O socialista Antônio João Dourado fez uma senhora festa, ontem à noite, para se despedir da Prefeitura de Lajedo. Ele renunciou o cargo para disputar a prefeitura de Garanhuns, tendo assumido no seu lugar o vice-prefeito Juvenal Inácio.
Além de Dourado, devem disputar a sucessão de Luiz Carlos o engenheiro Paulo Camelo (PSOL), as ex-primeiras damas Aurora Cristina (PSDB) e Rosa Quidute (PT), o vereador Sivaldo Albino (PPS), o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS) e o deputado Izaías Régis (PTB).
Desses pré-candidatos, nasceram em Garanhuns Paulo Camelo, Sivaldo Albino e Zé da Luz. Este último, no entanto, teve sua vida política toda em Caetés, onde seu pai, Hermínio Sampaio, foi prefeito duas vezes e o filho em três oportunidades.
Aurora é de Arcoverde e Rosa de Flores, mas as duas moram na Suíça Pernambucana há muitos anos e têm serviços prestados à cidade.
Antônio João é filho do ex-prefeito de Lajedo Antônio Dourado, que era médico e morreu o ano passado com mais de 100 anos de idade. Engenheiro, Dourado Filho quebrou uma longa hegemonia dos Cosme e Adelmo Duarte, quando venceu a primeiro eleição em 1996, se reelegendo em 2000 e voltando em 2008.
Tinha direito a reeleição este ano, mas convocado pelos líderes do Partido Socialista em Pernambuco transferiu seu domicílio eleitoral para Garanhuns, se apresentando como “o candidato do governador”.
Desde o início enfrentou forte reação dos políticos e de parte da sociedade. O prefeito Luiz Carlos e seu antecessor, Silvino Duarte, o deputado Izaías Régis, o vereador Sivaldo Albino e lideranças de mais de uma dezena de partidos políticos locais fizeram manifestações contra a “candidatura importada”.
Para completar a confusão, em Lajedo gravaram Antônio João criticando possíveis adversários, aliados, promotores e médicos. Os áudios tiveram grande repercussão por conta do linguajar utilizado.
Apesar de tudo, Dourado não quis desistir da candidatura e agora vem para Garanhuns tentar reverter os números das pesquisas e a hostilidade de muitos setores.
Em sua terra, apesar de estar deixando a cidade, foi calorosamente aplaudido pelos correligionários em sua despedida.
Tudo indica que o médico Rômulo Maia, apesar de muita resistência, vai ser o candidato do grupo governista em Lajedo. Até o governador Eduardo Campos teria conversado com ele para convencê-lo.
Com Antônio João, Zé da Luz, Izaías, Sivaldo, Aurora, Rosa e Paulo Camelo, Garanhuns pode este ano ter uma das eleições mais empolgantes de sua história.
(Na foto o presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, o prefeito Antônio João Dourado e seu possível adversário, Zé da Luz).
(Na foto o presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, o prefeito Antônio João Dourado e seu possível adversário, Zé da Luz).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail