A "Globonews" exibiu esta semana um programa sensível, objetivo que, de tão bem feito, transformou-se num soco direto na boca do estômago do cidadão responsável. O tema, por si só, "trabalho escravo no Brasil", é dilacerante.
A produção, imagens, roteiro e edição do programa foram feitas pelos jovens Mariana Veil e Júlio Molica. Os repórteres mostraram com isenção a crueldade praticada contra pessoas que dedicaram muitas horas do seu dia a trabalhos árduos e nada recebem.
Os direitos desta gente foram para o espaço. São explorados por criminosos inescrupulosos que se passam por fazendeiros, donos de terra ou "empresários" de "deus sabe o que".
O trabalho escravo é mais comum do que imaginamos.
Gostaria de chamar a atenção que o programa só foi possível por existir uma equipe azeitada nos bastidores. A coordenação do núcleo de reportagens especiais fica sob a responsabilidade de Anna Bernardoni. E assinatura de qualidade, como sempre, da editora-chefe Marita Graça.
O Brasil na tela da TV não é pouca coisa. E, para isto, que queremos que se utilize este veículo fabuloso. Mão de obra de qualidade no jornalismo, temos de sobra. Parabéns aos colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail