As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Guilherme Uchoa desiste da ação que impedia imprensa pernambucana, associar seu nome a uma investigação

O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, anunciou, nesta quarta-feira, a retirada da ação judicial que desautorizava a vinculação, pela imprensa local, da sua imagem e nome do caso que envolvia a sua filha , numa investigação.

Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

“Eu tenho defeitos, sou um ser humano e tenho sensibilidade” – disse Guilherme Uchoa na tribuna da Assembléia


Visivelmente abatido, o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, ocupou a tribuna da Câmara, nesta quarta, 04, para anunciar a desistência da ação judicial que desautorizava a vinculação da sua imagem e nome ao caso da guarda provisória de uma criança, em veículos de comunicação locais, referente ao suposto tráfico de influência em um processo de adoção na Comarca de Olinda, onde sua filha, Giovana Uchoa é investigada.

Uchoa informou que foi surpreendido com reportagens sobre o caso num momento em que acompanha a esposa, Eva Uchoa, com quem é casado há 44 anos, em tratamento médico em São Paulo. Sua mulher encontra-se na UTI após ter feito cirurgia para retirada de um tumor cerebral, pela segunda vez.

Ele ressaltou que teve a imagem gravemente ferida, em especial por noticiário policial de televisão. O presidente lembrou que o programa chegou a mostrar mais de 30 fotos de várias épocas de sua vida e fez associações do seu nome com um fato de que não tem conhecimento. Referia-se ao programa de Josley Cardinot, da TV Clube.

Uchoa revelou que, mesmo sendo juiz aposentado, não conhece nenhum dos envolvidos com o processo de adoção e nem praticou ato que o relacione direta ou indiretamente ao caso.

O deputado relatou que desistiu da ação judicial visando à proteção da sua imagem, já que não há prova de participação no fato, para que a atitude não continue sendo confundida com censura aos direitos dos profissionais ou interferência na liberdade de imprensa. Ele reiterou que sempre acreditou no papel da imprensa em favor da verdade dos fatos.

Os líderes do Governo e da Oposição, Waldemar Borges, do PSB, e Daniel Coelho, do PSDB, e o segundo vice-presidente da Casa, André Campos, do PT, enalteceram a atitude de Guilherme Uchoa, salientando que ele sempre agiu em favor das liberdades democráticas.

Guilherme Uchoa e sua filha estão sendo crucifixado pela imprensa devido a sua proximidade com o Governador Eduardo Campos. O caso e suas repercussões estão sendo tratados com uma lente de aumento, pelo poder político que ele conquistou dentro do estado.

Quem conhece Guilherme Uchoa, na vida privada, sabe o quanto ele é ligado à família. A acusação contra sua filha e, principalmente, o estado de saúde da esposa deve ter-lhe destroçado física e psicologicamente.

Guilherme foi um dos expoentes do judiciário pernambucano. Possui um saber jurídico invejável, chegou a ser cogitado para ocupar cargos em tribunais superiores, e sem dúvida estaria ocupando uma cadeira de desembargador no Tribunal de Justiça de Pernambuco, no momento, se não tivesse optado pela carreira política.

Em circunstâncias normais, o deputado e juiz aposentado Guilherme Uchoa, saberia que um juízo estadual não o pouparia do incomodo causado pela associação do seu nome, ao tal ato investigado, a nível nacional. No mundo online de hoje, esse gesto, como acabou acontecendo teria repercussão nacional incontrolável.

Guilherme Uchoa precisa ser visto, neste episódio, fora do contexto politico, apenas como ser humano, levando-se em conta, o momento atual de sua vida pessoal. "O homem é o homem e a sua circunstância", dizia Ortega Y Gasset. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail