A presidente Dilma Rousseff escolheu nesta terça-feira o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) para ser o novo líder do governo na Câmara, que substitui o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) completando as mudanças nas duas casas legislativas, após estremecimento e vacilações na base aliada.
Foto: Roosewelt Pinheiro/Agencia Brasil
Na Câmara desde 1995, Chinaglia está em seu quinto mandato de deputado federal
Na Câmara desde 1995, Chinaglia está em seu quinto mandato de deputado federal
Após ter anunciado a troca na liderança do governo no Senado: Eduardo Braga (PMDB-AM) substituindo Romero Jucá (PMDB-RR), a presidente Dilma Rousseff resolveu trocar também a liderança do governo na Câmara, entronando o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP)no lugar de Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Além de ter presidido a Câmara entre 2007 e 2009, Chinaglia foi líder do PT entre 2004 e 2005 e líder do governo Lula em 2005.
No ano passado, foi relator-geral da Lei Orçamentária Anual. Durante seu tempo na presidência da Câmara, ficou conhecido pelo apelido de “cinco para as sete”. O petista criou brigas com deputados pela resistência em estender as sessões plenárias e evitar o pagamento de horas extras a servidores. Para não ter que pagar hora extra, ele encerrava as sessões sempre cinco minutos antes das 19h.
Entre as opções colocadas na mesa, a de Chinaglia é que reflete o maior trânsito dentro da bancada do PT. Apesar de ter tido problemas de relacionamento com deputados do baixo clero na época da presidência da Câmara – frequentemente era classificado como arrogante pelos colegas -, Chinaglia é conhecido também pelo poder de debate e persuasão.
A escolha de Chinaglia por Dilma reforça um grupo formado por parte do PT paulista e de outras tendências do partido. O ex-presidente da Câmara foi o principal articulador da candidatura de Marco Maia (PT-RS) à candidatura da Casa em 2010. Na oportunidade, ele conseguiu mobilizar a maior parte da bancada para tirar o então líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP) da disputa. Na época, Vaccarezza tinha a preferência dos partidos aliados.
Ninguém porém é perfeito, registre-se a estreita influencia do mensaleiro José Dirceu e sua ala paulista, sobre o deputado Chinaglia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail