![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmsFs9YZAVd0KxK9IaxqhBMnMComVRsgSIlOP5dLqJ6DhLz8zDjYMqNPqvo5vcgkVoXYHAui8_QYEV9eR-dfUEZA65D6hdMyoYDY-wSFoXrIziCoeJ_5a6OcKIxZLWpdFesle76mNd34NO/s320-rw/43134387_10210456178555892_40534106043318272_n.jpg)
A verdade é apenas um ponto de vista e depende do observador e do objeto a ser observada, a metodologia científica vem pra diminuir os erros para que com observadores distintos cheguemos mais próximo da verdade possível, em algumas ciências como à filosofia temos muitas interpretações, mas o direito é uma ciência com margem de erro mínima e o mais próximo da verdade possível, em termos mais direto o que tá escrito é fácil de interpretar e o Brasil como Estado Democrático de Direito, a lei vale para todos.
O Artigo 283 do Código de Processo Penal, fala o seguinte:
“Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva.”
Já o Artigo 5, inciso LVII da constituição Federal de 88 diz:
“Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;”
Em modos gerais ambas dizem a mesma coisa, não podendo nem através de emenda parlamentar ser modificadas porque o Art 5 é clausula pétrea.
Na ultima quarta-feira o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma liminar que suspende a execução provisória de pena depois de condenação em segunda estância que quer dizer: Suspende execução de pena antes do trânsito em julgado, isso em total acordo com à constituição, só que tem um grande fator que é Lula que se encaixaria dentro dessa liminar e poderia estar livre, já que o mesmo não representa nenhum mal a sociedade, porém em menos de 24 horas pós liminar, o ministro Dias Toffoli, Presidente do STF, derruba a liminar.
Afinal Lula está acima da constituição, tendo que modifica-la para mantê-lo preso?
Lembremo-nos de outro preso político que tiveram que modificar as leis do país para manter ele longe, Juan Domingo Perón, em nosso país vizinho a Argentina, destituíram Perón através do uso das forças armadas, e houve a Lei de proscrição do Peronismo, onde não poderia Perón ser candidato a nada, todo material gráfico ou literário que estivesse o nome ou referencia ao ex-presidente Perón deveria ser destruído, e hoje o Perón é tipo por muitos como herói.
Lula segue a mesma tendência de uma forma mais moderna, sendo populista, amado por muitos e odiado por tantos, a quem interessa tanto manter o ex-presidente na prisão?
Por David Helry - Formado em Fisioterapia pela Unesc e Educação Física pela UEPB. Atualmente é estudante de medicina. David também ocupou a presidência do Ypiranga Futebol Clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail