Santa Cruz, e os seus Pseudo-intelectuais
Pessoa que finge ter um intelecto que não tem. Às vezes, ela mesma acredita nessa mentira, são esses os pseudos-intelectuais.Facilmente encontrados nas famosas malas políticas em Santa Cruz, ou em emissoras de rádio, eles pregam a imparcialidade na mídia, e arotam cultura, saber, inteligência, ao ponto de adquirirmos o conhecimento só em tocar neles, como se fossem verdadeiros deuses da sabedoria.
Desde os tempos da faculdade que escuto falar na imparcialidade da Imprensa. Querem nos ensinar – e nos fazer acreditar – que é possível ser totalmente impessoal na coleta de informações, redação de um texto e divulgação de uma notícia. "A Grande Imprensa é imparcial, os Grandes Jornalistas são imparciais, os melhores profissionais de Imprensa não tomam partido."
A verdade é que este mais parece um mito fabricado para atender interesses do Grande Capital, da Mídia comprometida com a manutenção do status quo, dos que lutam para evitar mudanças nas esferas econômica, política e social.
Paulo Francis, que era um bom jornalista e escrevia excepcionalmente bem, tinha suas opiniões formadas e exerceu seu ofício até o fim assumindo suas posições conservadoras e cutucando com sua pena afiada tanto a direita safada quanto a esquerda burra.
Nélson Rodrigues, escritor e teatrólogo genial do país foi um bom repórter, jornalista que ensinou a muitos, sem precisar abrir mão do reacionarismo assumido que o caracterizou.
Alberto Dines, outro mestre da velha escola ainda hoje abrilhanta com sua lucidez os jornais diários e escreveu livros da área, deixando dicas importantes de como se pode ser um bom jornalista. Como os outros não é imparcial, não vive em cima de um muro, se posiciona sobre os acontecimentos do mundo e de seu país.
Arnaldo Jabor, que primeiro ficou conhecido no Brasil como cineasta, hoje derrama sua inteligência por jornais e pela televisão, produzindo artigos e crônicas marcados pelo conhecimento, a inteligência e o recurso da ironia. Nunca, como seus brilhantes colegas, é imparcial. Toma partido, faz a defesa do que acredita, bate duramente no lado que considera errado.
Do mesmo jeito se comportam o bom Mino Carta (que fundou a Veja dos bons tempos, a IstoÉ e a Carta Capital), o buliçoso Paulo Henrique Amorim (surpreendente em sua postura esquerdista depois de ter sido um dos queridinhos da Globo), o ativo Ricardo Kostcho e o inquietante Fernando Morais, este último consagrado também como escritor. Do mesmo jeito quando se leva em conta a capacidade de se posicionar, de assumir uma causa, de ter a coragem de demonstrar suas preferências políticas e ideológicas.
Arnaldo Jabor, como Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo (sendo o primeiro superior aos outros como pensador, escritor e no caráter), claramente tem aversão às esquerdas, que sempre são alvo de seus artigos bem elaborados.
Mino, Paulo, Ricardo e Fernando simpáticos aos partidos ditos progressistas, ligados a lideranças populares e com uma história de lutas pelas mudanças, ao lado de personagens como Leonel Brizola, Miguel Arraes, Pedro Simon, Waldir Pires, Ulisses Guimarães e Luiz Inácio Lula da Silva.
Aqui se falou de nomes do jornalismo. Quando se trata dos veículos – os rádios, os jornais, as revistas, as emissoras de TV os grandes portais da internet – aí a coisa nem tem graça. A Grande Mídia é absolutamente parcial na cobertura dos fatos jornalísticos, defende prioritariamente o interesse dos grupos econômicos e dos partidos políticos alinhados ao capital.
Mas em Santa Cruz, essa sim é diferente de todo mundo, e quando esses intelectuais se juntam, esbanjam imparcialidade em seus comentários cheios de inteligências, cheios de sabedioria, cheios de ... vamos para por aqui. Nosso Blog tem cunho informativo, mas não nos furtamos a cobrar e criticar qualquer governo simplesmente por ser filiado a um partido político, ou por optar em votar em determinado grupo, se isso for um crime, e por esse motivo não podermos nos defender de qualquer acusação, me desculpem os intelectuais, essa é mais uma lição que aprendi com vocês, e aqui termina a lição, mas como falou Erasmo de Roterdan, " Os maiores males infiltram-se na vida dos homens sob a ilusória aparência do bem".
Curtas
O projeto Léo - No último sábado, tivemos a informação de um aliado do vereador Demir, que a candidatura do vereador, e a pressão de alguns aliados, afirmando que não votam no ex-prefeito Jânio, é simplesmente pra mais adiante, ele apresentar o vereador do PT como solução para união.
Confraternização - Na próxima Sexta-Feira, o PSD de Pernambuco, estara reunido para uma confraternização no restaurante botequim no Recife, nosso Blog já foi convidade mesmo sem tanta credibilidade como alguns dizem por ai.
15 de Janeiro - O ex-deputado, e presidente estadual do PSD André de Paula, esta se programando para visitar Taquaritinga no último dia da festa de Santo Amaro.
Ainda não respondeu - O prefeito do município de Taquaritinga, ainda não respondeu se seu vice prefeito foi para base de Armando Neto com ou sem o consentimento dele.
Pressão - Essa semana tivemos a informação que o empresário Paulo Dias, esta pressionando o prefeito para que ele faça o calçamento da rua do posto de saúde de Pão de Açúcar, onde ele Paulo reside e tem sua empresa. O prefeito que depende de apoio dos empresários de Pão de Açúcar para sua campanha, vai fazer o calçamento, ordem dada é ordem cumprida.
Apoio:
QUE 2012 SEJA REPLETO DE VITÓRIAS PARA AS FAMÍLIAS DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA |
AMILTON PISCINEIRO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail