O projeto inicial da duplicação foi ampliado com a inclusão de dois novos trechos e agora serão duplicados 86 quilômetros da rodovia, em vez dos 52 iniciais
Foto: Reprodução/TV Globo
A ordem de serviço para a duplicação da BR-104, entre Caruaru e o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado foi assinada há dois anos. A previsão é de que a obra seja concluída no fim de 2011, mas ainda há muito o que fazer.
Os primeiros dos quase 52 km de obra são no perímetro urbano de Caruaru, onde estão sendo construídos cinco viadutos. Dois deles, o Luiz Monteiro, no bairro São Francisco, e o Inspetor Vitorino, no bairro de Maurício de Nassau, estão na fase final. Eles deveriam ter sido inaugurados no final de 2010. O novo prazo dado vence em maio.
Com o trânsito complicado, os motoristas estão na expectativa. “A poeira atrapalha muito para quem tem comércio aqui”, afirma o vendedor Josemar Santos.
O trecho de quase 11 quilômetros, situado nas imediações do povoado do Juriti, foi liberado em novembro do ano passado, melhorando o fluxo de veículos. O posto da Polícia Rodoviária Federal ainda está no mesmo ponto, mas deve ser reconstruído em novo local, provavelmente próximo ao trevo de Lampião no acesso ao município de Brejo da Madre de Deus.
Essa parte da rodovia está bem adiantada e deve ser liberada antes da Semana Santa por causa do espetáculo da Paixão de Cristo. “O movimento é muito grande. Por causa da Semana Santa, é muito carro passando”, conta o agricultor Carlos Ferreira.
Um quilômetro à frente, em direção a Toritama, a pista parou de ser duplicada e o aviso orienta os motoristas sobre os desvios. Mais adiante, as máquinas trabalham quebrando pedras e abrindo caminho. “É praticamente 24 horas, dia e noite, não pode parar não”, revela o operador de máquinas Ozeias Brito.
Já em Toritama, há alguns serviços de terraplanagem sendo realizados de forma lenta. Seis trechos sofreram um grande atraso devido a uma determinação judicial de dezembro de 2009 que paralisou as obras por causa das irregularidades no processo de licenciamento ambiental.
Com os dois novos trechos, a duplicação vai passar de 52 para 86 quilômetros. Ainda não há previsão para o início dessas últimas obras.
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