As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quarta-feira, 18 de março de 2015

É HORA DE IMBUIR OUTROS VALORES

Um dos elementos do capital humano é o ídolo, pela aventura e sonho que ele proporciona. A criança do interior, às vezes só tem o vaqueiro como seu herói. Já as crianças urbanas têm uma variedade maior a escolher. Geralmente são os músicos, os jogadores de futebol, além de artistas famosos (as). 

Quando criança, em Serra dos Bois, costumava ir à feira com meu pai para ouvir as histórias (estórias) dos vaqueiros, dos cangaceiros, dos políticos e juízes, delegados, padres e bispos. Observava também como funcionava a cidade e quando chegava a casa, procurava construir, com pedra uma rua igual à da cidade. Quando se tratava de igreja colocava uma pedra maior, para diferenciar-se das casas comuns. 

Minhas cidades eram transitórias, pois cada vez que ouvia uma nova historia construía uma nova ideia, porém mantinha os mesmos ídolos. 

Desta forma, construía pontes e estradas; hospitais e delegacias; fórum e coletorias. Era quase uma megalópole, que saia de minha imaginação. Só não deu certo quando ouvi dizer que Brasília era uma cidade dentro de um buraco. Ora, cavei uma cratera, mas não conseguir montar a cidade lá dentro. 

Cresci e fui morar, por oito anos, na Capital Federal, constatando que não existia buraco algum lá, (a não ser o buraco político que vivíamos), mas uma vez cheguei a Recife quando tomei um taxi o motorista fez-me a seguinte pergunta: Brasília é debaixo da terra? Respondi que não. Só não lhe falei que também pensava como ele durante muito tempo. 

E por que falar disso? Ora, sabemos que a mente da juventude precisa do ídolo. Tendo-se bons ídolos teremos uma sociedade boa. Quando cultuamos o que não presta teremos uma sociedade doente como a de agora. 

Como poderemos mudar esse panorama? Não sei, mas sei que construir um circuito de velocidade para motos em Taquaritinga do Norte é contribuir para que nossa juventude crie a ideia de que a força e a velocidade de uma moto constitui seu prazer. E, como sabemos, os acidentes de automóveis e motos matam nossa juventude. Será que não deveríamos imbuir outros valores em nossa sociedade? 

Antonio Martins de Farias é Advogado e norte Taquaritiguense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail