As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Uma década que mudou a história Política de Taquaritinga

Chegamos ao fim do ano de 2010 mais também chegamos ao fim de uma década. Década esta que quebrou muitos tabus e mudou muitos paradigmas principalmente na política. Vejam  os 10 fatos políticos mais importantes da década em Taquaritinga:

1 – Posse de Zeca em 2001 :  

Depois de uma eleição bastante acirrada entre o Prefeito da época Jânio Arruda que disputava a reeleição, e Zeca que vinha de duas derrotas uma como vereador em 1992 , e uma como candidato a vice Prefeito na chapa de Dr Aldenir em 1996, que tinha sido derrotado pelo próprio Janio em 1996, A campanha já começou quente. O grupo calabar subiu com uma carreata nunca vista de Pão de Açúcar que assustou muita gente em Taquaritinga , mais na outra semana Janio mostra sua força e também sobe a serra com uma grande carreata. Muitas brigas muitos enfrentamentos , encontro de carreatas e uma lamentável troca de copadas e garrafadas em um bar no centro da cidade de Taquaritinga do Norte. No fim zeca ganha com 351 votos de frente, quebrando uma hegemonia de mais de 100 anos. No dia 1 de Janeiro de 2001, Zeca toma posse e promete ceder o prédio da prefeitura para Escola Estadual voltar para o centro.


2- Eleições de 2002 :

André de Paula

Apesar de ser uma eleição de deputado e governador, aqui em Taquaritinga  foi muito disputada, e cada partido ficou com um marjoritário o grupo de Zeca fez Bruno Araújo estadual marjoritário, já o grupo de Janio fez André de Paula o federal , depois das eleições cresceu as especulações para as eleições de 2004.

Bruno Araújo














3 – Eleições de 2004 :


Mais uma vez o duelo entre Zeca e Janio, e mais uma vez a vitória de Zeca por  230 votos de frente, diminuindo a frente de sua primeira eleição. Esta foi uma eleição ainda mais acirrada que a de 2000, onde o trágico encontro de boca preta com calabar, gerou a guerra das pedradas por traz do hotel Jorge Eduardo, onde uma verdadeira guerra entre os pastorís, ternimou com mais de 50 queixas na delegacia, e vários feridos.
Comício de Jânio Arruda






Comício do grupo calabar




4 – Posse de Zeca 2005:

Zeca toma posse pela segunda vez em Janeiro de 2005, e uma grande duvida no ar , a justiça eleitoral, na pessoa da promotora Camila, entra com uma ação contra o Prefeito Zeca por uso da máquina, e poder económico. No fim de 2005 Zeca e cassado pela comarca de Taquaritinga, recorre e consegue se manter no cargo até o julgamento do processo a nivel estadual !




5 – Eleições de 2006 :

Uma eleição quente, pois em Março de 2006, Zeca tinha sido cassado mais uma vez, só que agora em Recife pelo TRE, e mais uma vez conseguiu a liminar que o mantinha no cargo até a decisão de Brasília. Zeca mesmo pressionado conseguiu fazer todos os seus candidatos marjoritários, na esperança dos mesmos conseguirem fazer com que ele permanecesse no cargo. Em uma burrada histórica, a união por Pernambuco preferiu ir para o segundo turno com o até então desacreditado Eduardo Campos. Todos os três candidato a governador, tiveram mais de 1000 votos, e no segundo turno, Humberto Costa levou seus mais de um milhão de votos petistas para Eduardo Campos. Mesmo assim a expectativa continuava sobre Zeca se ele sairia , ou quando sairia.



6 – A cassação de Zeca :

No dia 10 de maio de 2007, dia do aniversário da cidade de Taquaritinga, depois de dois anos e meio de mandato de Zeca, o TSE manteve a cassação , decretando que fosse dada posse do segundo colocado nas eleições de 2004, Jânio Arruda. Zeca junto com seus advogados ainda tentou alguns recursos que não duraram muito.


7 – A posse de Janio em 2007 :

Com muita festa, carreatas, passeatas e trio elétrico, Janio volta a comandar Taquaritinga no dia 22 de Junho de 2007, e pela terceira vez ele assume a prefeitura. Foi uma semana inteira de comemoração dos partidários do experiente politico.




8- Politica de 2008 :
Depois de muita briga no grupo calabar, para saber quem iria enfrentar Janio , Zeca teve grande importância, pois o seu candidato Evilásio conseguiu ser o escolhido, e em uma campanha muito acirrada conseguiu a vitória por 181 votos de frente, sem nunca ter sido candidato, veja os resultados :


Evilasio: 7.371(50,62%)



Janio: 7.190 (49,38%)



Diferença pro Evilasio: 181
Vereadores eleitos:

- Demir Martins: 1.275
- Felipe Arruda: 994
- Luiz Floriano (Batata) : 821
- Jarbas pinto: 799
- Ronaldo Veiga: 663
- Elisabete de Azevedo(Beta) : 649
- Rogéria Cristina: 623
- Leonardo: 603
- Aldemir Custódio (Mir): 539


9 – Posse de Evilásio :
Evilásio é empossado prefeito no dia 01 de Janeiro de 2009, o vereador da oposição Jarbas Pinto entrega as chaves da Prefeitura e passa o cargo para Evilásio, muita festa e comemoração pelas ruas de Taquaritinga.



10 – Eleições de 2010/ Eleições da Câmara Municipal: 







A eleição para deputado , governador e presidente mostrou um quadro político muito embaraçado , e quem se saiu melhor foi Evilasio que fez todos os seus candidatos maioritários.

Já na eleição da câmara depois do rompimento de Léo com Evilásio, o Prefeito perdeu a maioria na câmara, e Léo tornou – se, Presidente com os  votos dos  vereadores de oposição , e ao que parece fará uma grande oposição ao Prefeito!


Fonte: Adão Melo - Blog dália Net

Um comentário:

  1. Boa noite , junior parabens pelo seu blog está muito bem direcionado, nois sempre acessamos para ficarmos informados sobre as noticias politicas de pão de açucar , e gostariamos que vc citasse a fonte desta matéria , mesmo vc tendo a editado , saudações blogueiras do amigo Adão de Melo!

    ResponderExcluir

Por favor, registrar E-mail