As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

segunda-feira, 20 de maio de 2013

PSD é destaque na coluna Folha Política



Folha de Pernambuco


Renata BezerraFolha PolíticaPor Renata Bezerra de Melo


Autonomia dos Estados
Há uma resolução, tomada pela executiva nacional do PSD, que assegura aos diretórios estaduais autonomia para construir suas alianças. O partido possui 27 diretórios. Em Pernambuco, André de Paula, por exemplo, é mandatário de um diretório e não de uma comissão provisória, a qual se caracteriza pela submissão a decisões superiores e possibilidade de ser destituída a qualquer momento. 

André, assim, não está obrigado a acompanhar, embora não possa achar ruim, os rumos nacionais da legenda. Deve ser cobrado, em tese, pela capacidade de contribuir para elevar a força congressual da sigla. Os planos do PSD são de ampliar de dois para, pelo menos, oito o número de senadores. A prioridade é a consolidação no Congresso. 

Em São Paulo, por exemplo, o PSD tem um projeto majoritário, o que deixa os pessedistas em rota de aproximação muito maior com o PT do que com o PSDB do governador Geraldo Alckmin, embora o vice do tucano, Guilherme Afif, integre as hostes pessedistas. Apesar do projeto majoritário paulista do PSD, uma eventual cassação do mandato de vice de Afif, por iniciativa dos deputados estaduais paulistas, não deverá soar como surpresa para o PSD. O vice de Geraldo Alckmin também era secretário de Desenvolvimento, mas, ao decidir marchar com Gilberto Kassab, acabou exonerado.

Fila anda - A propósito, embora muito tenha se falado na condução de Afif ao Ministério da Micro e Pequena Empresa, a pasta não foi criada exatamente para acomodar o PSD. Lá atrás, quando Dilma anunciou a criação, falou-se, inclusive, em acomodar o senador Antônio Carlos Valadares do PSB, de Eduardo Campos, porque seu suplente é um petista.

Camaradagem...
O ministro Fernando Bezerra Coelho foi presidente do Santa Cruz com o apoio e entusiamo de André de Paula. O dirigente estadual do PSD, inclusive, foi pedir ao governador a liberação do socialista para comandar o clube pernambucano em uma ocasião nada convencional: o enterro de Pelópidas Silveira.

...de André de Paula e FBC
Ao avistar Eduardo Campos, André relatou: “Hoje de manhã, falei com Fernando e ele disse que só faltava o senhor liberá-lo”. O governador, após gargalhar e observar que André era mesmo um “tarado” pelo time, devolveu: “Se depender de mim, ele está liberado!”. Hoje, sobram especulações de que FBC poderia assumir o PSD estadual. Até então, ele e André nunca trataram do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail