Preocupado com a alta demanda e a falta de estrutura adequada para atendimento de urgência e emergência no município, o vereador Demar (PSDB), encampou uma campanha pela instalação de uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência), em Pão de Açúcar.
Hoje todo o trabalho de resgate e atendimento de vítimas de acidentes ou em situação de urgência e emergência na BR-104, ou na PE 160, é realizado pelo SAMU de Taquaritinga ou Santa Cruz do Capibaribe, que nem sempre dispõe de efetivo para atender a elevada demanda.
Na sessão da Câmara Municipal do dia 15 de Agosto, Demar apresentou uma indicação, pedindo a viabilização da implantação de uma equipe do SAMU em Pão de Açúcar.
Segundo o vereador, o Governo Federal oferece toda a estrutura. UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel totalmente equipada e equipe composta por três médicos e seis enfermeiros, tudo custeado pelo Ministério da Saúde, para atuar em sistema de plantão de 24 horas.
“A Prefeitura entra apenas com a infraestrutura física”, disse o vereador, ao ressaltar a importância do serviço à Pão de Açúcar, Vila do Socorro e região.
Demar também ressaltou que se o serviço já existe na sede do município, e que algumas mortes registradas em decorrência de acidentes de trânsito ocorridas dentro do município, mais precisamente na BR-104, talvez pudessem ser evitadas, já que, a distância da sede para Pão de Açúcar é de cerca de 20 KM, além da demora que é para a central liberar a ambulância.
Além das vítimas passarem a receber o atendimento de um médico preparado já o local do acidente, a ambulância UTI oferecida pelo programa dispõe de estrutura adequada para o atendimento emergencial e inclusive para deslocamento do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail