Na manhã desta segunda-feira (13) a equipe do Blog do Ney Lima registrou mais uma imagem que mostra o quão é complicada a situação de crise hídrica em Santa Cruz do Capibaribe.
A imagem registrada foi a do Açude da Manhosa, que de acordo com informações do professor e historiador Jota Oliveira, não secava desde o ano de 1983, fator causado naquela época também pela estiagem prolongada.
“Naquela época, por conta da seca, o açude secou mais rápido porque muitos caminhões pipa tiravam dele a água para abastecer a cidade, mas com a poluição, isso teoricamente diminuiu e fez com que ele durasse por mais esse tempo” – disse.
Segundo ele, o açude serviu, por muitos anos, como fonte de água potável para o município, destacando o surgimento do bairro Santo Agostinho, ainda na década de 1990.
A canalização de dejetos não chegava ao local, graças a importância de uso, porém a situação mudou devido ao crescimento urbano que aconteceu com o tempo, aliado também a uma falta de vigilância por parte dos governos que passaram e não impediram que a tubulação de esgotos vindas de casas em loteamentos próximos jogasse dejetos diretamente na mesma.
Ainda segundo o historiador, o açude da manhosa foi construído através de uma parceria entre os governos estadual e municipal, na década de 1950, sendo também manancial para abastecimento de Santa Cruz.
A poluição do açude também já foi registrada pelo blog em reportagem anterior feita em setembro de 2016, onde mostrava centenas de peixes mortos em suas margens (clique na imagem abaixo e relembre o caso).
Fonte : Blog de Ney LIma
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail