As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Desvio milionário de pastores vai à justiça e polícia


foto: Divulgação
O pastor Antônio Ângelo e o contador Leonardo Alvarenga
O pastor Antônio Ângelo e o contador Leonardo Alvarenga. Eles estão sendo processados pelo Presbitério da Maranata
Esquema de corrupção para desviar recursos provenientes do recolhimento do dízimo foi montado na cúpula da Igreja Cristã Maranata, com o envolvimento de pastores, diáconos e até fornecedores. A ação, identificada em uma investigação da própria instituição, foi parar na Justiça. Nela, aparece o nome do vice-presidente, Antônio Ângelo Pereira dos Santos. Estimativas iniciais da igreja indicam que o rombo é de, no mínimo, R$ 21 milhões. Mas a ação protocolada na Justiça pede o ressarcimento de R$ 2,1 milhões.

A diretoria da Maranata diz que a situação é grave e que já adotou as providências contra as irregularidades que vinham sendo praticadas. Uma delas foi afastar três pastores e um diácono das funções administrativas e religiosas.

O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual. Em nota, o MP adiantou que os documentos exigem melhor apuração, mas apontam para várias irregularidades e crimes. Diz ainda que, se aproveitando da isenção de tributos que as igrejas possuem e da boa-fé dos fiéis, pastores estariam usando bens da igreja em benefício próprio. A lista de prováveis crimes praticados inclui desvio de recursos para o exterior, criação de empresa irregular, contrabando, fraudes ao Fisco e ao sistema financeiro.

(Rádio CBN Vitória - Vilmara Fernandes)

Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail