As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

domingo, 3 de abril de 2011

Coluna de hoje do blog

P-O-L-I-T-I-C-A-G-E-M


Ampla é a significação do termo política, que é derivada do grego antigo politeía, que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Neste norte tem-se a idéia ampliada, pois tudo relativo ao Estado e sua composição (associe-se, portanto, à adminitração pública de uma forma geral) é alcançado através da política.

Percebe-se que a expressão politica pode congracionar várias acepções, notadamente as que se referem a ela tendo como foco o Estado. Seria a politica a arte de formar alianças tendo em vista o alcance do poder público, ou o arte de governar em prol do coletivo, dentre tantas outras.

E a politicagem? O que vem a ser? No dicionário “Política reles e mesquinha de interesses pessoais”. No meu pensar a atitude mais podre do exercício da política partidária. A falta completa de inteligência do “agente político”, pois coloca em segundo plano os interesses sociais.

Postura acéfala. A mediocridade no exercício da representação do povo. Atitude pequena, baixa, fronte a sociedade, já que desnorteia a política do social, em detrimento de uma política individual.

A postura vil, reles, nojenta, asquerosa. A mais burra postura de um político. É o deixar o povo de lado. É pensar só em si, só em seu lado. É querer ser maior sem conseguir ser, porque não tem a capacidade de assim chegar a ser.

O pior de tudo é a politicagem pela politicagem. Essa é escabrosa, baixa, abominável. O fim de tudo é quando o politiqueiro contagia seu povo com a politicagem, quando a população se envolve, se contamina, se corrompe pela politicagem. É um sinal claro de retrocesso, porque o povo passa a ter o espírito do politiqueiro, assegurando a vitória de quem sobrevive da politicagem.

Acredito que o exercício da política é muito bonito, mas quando esta se torna a mais fria e imbecil politicagem deve ser escarrada pela população o quanto antes, haja vista poder ser o inicio do declínio político de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail