Conforme postagens de matérias e fotos em blogs e redes sociais, o vice-prefeito de Taquaritinga, Gena Lins, estaria conquistando o apoio de dois vereadores do grupo da oposição para reforçar seu projeto de candidatura a prefeito da Terra do Café: vereadores Guilherme Cumaru e Hélio de Novo.
Não se sabe se, para formar um novo grupo, reunindo lideranças políticas dos dois lados, ou reforçar sua postulação dentro do grupo Calabar. Tal movimento se soma à sua decisão de não apoiar o candidato do grupo a deputado estadual, Diogo Morais, que terminou ficando na primeira suplência por falta de míseros 78 votos. Deve ser geral a opinião de que o apoio à candidatura do Delegado Lessa tirou a vitória do deputado socialista. Fica o questionamento: se já era difícil conquistar a preferência das lideranças Calabar, ao não se engajar na campanha de Diogo, com esse recente movimento político de atrair vereadores, sem que as conversas passem pelo conhecimento do prefeito Lero, Gena Lins não estaria sacramentando de vez o seu divórcio político com o grupo? Ou o vice-prefeito tem a convicção de que vencerá a batalha interna para ser o candidato da atual coligação que está à frente da prefeitura?
A ação de Gena também causa estragos no tradicional grupo de oposição, principalmente na sua liderança maior, Jânio Arruda, que pela primeira vez é fortemente contestado. Sim, sempre foi um forte candidato e na última eleição se mostrou competitivo, deu um "calor" no grupo Calabar, reduzindo fortemente a votação da situação no distrito de PDA. Mesmo assim, são fortes os sinais de que a unanimidade em torno do seu nome acabou e, principalmente, acabou da parte de lideranças que há décadas lhe devotam não só apoio político, como também vínculos pessoais.
E qual vai ser a reação dentro do grupo Boca Preta, na peleja entre o "cabeça branca" e os "cabeças pretas"? E dentro do grupo Calabar entre sua liderança maior, o prefeito Lero, e o vice-prefeito "rebelde"? Teremos finalmente o fim do FLA X FLU, com candidaturas múltiplas e fortes, dividindo os dois lados? Uma terceira via liderada por Gena, reunindo partes do Calabar e do Boca Preta, formando uma espécie de CALABOCA?
Há ainda a ser considerado o papel de outros nomes como o presidente da Câmara, o ex-candidato da terceira via em 2020, os "irmãos fortes" de PDA, o "homem da net", o "sobrinho do homem" e também, claro, o "homem da ladeira".
No momento, não importam as motivações de cada um, se justas ou não, mas o movimento dessas "placas tectônicas" prenunciando a erupção do vulcão eleitoral, que tem menos de dois anos para eclodir. Fiquemos de olho na batuta de três maestros: o que regeu, o que está regendo e o que quer reger a "banda" Prefeitura Municipal de Taquaritinga.
Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail