O Poder Judiciário sempre foi blindado e dificilmente se via alguma crítica na mídia a juízes, desembargadores e a instituições importantes como o Supremo Tribunal Federal.
Isso vem mudando nos últimos tempos e nos blogs independentes, redes sociais e até na grande imprensa notas e reportagens têm sido publicadas com denúncias que envolvem o quarto poder. Em Garanhuns, não faz muito tempo, picharam o muro do fórum acusando a Justiça de estar partidarizada. Recentemente, em Brasília, colocaram uma placa em frente ao prédio do STF acusando o órgão de ser conivente com bandidos.
Para completar, até uma novela de televisão resolveu mostrar que juízes ou desembargadores também podem ser corruptos. No besteirol das 19h, na Globo, o ator Reginaldo Farias interpreta um desembargador aposentado que está sendo investigado pela Polícia Federal. É suspeito de vender sentenças, quando juiz e pode também ter atuado para acobertar um homicídio. Acredito que a maioria dos magistrados são sérios e honram a profissão que exercem, mas existe uma minoria que pratica ilícitos e termina manchando a imagem do Poder Judiciário como um todo. Se tivéssemos uma lei contra abuso de autoridade, juízes não fossem premiados com gordas aposentadorias, quando cometem deslizes e evitassem julgamentos influenciados pela mídia, talvez não tivéssemos chegado a esse ponto.
Desembargador corrupto como personagem de novela, que normalmente não tem compromisso nenhum com crítica social, é uma surpresa e um fato inusitado. Mas não é impossível que a Globo receba pressões e mude o caráter do juiz aposentado da história. Em novela tudo é possível, acontece do santo virar vilão ou o contrário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail