As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Samu de Santa Cruz do Capiberibe vira referência na região







O trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu - de Santa Cruz do Capibaribe vem ganhando repercussão regional como referência no agreste pernambucano. Os números mostram que de Janeiro até o mês de Outubro foram cerca de 1.800 atendimentos em quase dez meses. 

Segundo o prefeito Edson Vieira (PSDB) a equipe do SAMU estava sem condições de trabalho e hoje é um dos maiores parceiros da administração na área da saúde, destacando a capacidade de integração da corporação com a sociedade local.

A coordenadora operacional do Samu, Lenice Cordeiro, comentou que o trabalho positivo do serviço local, é fruto de uma parceria entre o executivo municipal, que lhe deram condições necessárias para fazer o trabalho de salvar vidas.

O SAMU é um Serviço Móvel de Atendimento de Urgência, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003, ajudando na prestação de socorro da população, com um atendimento 24 horas através da chamada gratuita para o telefone 192 e conta com uma equipe de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.

“Estamos felizes por estarmos fazendo um serviço que tem como objetivo salvar vidas, e o prefeito Edson Vieira vem dando total apoio a nossa base do SAMU", falou Dr, Tiago Costa médico do SAMU de Santa Cruz.


Quando chamar o SAMU?


O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.

Em que situações o SAMU deve ser chamado?


Quando houver acidentes/trauma com vítimas/atropelamento/ferimentos/ por arma de fogo e arma branca;

Em casos de afogamento;

Em casos de choque elétrico;

Em acidentes com produtos perigosos;

Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;

Urgências psiquiátricas;

Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios (infarto, asma grave, enfisema grave) e cardiovascular-AVC;

Em casos de intoxicação exógena;

Em caso de queimaduras graves;

Na ocorrência de maus tratos;

Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe e do feto;

Em casos de tentativa de suicídio.

Fotos: Arquivos e Blog Agreste Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail