Vimos por meio deste, informar a cerca das árvores da espécie algaroba que foram podadas recentemente na Rua Raimundo Francelino Aragão (Rua do Pátio). Diagnosticou-se que seis árvores possuíam copas demasiadamente grandes, bloqueando a iluminação pública a noite e com sério risco de tombamento parcial e até completo, devido o período chuvoso que em nossa região inicia-se em breve (informações oriundas da Agência Pernambucana de Águas e Clima).
Foi feito um planejamento com objetivo de minimizar os risco de tombamento e para aumentar a eficiência da iluminação pública a noite, tudo isso levando em conta a preservação da maior área possível de sombra. Ficou decidido que uma poda de cerca de 40% da copa seria o ideal, e um funcionário habilitado realizando a supervisão dos trabalhos. Contudo, devido a duas denuncias que demandaram ações emergenciais, o funcionário supervisor necessitou sair para as ocorrências (uma delas por sinal resultou em um Auto de Infração com multa). Com a saída do supervisor os trabalhos de poda não saíram como haviam sido planejados.
Estaremos revendo os procedimentos de podas para evitar tais falhas, verificamos a situação de saúde das árvores em questão e constatamos que devido ao clima quente e os cortes retilíneos regulares, não há chances de surgimento de fungos e bactérias nos locais cortados, evitando assim possíveis doenças. Estamos fazendo correção de solo com adubação necessária bem como, colocação de água para diminuir o tempo de surgimento de novos galhos e termos o mais breve possível uma nova copa.
Informamos ainda que assim que reorganizarmos a estrutura de podas, iremos realizar a poda de forma correta e supervisionada de duas árvores que ainda estão com a copa demasiadamente grande, inclusive uma delas possui um fluxo grandioso de pessoas, aumentando os riscos de acidente no local.
No ano de 2013 realizamos a doação de mais de 2 mil mudas de espécies diferentes de árvores e iniciamos uma série de plantios pontuais com mudas nativas e a realização de projetos como Pedale & Plante, reflorestamento da mata ciliar da parte urbana do Rio Capibaribe bem como, de pesquisa que está resultando no Plano Municipal de Arborização, pesquisa esta inédita em nossa cidade.
Agradecemos os alertas e reafirmamos nosso compromisso com uma cidade mais e melhor arborizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail