As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Zabumbeiro do ano

"Só vim pegar numa zabumba, quando cheguei aqui", Bento citando o instrumento que originou seu apelido. Foto: Nedja Alves.

Em entrevista concedida quarta-feira (16/05) a Rádio Comunidade FM e ao Blog do Ney Lima, Bento da Zabumba falou sobre a homenagem que lhe vai ser prestada nos festejos juninos.

Bento, que nasceu no município do Congo (PB), chegou a Santa Cruz na adolescência, em 19 de janeiro de 1974. A veia artística músico também se fazia presente na sua família, onde afirmou: “Eu tinha um tio que era tocador de oito baixos. Meu irmão, Enoque, também toca oito baixos e eu, acompanhando Enoque, no triangulo e no pandeiro, pois naquela época, não havia zabumba. Só vim pegar numa zabumba, quando cheguei aqui”.

Bento da Zabumba fala que hoje seu nome é associado ao instrumento devido a sua dedicação, mas também afirma que sabe tocar outros mais, na linha percussiva e também o fole de oito baixos: “Eu comecei tocando pandeiro, que é muito mais cansativo que a Zabumba. Instrumentos de percussão, só não todo bateria. Toco também fole de oito baixos”, afirmou.

Bento falou também que seu envolvimento com a música começou quando tinha sete anos. Nessa idade, ele já andava e tocava com outros músicos do Congo, em jogos de futebol e festas.

O Zabumbeiro falou também de uma de suas mais marcantes lembranças, de quando recebeu uma Zabumba, de presente, da cantora Elba Ramalho, no ano de 2009: “Eu fui me apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns e quem ia se apresentar era a cantora Elba Ramalho. Eu, conversando com o zabumbeiro de Elba, eu disse: “Mas rapaz, eu sou doido para conseguir uma zabumba dessas, que a minha não é uma dessas. Sempre procurei uma dessas e não encontro”. Naquilo, Elba vai chegando e o zabumbeiro me apresenta a ela e ela fala: “Depois que terminar o show, pode doar a zabumba a ele”. É com ela que vou tocar esse ano”, finalizou.

Bento da Zabumba, que faz parte da Orquestra Sanfônica de Oito Baixos, afirma que já participou de mais de 200 trabalhos artísticos, entre CDs e DVDs e que a música o fez conhecer diversas cidades do nordeste.

Fonte: Blog do Ney LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail