Os livros didáticos aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) para alunos do ensino fundamental trazem críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e elogios à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Um exemplo está no livro "História e Vida Integrada", que enumera problemas do governo FHC (1995-2002), como crise cambial e apagão, e traz críticas às privatizações. Do outro lado, a respeito de Lula, a publicação cita a "festa popular" da posse e diz que o petista "inovou no estilo de governar" ao criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O Ministério da Educação não comentou o tratamento dado a FHC e Lula nos livros.
O uso de livros didáticos para fazer a cabeça das crianças e adolescentes é uma prática condenável e imoral. Isso foi feito no Brasil pelos governos militares, nos regimes totalitários que se auto rotulavam de socialistas e os americanos vendem sua ideologia até no cinema. Nas democracias, cabe à imprensa, às oposições e organizações da sociedade civil fiscalizar os excessos praticados nesse campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail