As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O SONHO E A AMBIÇÃO

Imagine uma simples pessoa sem muitos recursos financeiros que anda todos os dias a pé para seu trabalho. Um dia ela vê um lindo carro da marca Mercedes Benz passar bem em frente aos seus olhos, e daí ela pensa: um dia possuirei um carro assim. Esta pessoa então foca-se neste sonho, o de possuir um belíssimo automóvel. Então esta pessoa não mensura seus esforços, e passa a trabalhar e trabalhar, e a crescer e crescer profissionalmente até que um dia compra uma moto.
Está muitíssimo feliz, pois já passa a ter mais conforto na ida ao seu emprego. Não satisfeita, esta pessoa trabalha e trabalha, alcança mais e mais crescimento em sua profissão, até que em outro belo dia ela consegue comprar um fusca. Veja que, para quem andava a pé para ir trabalhar andar de fusca pode não ser lá grande coisa, mas já é muito para quem se destinou a possuir um Mercedes Benz. Perceba que esta pessoa para comprar o veículo tão sonhado ainda precisa trabalhar muito. Pode ser que um dia nem alcance este sonho, mas pode ser que alcance o bem querido.
Se o leitor percebeu, eis a sutil diferença de querer algo e consegui-lo: a ambição. Porque, por mais que não se alcance o que tanto se quer, há a glória maior de ter lutado. Nem sempre querer é poder, pois não é possível se alcançar tudo que se quer, ou ainda da forma que se quer, mas querer tem quer sempre sinônimo de buscar alcançar.
É por isso que não consigo desassociar estes dois vocábulos: sonho e ambição. Para mim os seus significados se combinam. A construção do sonho passa pela vontade maior de realizá-los, e a ambição é o sentimento inerente a qualquer sonhador, mas não que retire o desejo de sempre sonhar, afinal são os sonhos que também movem nossas vidas.
Pois bem! Acredito, e todos sabem disso, que a vida é feita também de sonhos. Eles nos alimentam, nos dão direção, caminho, norte. Portanto, sonho e ambição devem caminhar juntos.
Ambição é uma palavra que deve fazer parte do seu vocabulário particular. Principalmente do vocabulário dos que sonham, e querem porque querem, honrada, leal e honestamente, atingirem seus sonhos.
Não consigo imaginar um vencedor que não traga consigo ambição. Ambicioso é uma qualidade, e não um defeito como muitos pensam. Entenda-se ambição como uma vontade imoderada de vencer, de alcançar a glória. Não associem ambição a dinheiro ou bens, como fazem alguns.
Como disse certa vez Carlos Drummond de Andrade: “Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição”. Pois é neste ciclo constante de lutar por nossos desejos mais ansiados, e que traçamos no caminho de nossas vidas, e cada dia passamos a alimentar a vontade de um dia alcançar onde queremos chegar.
Dizer eu quero, eu posso, eu consigo, o torna ambicioso. E qual mal há nisto? Nenhum! Muito pelo contrário, eu só enxergo o bem, para quem com ele caminha junto. Tu não pecas pela avidez, pelo desejo sadio, pelo anseio que marcastes em tua vida.
Nesta dimensão há de se ter a certeza de que quem almeja o seu sonho é sempre aquele age querendo alcançar a lua, mas mesmo que ele não alcance a lua, ele tem certeza que pelo menos alcançou as estrelas. Tudo isto também alimenta nossas vidas.
Por Aldo Gaudêncio
Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brasil
Advogado e professor universitário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail