As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

terça-feira, 27 de agosto de 2013

FERNANDO HENRIQUE DESCARTA ZÉ SERRA, APOIA AÉCIO NEVES E ADMITE IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS


O ex-presidente Fernando Henrique é hoje a voz mais respeitada da oposição no Brasil. Embora já tenha passado dos 80 anos, permanece atuante, opinando sobre política, participando de palestras e defendendo posições às vezes polêmicas, como a ideia de descriminalização da maconha. Em entrevista ao Jornal Valor Econômico, nesta segunda-feira, o líder tucano voltou a surpreender. Descartou José Serra, defendeu a candidatura de Aécio Neves e apoiou a importação de médicos feita pelo governo petista, que tem sido criticada por setores da sociedade, inclusive gente do seu partido.

Confira os principais trechos da entrevista de Fernando Henrique:
Serra
Meu palpite é que ele fica no PSDB. Não tem muito sentido você sair de um partido onde sempre esteve, onde construiu sua história e contribuiu para a história do partido, e ir para uma coisa que você não sabe como é, com um ponto de partida frágil. A dificuldade [para Serra] é que o PSDB em sua imensa maioria está com Aécio. Quer o Aécio. Então, acho que a pessoa tem que ser realista, até que ponto tem sentido se apresentar como candidato ou não. Mas isso só o tempo vai mostrar, se é possível ou não.
Empecilho para Aécio?
Qual foi o nosso problema nas outras candidaturas? É você ter indecisão por muito tempo. Não dá para repetir isso. A vantagem que temos agora é que houve uma tendência consolidada no PSDB pela candidatura Aécio. O que tem é uma aspiração legítima do Serra, mas não é que o partido se dividiu entre um e outro. Neste momento, nos diretórios, que eu saiba, não existe nenhuma cisão dentro do PSDB. O PSDB está ao redor da candidatura do Aécio.
Prévias
Eu acho difícil. Mas, claro, se o Serra insistir em ser candidato ele tem o direito. Agora o partido também tem a obrigação de dizer: 'Vamos resolver isso logo, não pode esperar'. Para não cair nos erros do passado.
Aécio
Não é hora de decolar. O povo só vai se abrir para isso no segundo semestre do ano que vem. É hora de se organizar, de organizar o discurso, ter presença articulada com outros setores.
Marina e Campos
A Marina, indiscutivelmente, se beneficia, neste momento, dessa onda dos protestos. Agora, no ponto de partida, o Aécio tem [o apoio de] Minas, uma estrutura grande do PSDB e candidatos organizados em praticamente todos os Estados. E o Eduardo tem menos. De fato, vamos ver como é que a porca torce o rabo, quando estivermos na campanha. Quem tem mais organização na oposição é o Aécio. A Marina não tem nem partido. E o Eduardo tem, mas é um partido mais fraco que o PSDB. No ponto de partida, Aécio tem vantagem, independentemente das variações de [pesquisa de] opinião. A opinião está muito longe da eleição. O Serra saiu sempre muito na frente, e não ganhou. Isso é muito relativo.
Apoio ao Aécio
A candidatura foi lançada não foi nem por mim, foi pelo [deputado federal] Sérgio Guerra, pelo [ex-presidente do PSDB] Tasso [Jereissati] e eu apoiei Porque o partido está nesta direção e porque eu acho que o momento é de você renovar.
Importação de médicos
O estranho é o Brasil pagar e o governo de Cuba escolher quem vem. Mas não acho que seja errado. Não sou contrário desde que haja uma coisa com clareza, que tenha diploma que realmente tenha valor. Agora, o resto, se for necessário... Sempre fui muito favorável a que houvesse migração, liberdade de movimento de pessoas, o Brasil precisa de gente com competência. Agora, tem que ter algum critério para saber se tem competência mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail