Estadual – O deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB) já bateu o martelo e lançará a sua irmã, a vereadora de Timbaúba Balazinha, candidata a deputada estadual em 2018. Numa articulação com Eduardo da Fonte, Marinaldo garantiu o PP para que a sua irmã tente um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A chapinha do PP elegerá o último deputado com no máximo 30 mil votos.
Ironia – A festa de 4 milhões com Luan Santana e Wesley Safadão em São Lourenço da Mata, cancelada por ordem do TCE, rendeu matéria em rede nacional, no Bom Dia Brasil da TV Globo. Com tom crítico ao prefeito Bruno Pereira (PTB), a âncora Ana Paula Araújo chegou a ironizar a defesa do prefeito, de que iria gastar apenas 1,5 milhão na festa, mesmo com salários de servidores em atraso desde 2016.
Fuga – Não pegou bem a postura do deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) de ter fugido na hora do voto. Ele estava na Câmara dos Deputados e do nada desistiu de votar. Essa é uma postura que não condiz com um deputado legitimado por 120.059 votos dos pernambucanos. Todos os demais colegas de bancada se posicionaram não votação da denúncia contra Michel Temer.
Protagonismo – Assim como em 2014 logo após a morte de Eduardo Campos, o prefeito do Recife Geraldo Julio terá papel determinante na reeleição do governador Paulo Câmara em 2018. Como prefeito da capital legitimado por 60% dos recifenses, Geraldo Julio será um importante cabo eleitoral para o PSB.
PSC – Além de Manoel Ferreira, o PSC possui vários nomes competitivos para deputado estadual como os vereadores Renato Antunes e Wanderson Florêncio, e os ex-deputados Carla Lapa, Sergio Leite e Mary Gouveia e alguns nomes já testados nas urnas mas que não possuem mandato eletivo. A meta de André Ferreira é eleger de quatro a cinco deputados estaduais.
Degola – Informações de bastidores dão como certa a cassação do prefeito de Paulista Júnior Matuto (PSB). A dúvida agora só é quanto ao tempo que durará para se materializar seu afastamento. Matuto vem realizando uma fraca gestão em Paulista neste segundo mandato.
Inocente quer saber – Agora que assumiu a secretaria de Habitação, Kaio Maniçoba conseguirá triplicar a votação?
PSB de Pernambuco - Neste bate-papo com o blog, o advogado Antônio Campos, recentemente filiado ao Podemos, por onde disputará um mandato de deputado federal, admitiu que o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), pode ser o candidato a governador das forças governistas no lugar de Paulo Câmara, que abriria mão do projeto da reeleição. “Não se admirem algumas forças do PSB tentarem colocar Paulo Câmara na vice de Alckmin, abrindo espaço para Geraldo Júlio ser candidato a governador. Geraldo é quem dá as cartas no PSB estadual. No cenário que vislumbro, é provável que PSB e PSDB estejam no mesmo palanque nacional em 2018, com reflexos naturais no Estado”, avalia. Eis a íntegra da conversa abaixo.
SEM RISCOS– O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não ver riscos para o trabalho de equilíbrio das contas públicas o fato de a base aliada do governo sinalizar interesse em votar as reformas política e tributária antes da Previdência. Para o ministro, o importante é que não se perca o foco da reforma da Previdência. “A Previdência é fundamental para a economia, para a retomada da confiança e para que o País volte a crescer. Então, independentemente de outras reformas, as coisas podem caminhar paralelamente como é o caso de qualquer Congresso”, disse o ministro.
Tiririca joga a toalha–
No sétimo ano consecutivo de mandato, o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), está desiludido com a política e propenso a encerrar a carreira parlamentar em 2018. Em entrevista ao Estadão, dois dias após votar pela autorização para que o Supremo Tribunal Federal desse encaminhamento à denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva, ele criticou o Congresso e disse não ter o "jogo de cintura" exigido para ser político. "Não vai mudar. O sistema é esse. É toma lá, dá cá", afirmou. Após se eleger duas vezes deputado com mais de um milhão de votos em cada uma das eleições, Tiririca acha que não tem como continuar na política. "Do fundo do meu coração, estou em dúvida, e mais para não disputar", confessou.
Reação da economia- O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, ontem, que a arrecadação federal tende a reagir no segundo semestre deste ano. Para Meirelles, a tendência agora é a inflação voltar para a meta e, além disso, a própria retomada da economia deverá gerar uma recuperação das receitas. "Estamos primeiro aguardando a expectativa de que haja a recuperação da receita no segundo semestre, aí não haveria sinal de mudança", disse, após ser questionado se o Governo pretende mudar a meta fiscal deste ano.
Alerta oportuno– A deputada Laura Gomes (PSB) participou, ontem, de uma audiência pública sobre a adutora do sistema Serro Azul e saiu de lá convencida de que Caruaru tem que continuar raciocinando água. “Todos sabemos que a água deve ser tratada com respeito e equilíbrio porque diz respeito à sobrevivência, à saúde e à qualidade de vida. Por isso, e pela situação apontada pelos técnicos da Compesa para a duração das obras de Serro Azul, devemos ter o bom senso de continuar economizando, embora tenhamos a confiança de que o Governo Paulo Câmara cumprirá o cronograma e Caruaru terá o seu problema de abastecimento equacionado”, afirmou.
O atraso do FEM–
O Governo Paulo Câmara lançou apenas uma edição do FEM, a de 2015, que até julho deste ano teve apenas 5,2% dos recursos previstos repassados para as prefeituras, segundo o líder da oposição na Assembleia, Silvio Costa Filho (PRB). “As edições de 2016 e 2017 sequer foram lançadas, o que mostra o completo abandono do programa pelo atual comando do Estado”, afirmou. O programa, de acordo com levantamento feito pelo parlamentar, teve apenas uma edição concluída, a de 2013, lançada pelo ex-governador Eduardo Campos.
PETROLINA– As cirurgias ginecológicas eletivas realizadas pelo Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina receberam um reforço por meio de uma pactuação com o Governo do Estado, alcançada através de emenda parlamentar, do então deputado à época Miguel Coelho, hoje prefeito. A iniciativa tem como objetivo diminuir a demanda reprimida pelo tipo de serviço e deve durar por tempo indeterminado, ou até durarem os recursos. Novas cirurgias acontecerão toda terça e sexta, com quatro pacientes sendo atendidos por dia.
VISITA– O ministro das Cidades, Bruno Araújo, visitou, ontem, os municípios de Caruaru e Belo Jardim, percorrendo as áreas destinadas a novos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Em Caruaru, vistoriou o empreendimento Residencial Jardins, com 496 unidades habitacionais, investimento de R$ 39.680.000. Depois, esteve no Residencial Vila Bela I, Iocalizado na Rodovia BR 232, em Belo Jardim, investimento de R$ 21 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail