A Secretária Executiva de Agricultura, juntamente com o Conselho Rural Sustentável de Santa Cruz do Capibaribe, realizou neste domingo (15), o 1º Seminário de Convivência com o Semiárido. O encontro aconteceu na Escola Municipal Ciríaco Ramos de Lima, na localidade de Cacimba de Baixo e contou com mais de 100 agricultores.
Representantes de todas as associações de Produtores Rurais de Santa Cruz, Assentamentos, Universidade Rural de Pernambuco, Associação Águas do Nordeste (ANE) e Conselho Municipal Rural Sustentável do Brejo da Madre de Deus debateram sobre como conviver com o semiárido pernambucano.
“Todas as associações de agricultores do município participaram do Seminário, e além de debatermos as problemáticas vividas pelos camponeses desta região, nós trouxemos tecnologia associável à convivência com semiárido, a exemplo, uma forrageira que é capaz de triturar o lastrado e o mandacaru que são cactos, plantas espinhosas e que também podem servir de alimento para os animais”, ponderou Lenildo Araújo, Secretário Executivo de Agricultura.
Após o seminário, foi realizado um plano de ação e elaborado um documento de orientação para política pública a nível, Estadual e Federal, visto que Santa Cruz é considerada uma cidade que não tem agricultura, devido ao polo confecção, com o Seminário de Convivência com o Semiárido tanto o estado e a federação terão informações da força da agricultura local para aplicar medidas visando o desenvolvimento rural sustentável do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail