As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SOU DIREITA E DAÍ?



O Brasil está cheio de direitistas, reacionários, pessoas que defendem os interesses das classes dominantes, porém não assumem sua ideologia. Esses conservadores estão em todos os partidos: o PSB, o DEM, o PSDB, PDT e até no PT. Palmas para meu amigo Rafael Brasil, que  escreveu um artigo dizendo com todas as letras: "Sou de direita e daí?". Aprendi desde os vinte e poucos anos que cafajestes independem da ideologia. Tem gente boa num lado e no outro. O perigo mesmo está na radicalização, no totalitarismo ou fascismo. Vamos ao artigo do professor.

SOU DIREITA E DAÍ?

Às vezes leio nos blogs comentários sobre minha posição política e ideológica, geralmente me acusando de direita. Sou, qual o problema? Aliás, hoje com muito orgulho. Pois tive um passado de formação comunista. Tentava seguir a linha trotskista, que era afinal uma das únicas a fazer críticas - à esquerda - ao chamado “socialismo real”. Depois vieram outras tendências esquerdistas que viriam quebrar a hegemonia dos partidos comunistas. Depois de comunista, social democrata. Porém, as hesitações da chamada social democracia brasileira me lavariam para o lado do liberalismo. Ademais, o próprio PT não se transformou num partido, digamos, com colorações da chamada social democracia? Afinal, com a carta aos brasileiros, o partido, antes radical, tornou-se moderado, e pior, aliado com a cleptocracia reinante nos corredores da vasta burocracia brasiliense, incluindo, é claro, o congresso. 

O Brasil precisa de liberdade e capitalismo. Com nossa tradição de patrimonialismo, devemos privatizar a grande maioria das estatais que infelicitam o povo, que nem de longe sabe disso. Aliás, o povo apoia as estatais que lhes surrupiam dinheiro todos os dias do ano. Sou a favor da abertura econômica . melhores relações com os Estados Unidos, e da reforma total do estado, e de um novo pacto federativo. O país está há anos com uma infraestrutura em pandarecos, o estado não tem capacidade de investir nem deixa a iniciativa privada fazer. Ademais, desde meados dos anos cinquenta, ninguém acredita mais na eficiência do estado como produtor de bens e mercadorias. Do ponto de vista político, defendo a democracia e a liberdade sem restrições maiores. 

O Brasil precisa fazer sua segunda transição. A primeira, foi a democrática. Hoje devemos aperfeiçoar nossas instituições, radicalizando, digamos assim, nossa democracia. Precisamos das reformas política e eleitoral. Sou veementemente contra todos os tipos de ditaduras, ainda mais de sistemas totalitários, de triste memória no sangrento século XX. Aliás, seguindo o raciocínio e Roberto Campos, as ditaduras de direita, são, digamos, mais brandas do que as de esquerda. As primeiras são mais biodegradáveis, as segundas são mais duradouras e em muitos casos mais cruéis. 

Sou também contra o aborto, e a favor da pluralidade religiosa, e pela mais completa tolerância em relação aos sem religião. Enfim um sistema que priorize essencialmente o indivíduo em detrimento do estado pretensamente onisciente e onipresente. Se ser de direita é essencialmente ser amante da liberdade e do individualismo, tenho, como já disse, orgulho de der de direita. Nada a ver com a velha e quase inexistente direita fascista e congêneres, que se identificam mais com certos regimes esquerdistas do que outros quaisquer. Aliás, não é por menos que Stálin , até a invasão alemã à então União Soviética, confiava plenamente em Hitler, e os altos oficiais e escalões superiores do regime nazista admiravam a fidelidade dos comunistas ao sistema. Enfim, tudo é história. Sem ela não sabemos de nada. Saravá!

(Na foto o ideólogo Roberto Campos, um dos principais ideólogos da direita no Brasil. Ácido crítico das esquerdas, uma vez ele fez o seguinte comentário sobre o Partido dos Trabalhadores: "O PT é o partido dos trabalhadores que não trabalham, dos estudantes que não estudam e dos intelectuais que não pensam".).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail