Uma grande polêmica foi gerada na cidade de Toritama. A duplicação da BR-104, principal acesso para a Capital do Jeans, deverá passar por fora da cidade.
Foram apresentados vários projetos ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que isso aconteça, o que evitaria os transtornos que acontecem em Caruaru.
O secretário de Indústria e Comércio de Toritama, José Marcelo da Silva, é a favor de que a duplicação passe por fora da cidade. “O tráfego vai melhorar para quem vem nos comprar. Você sai daqui, roda 20 km, sai do eixo da BR-104, vai comprar em Santa Cruz e tem que voltar do mesmo jeito.
Toritama e Santa Cruz estão consolidadas; quem vem comprar jeans vem a Toritama e quem vem comprar malha vai a Santa Cruz. A coisa tá crescendo, não temos espaço para estacionamento e se colocarmos uma “mão” aqui por dentro, vamos perder as duas pistas locais”.
O presidente da Associação dos Feirantes de Toritama (AFEST), Fábio Flôrentino, diz que Caruaru serve como exemplo negativo da duplicação. “Toritama como sempre foi colocada em segundo plano, Caruaru teve a conclusão das suas obras primeiro e serviu como exemplo. Passando por Caruaru, vemos que a cidade ficou com um muro de Berlim. Caruaru perdeu com esse paredão que foi criado e Toritama iria ficar do mesmo jeito. A cidade ficaria isolada e iria dificultar o tráfego interno”.
Já o presidente da Associação dos Lojistas do Parque das Feiras de Toritama, Prudêncio Gomes, explica o porquê do pedido feito ao DNIT. “Essa “mão” aqui não será isolada. Ela vai ser transformada numa PE, mantida pelo Governo do Estado e outras cidades vão circular por dentro de Toritama”.
A duplicação da rodovia ainda não chegou até Toritama e o DNIT também não se posicionou sobre o pedido.
Da Central de Jornalismo Liberdade.
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