As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 12 de abril de 2013

2ª Conferência de Turismo não supera a 1ª, foi um evento para os funcionários, com pouca participação do comércio e de interessados em Turismo

Taquaritinga do Norte
Aconteceu durante a manhã e a tarde desta última quinta-feira (11) no “Badabarreira” a II Conferência de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico de Taquaritinga do Norte – PE, tendo como tema principal: “Tornar o nosso potencial autossustentável para ganhar visibilidade regional” e subtema: “Equilíbrio entre parcerias público-privada como estratégia de desenvolvimento turístico”. 

A II Conferência de Turismo realizada, visa conscientizar e chamar a população de Taquaritinga do Norte, em especial os comerciantes, para junto com o poder público reativar o turismo na “Dália da Serra”. Taquaritinga que é uma cidade bela por natureza, oferece ao visitante várias opções de lazer natural, colocando o turista em contato diretamente com a natureza.

Antes das palestras programadas para o dia, aconteceu a apresentação do Grupo da Terceira Idade do CRAS, em seguida foi composta a Mesa pelo prefeito Evilásio Araújo, vereadora Rogéria Coelho, secretários municipais e pelo Promotor Dr. Iron Miranda dos Anjos e execução dos Hinos. Dando seguimento o prefeito Evilásio começou o seu discurso dando as boas vindas aos presentes e falando da importância de se fazer parcerias público-privada para reativar o turismo na cidade, fazer obras de infraestrutura e saber caminhar com a crise. O prefeito ainda falou do Pacote de Obras que contemplará todo o município, principalmente na área do Turismo, sem esquecer a saúde que é uma prioridade. Dentro deste pacote de obras está o “Plano Estratégico do Turismo” que terá duração de 7 meses e terá como carro chefe o “Voo Livre”. A implantação do parque florestal e de uma UPP (Unidade de Preservação Permanente) , e a colocação de pedalinhos no Açude Santo Amaro. O prefeito ainda convidou a população para sonhar junto com ele a implantação de um Teleférico na cidade, teleférico este que passaria por cima do Açude Santo Amaro.

Em seguida, foi a vez da secretária de turismo Magda Lucélia fazer o uso da palavra e chamar a população para a união em torno do turismo. Destacando sempre a união do poder público com o privado para reativar o Turismo de forma sustentável. Mas uma vez a reativação do Campeonato de Voo Livre foi citada, a secretária ainda falou de um sonho seu, que é a criação da Central de Informações Turísticas e da criação de canteiros temáticos. Ainda foi apresentado um projeto de revitalização do centro da cidade, com a interdição da rua dos táxis e a construção de chalés em torno do Coreto para os comerciantes poderem comercializar os seus produtos .

O presidente da Associação dos municípios turísticos de Pernambuco (ASTUR), André Quirino falou da importância da estruturação da rede hoteleira e do comércio da cidade, destacou a importância da capacitação dos agentes e da necessidade do município desenvolver e comercializar os seus produtos.

O gerente local do Banco do Brasil, João Marcelo em sua palestra falou das linhas de crédito disponíveis para as atividades turísticas e ainda ressaltou um grande evento que acontece na cidade realizado por Alexandre Soares o “Curta Taquary”.

OPINIÃO:
Em avaliação, o que se pode concluir da II Conferência de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico de Taquaritinga do Norte é que, se tratando da 2ª Conferência sobre este tema realizado na cidade pouco se avançou, se é que avançou! 
No evento desta quinta-feira sobrou boa vontade e muita conversa, mas faltou propostas concretas. O que ficou claro é que a prefeitura quer dividir a responsabilidade do Turismo com a população, o que é interessante, mas não estabeleceu uma data de quando essas novas medidas em prol do Turismo da “Dália” começarão a ser implantadas, o que deixou dúvidas na cabeça dos comerciantes. Quanto a classe mais interessada na reativação do turismo, foram poucos os que compareceram a Conferência, ou por não mostrarem interesse ou por uma falta de divulgação da prefeitura. Tanto se falou em união público-privada, como isso será possível as principais pessoas envolvidas com o turismo não participaram. Também se sentiu a ausência de alguns grandes produtores de eventos da cidade. 
Risco a dizer que foi uma conferência da Secretaria de Turismo para os funcionários da prefeitura.
Como a prefeitura quer que os comerciantes invistam em seus comércios se a prefeitura não mostra com clareza como irá atrair e segurar o turista na cidade?

Por Eddy Oliveira
do PEmais

Veja imagens da conferência:















 



Pergunta de nosso Blog: Era uma conferência sobre turismo ou era uma conferência do grupo calabar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail