È relativamente comum a confusão entre as palavras “perda” e “perca”. Confusão que se dá inclusive nos meios jornalísticos e por quem tem formação superior.
Qual das duas formas está correta? Resposta: ambas. O uso adequado vai depender do termo que as precede. Se for um artigo, usa-se PERDA. Se for um pronome, usa-se PERCA. No primeiro caso, a palavra é um substantivo; no segundo, um verbo.
Vale lembrar que, no processo de comunicação, o que importa é entender o que está sendo falado ou o que está escrito. Então, a noção de “erro” é relativa. Uma pessoa rude, do meio rural, que pouco freqüentou a escola, não cometeria um erro se escrevesse “caza”. Tolerância que não seria dispensada a quem passou pelos bancos da escola e teve contato sistemático com a forma “casa”. Aí sim, seria “erro”. Portanto, há uma pressão maior para o uso correto dos vocábulos da língua portuguesa. Os exemplos a seguir mostram o uso adequado das palavras acima mencionadas
*O desmatamento das florestas é uma PERDA muito grande para o meio-ambiente.
*A mãe do aluno tem cuidado para que ele não PERCA o horário da aula.
*A PERDA de pontos do time foi por causa do comportamento da torcida.
*O mau comportamento da torcida faz com que seu time PERCA mandos de campo.
*A partida de Rita Lee foi uma PERDA muito grande para o meio artístico.
Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail