, Jose Gonzaga da Silva e Manoel Barbosa da Silva.


Oposição- Severino Monteiro da Paixão, Círiaco Ramos de Lima, Jose Moura Irmão (Assumiu a vaga com a morte de Jose Vieira de Araújo, que morreu vitima de acidente automobilístico.  


PADRE JOSE PEREIRA DE ASSUNCAO- 1976

Com o grupo politico caminhando bem, o Padre Zuzinha foi novamente indicado para sair candidato a prefeito, desta vez tendo como vice o dinâmico Augustinho Rufino de Melo. A oposição trouxe o vereador e pecuarista Severino Monteiro da Paixão, tendo como vice Severino Francelino Aragão, o Bilino, e o padre venceu novamente uma eleição.

Com um carisma impressionante e o grupo fazendo uma boa administração, o Padre venceu e governou na pratica, só dois anos, já que os problemas de saúde se agravaram, o vice Augustinho Rufino administrou ate 1982, já que o mandato virou tampão, devido a mudanças no calendário eleitoral do país. 

A Câmara ficou assim?

Situação- Inocencio Morais da Silva, Josefa Eloina Mendes, Ciriaco Ramos de Lima, Joao Januário Nunes, Manoel Barbosa da Silva e Ernando Silvestre da Silva.

Oposição- Gaudêncio Gomes Feitosa, Jose Gonzaga da Silva e Francisco Glicério da Silva. 



AUGUSTINHO RUFINO DE MELO- 1982

Apoiado pelo Padre Zuzinha, Augustinho Rufino saiu candidato tendo como vice, o ex-prefeito Braz de Lira e enfrentou o forte Severino Monteiro da Paixão, que trazia como vice Nelson Pereira.

Foi uma eleição histórica, já que pela primeira vez, uma terceira candidatura surgia. Pedro da Silva Neves Filho, o Pedro Filho saiu candidato a prefeito pelo recém-chegado a cidade MDB, e mais, trouxe uma mulher como vice, Marluce Aragão.

Por conta da 3ª candidatura, Augustinho Rufino venceu a eleição.Mais uma mudança no calendário eleitoral, fez Augustinho comandar a prefeitura ate 1988.

A Câmara ficou assim composta.

Situação- Joao Januário Nunes, Zilda Barbosa de Moraes Mena, Mario Jose Chagas, Jose Pereira Diniz e Ciriaco Ramos de Lima.

Oposição- Severino Francelino Aragão, Gaudêncio Gomes Feitosa, Jose Moura Filho e Roberto Barros de Moraes. 


ERNANDO SILVESTRE DA SILVA- 1988

Apoiado por Augustinho Rufino e pelos chamados Romeiros do Padre Zuzinha, Ernando Silvestre que já era o herdeiro politico de Noronha Silvestre, saiu candidato a prefeito tendo como vice Joao Januário Nunes. O Galeguim, como era chamado enfrentou o também jovem Oseas Moraes da Silva, que trouxe como vice o comerciante Jose Monteiro Vieira, o Zinha Vieira.

Mesmo com a dupla Oseas e Zinha fazendo uma bela campanha, Ernando Silvestre venceu as eleições.

A nova Câmara.

Situação- Marcos Gomes Feitosa, Ciriaco Ramos de Lima, Francisco Ricardo Barbosa Filho, Natálio Arruda Neto e Zilda Barbosa de Moraes Mena.

Oposição- Jose Augusto Maia, Fernando Arruda Aragão, Jose Pereira Diniz  e Hideraldo Luiz Queiroga de Abrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail